sexta-feira, agosto 01, 2025

Comunicação no mundo corporativo

 

1. Introdução

A comunicação é o principal tipo de relação entre humanos. No ambiente corporativo, ela é essencial para construir relações, coordenar atividades, evitar conflitos e promover um clima organizacional produtivo. Melhorar a comunicação é investir na produtividade, satisfação profissional e eficiência da empresa.


2. Benefícios da Boa Comunicação na Empresa

  • Aumenta a satisfação no trabalho: Melhora a qualidade dos relacionamentos impacta mais na satisfação que o salário.
  • Eleva a produtividade: Diminui conflitos e favorece o foco nas tarefas.
  • Melhora relações com parceiros externos: Como fornecedores e clientes.
  • Fortalece relações verticais e horizontais: Entre chefias e subordinados e entre colegas da mesma posição.
  • Otimiza clima organizacional: Reduz desperdício emocional, desvio motivacional e retrabalho.
  • Aperfeiçoa processos de produção e venda: Com melhor interação interna e externa.

Analogia: Assim como na ginástica olímpica, onde movimentos comuns são refinados por treino, a comunicação profissional exige aprendizado e exercício contínuo.


3. Benefícios Específicos do Bom Diálogo

  • Lubrifica relações interpessoais
  • Facilita conexão e gera confiança
  • Fortalece relacionamentos horizontais e verticais
  • Melhora o ambiente de trabalho
  • Aumenta a eficácia comunicacional
  • Valoriza o interlocutor
  • Ajuda a evitar e resolver conflitos
  • Contribui para o sucesso profissional
  • Cria e sustenta networking
  • Fornece base para negociações

4. Fundamentos das Boas Conversas

4.1 Pressupostos Básicos

  • Igualdade de direitos e deveres na regulação da conversa
  • Responsabilidade compartilhada pelo sucesso da interação
  • Alternância de papéis de fala e escuta
  • Atitudes positivas em relação ao outro e à sua comunicação

 

Regra do 5:1

Para cada unidade de interação negativa, ofereça cerca de cinco unidades positivas. Princípio baseado nos estudos de John Gottman.

4.2 Consideração pelo Interlocutor

  • Acolhimento e validação
  • Empatia e escuta ativa
  • Polidez e atenção à sua comunicação verbal e não verbal

5. Interlocutores e Relações

5.1 Qualificadores Pessoais

Tão importante quanto as habilidades comunicativas são as qualificações dos interlocutores. Eles podem ser qualificados, neutros ou desqualificados para a conversa pretendida

  • Exemplos de qualificações dos interlocutores: cultura, status, gênero, faixa etária e experiências influenciam a comunicação.

5.2 Tipos de Relacionamentos

O conteúdo e forma da conversar dependem, pelo menos em parte, do tipo de relação que existe entre os interlocutores. Por exemplo:

  • Colegas de mesmo nível
  • Chefias e subordinados
  • Clientes e fornecedores

5.3 Finalidades das Conversas

As características das conversas variam parcialmente com o seus objetivos:

  • Networking
  • Negociação
  • Oferta ou solicitação de serviços

6. Elementos da Comunicação

6.1 Verbais

Por exemplo:

  • Argumentos, evidências, elogios, aprovações, compartilhamentos

6.2 Não Verbais

Por exemplo:

  • Expressões faciais
  • Entonação
  • Gesticulação
  • Postura corporal
  • Distância e contato visual

7. Atitudes Facilitadoras da Comunicação

  • Assumir corresponsabilidade pela qualidade da conversa
  • Receber positivamente o outro
  • Importar-se com suas ideias e pontos de vista
  • Ser adequadamente transparente
  • Ser polido
  • Ajudar o interlocutor realizar-se na conversa

8. Ferramentas Conversacionais

  • Repetir o fragmento mais importante da informação principal da fala para estimular o falante a expandir o que disse.
  • Usar reguladores (visuais, sonoros e táteis) do fluxo da fala que indicam, por exemplo, “fale mais”, “fale menos”, “quero falar”.
  • Apresentar feedback pessoal para a comunicação do interlocutor. Por exemplo, dizer: “Gostei do que você falou”, “Poderíamos pensar isso que você disse de forma diferente?”
  • Parafrasear: repetir o que o outro disse usando outras palavras. Mostra entendimento e estimula a expansão do que foi dito.
  • Resumir. Mostra que entendeu o que foi dito e estimula o falante a corrigir e expandir o que disse.
  • Concordar generalizado. Concordar taticamente com a maior parte do que é dito. Passa a ideia de apoio e validação
  • Coconstrução do conhecimento. Ajudar o interlocutor a descrever ou explicar algo. Passa a mensagem de cooperação, compreensão e apoio.
  • Exemplificar o que o outro disse. Mostra compreensão e apoio.
  • Justificar o que o outro disse. Mostra concordância e apoio
  • Fazer perguntas abertas. Estimula o interlocutor a falar livremente.
  • Lançar links, desenvolver links acionados, acolher desenvolvimentos de links. Estimula a produção e desenvolvimento da comunicação.
  • Motivar o envolvimento do outro

9. Estrutura das Conversas

9.1 Iniciativas

  • Por exemplo, procurar a outra pessoa, abrir diálogo, puxar assunto, convidar para conversar

9.2 Cumprimentos e Despedidas

  • Bons cumprimentos estabelecem um clima favorável. Boas despedidas resumem positivamente o encontro e cria bom clima para o próximo

9.3 Conversa-Contato

  • Conversa leve para iniciar, produzir esquentamento, localizar ou induzir temas mais profundos

9.4 Temas e Assuntos

  • Leves, agendados, ativados, instrumentais, atualidades

10. Desenvolvendo Conversas Interessantes

  • Propor temas relevantes e interessantes
  • Mostrar interesse real pelo outro
  • Ajudar o outro a desenvolver ideias
  • Apresentar feedback pessoal para a comunicação do outro
  • Evitar interrupções desnecessárias

11. Encerramento

A boa comunicação é uma habilidade que pode ser aprendida e refinada. Seus efeitos são evidentes no sucesso das equipes, no clima organizacional e na realização profissional. Este texto oferece uma base sólida para desenvolver essas competências e aplicá-las de forma estratégica no mundo corporativo.

(Artigo editado com o auxílio do ChatGPT)

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