domingo, novembro 08, 2015

Espaço pessoal: distâncias ao redor do corpo durante interações sociais

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:

"Espaço pessoal: distâncias ao redor do corpo durante interações sociais"

 Eduard E. Hall, autor do livro “Dimensão Oculta”, identificou quatro faixas de distâncias entre as pessoas que estão associadas a efeitos psicológicos diferenciados. Tais distâncias são assumidas em certos tipos de relacionamentos e atividades e assumi-las aumenta as probabilidades que tais tipos de relacionamentos e atividades aconteçam.
Estes quatro tipos de distâncias interpessoais formam quatro espécies de territórios portáteis. Quanto maior a distância entre duas pessoas, menores são os efeitos de suas presenças: menor o envolvimento emocional entre elas e mais os seus relacionamentos ficam parecidos com aqueles dispensados a um objeto. Por exemplo, já ouvi dizer que em um fuzilamento é menos penoso atirar naquele que vai ser fuzilado quando este se encontra bem longe do que quando ele está mais próximo dos fuziladores. Outro exemplo, uma declaração de amor apresentada a longa distância parece bem mais fria do que a curta distância. A afirmação: “Você está tão distante de mim” tanto pode se aplicar à distância física como a psicológica entre duas pessoas.

Formatos das distâncias interpessoais
A distância pessoal é uma espécie de bolha de formato irregular ao redor de nosso corpo. Esta bolha ocupa um espaço maior na frente do corpo do que nas suas laterais e nas costas. Também é maior na região próxima ao rosto do que na região próxima de nossos pés: quando estamos frente a frente com uma pessoa, nossos pés podem ficar mais próximos dos seus pés, do que os nossos olhos dos seus olhos. Geralmente nos incomoda mais quando um desconhecido fica a uma pequena distância a nossa frente, do que quando ele está ao nosso lado. Nos cinemas, por exemplo, não nos incomodamos muito em sentar ao lado de um desconhecido, principalmente quando o cinema está cheio. No entanto, esta mesma distância seria muito mais incômoda se estivéssemos frente a frente com este mesmo desconhecido.
Em seguida, apresentaremos medidas das distâncias entre duas pessoas que estão frente a frente

Medidas das distâncias interpessoais
Hall mediu estas quatro distâncias em duplas de americanos brancos, de classe média, que estavam em pé e frente a frente entre si (orientações frontais). Cada uma destas distâncias foi subdividida por este autor em “longe” e “perto”. Estas variações dentro de cada um dos quatro tipos de distância podem ter profundos impactos no relacionamento. Por exemplo, um negócio conduzido a uma distância social próxima pode ter um caráter mais pessoal do que quando é conduzido à distância social longe. As distâncias médias observadas nestas circunstâncias foram as seguintes:

Distância íntima
Variava entre 0 e 50cm (fase próxima: 0 a 15 cm; fase afastada: 15 a 50cm).
Esta distância é utilizada durante os relacionamentos íntimos, sejam eles positivos (por exemplo, namorar ou confortar uma pessoa) ou negativos (por exemplo, briga física).

Distância pessoal
Variava entre 50 e 120cm (fase próxima: 50 a 80cm; fase afastada 80 a 120cm).
Na fase próxima desta distância uma pessoa pode segurar e agarrar a outra. A fase afastada vai de um ponto imediatamente além do qual uma pessoa pode tocar a outra com facilidade até um ponto onde as duas poderão tocar as extremidades dos dedos da outra, se ambas estenderem os seus braços.
Esta distância pode ser vista como uma espécie de bolha protetora, de formato irregular, que separa sistematicamente os animais não contato. Esta distância é usada para conversar informalmente.

Distância social consultiva
Variava entre 120 e 350 cm (fase próxima: 120 a 210 cm; fase afastada: 210 a 350 cm).
Esta distância é utilizada por pessoas que se conhecem e que estão trabalhando juntas ou por pessoas que estão tratando de negócios.

Distância pública
Variava entre (fase próxima: 350 e 750 cm;  fase afastada: 750 cm ou mais)
Esta é a distância que é mantida em torno de pessoas públicas importantes. Também é usada por palestrantes.

Podemos assumir vários tipos de distância dependendo da atividade
Tanto a natureza da tarefa que está sendo executada influencia a distância pessoal como, vice-versa, a distância pessoal influencia o desempenho da tarefa. É interessante notar que o tipo de atividade que vai ser desenvolvida em um dado momento faz com que as pessoas assumam automaticamente aquela distância mais apropriada para dentre estes quatro tipos de distância. Por exemplo, os membros de um casal amoroso aumentam a distância entre si quando tratam de negócios e a diminuem a distância quando conversam romanticamente. O inverso também é verdadeiro: quanto uma pessoa se coloca a certa distância em relação ao seu interlocutor, esta distância vai ajudar a determinar o tipo de interação que vai ser desenvolvida entre eles. Por exemplo, se uma mulher bonita ficar muito próxima de um homem isto aumenta as chances de que eles comecem a pensar em relacionamento amoroso e que este tema seja abordado nas suas conversas e ações.
Muitas vezes a distância interpessoal tem mais efeito que o conteúdo daquilo que está sendo dito. Por exemplo, quando um homem e uma mulher sentem atração mútua e estão conversando sobre um tema neutro como, por exemplo, sobre a chuva que está caindo, a distância entre seus corpos pode fazer com que a conversa que estão desenvolvendo adquira uma conotação romântica ou sexual (nesta distância uma pessoa sente o calor do corpo do outra, sente seu cheiro e suas vozes se tornam mais sussurradas).

A distância que uma pessoa fica da outra afeta o tipo de relacionamento que vai acontecer entre elas e vice-versa.

Influência recíproca entre a distância e tipo de intimidade

Vamos ver alguns exemplos que ilustram bem esta mão dupla de influências ente à distância e o tipo de atividade que está sendo desenvolvida.

CONTINUE A LER NO MEU BLOG:
ailtonamelio.blog.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário