sexta-feira, junho 14, 2024

APRENDER TÉCNICAS PARA CONVERSAR AJUDA A COMBATER A TIMIDEZ

 

(Imagem gerada pela IA)

APRENDER TÉCNICAS PARA CONVERSAR AJUDA A COMBATER A TIMIDEZ

Quando a intensidade da timidez é proporcional aos riscos, ela é natural e benéfica.

Geralmente, o tímido conversa muito bem quando está seguro. No entanto, seu desempenho fica prejudicado em situações intimidantes. A timidez costuma surgir na presença de pessoas muito atraentes com as quais o tímido gostaria de iniciar um relacionamento amoroso, falar em público ou conversar com autoridades.

O tímido se preocupa antes, durante e depois das situações intimidantes. Por exemplo, enquanto está conversando, ele fica pensando se o interlocutor está gostando, se seu desempenho está bom, o que significa aquela cara estranha que o interlocutor fez quando ele disse algo, o que vai dizer em seguida para parecer inteligente e agradável etc. Essa constante preocupação sobrecarrega o tímido e o impede de ter muita sensibilidade para o interlocutor e para seus próprios sentimentos, resultando em uma conversa mais pobre.

O treinamento em técnicas de conversa pode ajudá-lo significativamente. O simples fato de saber que pode conversar bem o já tranquiliza e permite que ele se concentre no que quer dizer e nas reações do ouvinte. Ele pode começar a conversa usando técnicas específicas e, à medida que a conversa flui, esquecer delas e seguir em frente.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO TREINAMENTO EM TÉCNICAS PARA CONVERSAR

Algumas das principais habilidades treinadas em um curso eficiente para conversar são as seguintes:

           Ajuda os interlocutores a mostrar comportamentos não verbais e verbais que indicam que eles estão realmente participando da conversa

           Ajuda o falante a usar os feedbacks do ouvinte para administrar o que e o quanto ele fala

           Fornece recursos mais eficazes para tornar a conversa envolvente e eficientes

           Ajuda o falante a ter coisas relevantes para dizer

           Ajuda o falante a monitorar seus comportamentos pelas reações do ouvinte

           Ajuda o ouvinte a motivar o falante, fazê-lo sentir-se importante e validade e explorar melhor o que está dizendo

Recomendo consultar meu livro “Como Conversar” e fazer um treinamento para aprimorar suas habilidades para conversar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário