sábado, agosto 10, 2024

FALTA DE ATENÇÃO NA CONVERSA

 

(Imagem criada pela IA - Copilot)


Falta de atenção na conversa

“Se tiver que pedir, já não quero mais”. (Frida Khalo)

 

A conversa ideal é aquela na qual o ouvinte tem interesse intrínseco no que o falante está comunicando, no próprio falante e na conversa com ele. O ouvinte também não deve estar com outros interesses simultâneos, cujas forças atrapalhem o fornecimento de atenção no falante

Na prática, o interesse intrínseco na comunicação do interlocutor é mesclado com motivações extrínsecas e controle aversivo.  Neste caso, é importante que as consequências intrínsecas positivas superem as consequências extrínsecas. De fato, na conversa o que mais acontece é a “troca de favores”: um interlocutor ouve o outro e reage favoravelmente ao que ele está dizendo mesmo sem estar muito interessado, prestando-lhe um favor. Depois, esses papéis se invertem e, assim, o primeiro favor é pago

Geralmente quem reivindica mais atenção é o falante. Raramente o ouvinte reclama que o falante não estava prestando atenção nele e não foi sensível para seus reguladores e feedbacks

Possíveis motivos de você não estar conseguindo a atenção do interlocutor

·         Você não tem capital inicial para atrair sua atenção: não damos atenção para qualquer um

·         Os seus assuntos não são interessantes

·         Você não está se portando de forma interessante

·         Você não está reivindicando sua atenção com segurança

·         O parceiro muito ocupado com outras coisas

·         O parceiro é mau para dar atenção

·         Ausência de interesse intrínseco suficiente no que você está dizendo

·         Ausência de polidez

·         Ausência de troca de favores

 

O que fazer para obter mais atenção

·         Exigir atenção: geralmente é humilhante e inadequado obter atenção dessa forma

É inconveniente ter atenção por controle aversivo. Se for comercial, menos mau.

·         Tornar-se mais interessante

·         Respeitar quando o interlocutor tiver um assunto prioritário

·         Considerar se você é um falante qualificado para reivindicar sua atenção