segunda-feira, outubro 07, 2024

QUANDO UM NÃO QUER, DOIS NÃO BRIGAM

 

QUANDO UM NÃO QUER, DOIS NÃO BRIGAM





As brigas são um dos principais motivos da deterioração dos relacionamentos e das separações de casais. Há uma maneira quase mágica de diminuir as brigas: ambos decidem não brigar, conhecem os caminhos que levam a elas e sabem como desativá-los. Mesmo quando apenas um decide parar de brigar e sabe como identificar e desativar esses caminhos, isso já produz um grande efeito benéfico no relacionamento.

Se uma pessoa estiver determinada a não brigar, não agredir a outra, não se defender, concentrar o relacionamento em coisas positivas e adotar maneiras objetivas de lidar com os problemas, ela pode criar relacionamentos muito positivos e transformar relacionamentos ruins em bons. Uma pessoa tem um grande poder em mudar o clima de um relacionamento, seja de casal, no trabalho ou entre amigos. Basta que essa pessoa se abstenha de criticismo (evitando, na hora da discussão, acusar o outro de mil coisas) e decida não ficar na defensiva (não se defender de tudo que a outra pessoa fala).

Basta que ela se concentre no problema e não aceite que a discussão divirja para outros temas negativos. Ela precisa ter a determinação de resolver o problema e de abster-se de ferir o interlocutor. Ferir quem nos fere gera um ciclo de agressão, defesas e novas agressões.

Para evitar assuntos inconvenientes, ela pode usar a "técnica do nevoeiro", dizendo coisas como "Eu entendo o que você está dizendo, faz sentido. No entanto, essa é uma questão que podemos tratar, sim, mas não agora, para não perder o foco desta conversa." Também é muito útil para desativar brigas usar a técnica do disco quebrado: quando não concordar com algo, dizer "Entendo o que você está falando, mas eu penso diferente, não concordo. Podemos tratar disso outra hora?" e repetir essa frase e suas variantes tantas vezes quanto necessário.

Para evitar brigas, a pessoa deve, principalmente, abster-se de entrar numa dinâmica de ferir quem a fere e de incomodar quem a deixa incomodada. Essa dinâmica cria novos focos de incêndio além das divergências inevitáveis e saudáveis nos relacionamentos.

Um psicólogo especializado pode ajudar você a diminuir suas brigas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário