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"Quais mensagens você envia através da produção da sua aparência?"
A palavra “produção” é usada aqui para nomear o conjunto de cuidados que alteram rapidamente a aparência: vestuário, adornos, tratamento da pilosidade, acessórios, maquilagem, tatuagem, etc.
Funções da Produção
Desmond Morris afirma no seu livro “Você” (veja a citação na Nota 1, no final desse artigo) que as principais funções da produção são as seguintes:
Comodidade
Esta função é fácil de ser constatada: basta observar como o vestuário da maioria das pessoas é diferente em um dia frio em relação a um dia quente.
Pudor
Ocultar partes do corpo que a cultura considera despudorado exibir em público. Esta função também é bastante óbvia. Na nossa cultura, as regras do recato são onipresentes: os seios e os genitais devem ser cobertos. A produção sensual consiste, em grande parte, em cobrir estas partes, mas, ao mesmo tempo, sugerir e estimular a imaginação sobre o que está por baixo da cobertura.
Exibição/camuflagem
O nosso corpo funciona como uma espécie de outdoor que é usado pelas pessoas para postar diferentes mensagens através da produção.
A “exibição” é a comunicação de mensagens para outras pessoas. Esta função é uma das principais responsáveis pela existência da moda e dos múltiplos tipos de mensagens que podem ser enviados através da produção (sinais de gênero, sinais expressivos (humor, emoção), sinais afiliativos, conformismo, status, poder, riqueza, traços de personalidade, conformidade com o grupo; camuflagem, para não ser notado, etc.).
As três funções acima são atendidas, em maior ou menor grau, por diferentes itens da produção. Por exemplo, a proteção contra variações na temperatura é mais bem atendida pelo vestuário. A proteção contra os excessos de luz solar pode ser obtida através do vestuário, loções protetoras contra raios solares e óculos de sol.
Um mesmo item da produção geralmente tem várias funções. Por exemplo, um mesmo vestuário funciona para fins de recato, comodidade e exibição.
Funções do vestuário
Mark Hickson e colaboradores (2004 – veja a Nota 2) apontaram as seguintes funções do vestuário: proteção, atração sexual, autoafirmação, autonegação, esconder partes do corpo, identificação com o grupo, indicador de status e papel, identificação e a auto apresentação. Dentre estas funções, segundo estes autores, as mais importantes seriam estas duas últimas. O manual sobre comunicação não verbal destes dois autores apresenta os seguintes tópicos que podem ser considerados como funções ou efeitos do vestuário: vestuário e status, vestuário e características do usuário, vestuário e seus efeitos sobre o comportamento interpessoal (moeda deixada no telefone e pessoas vestidas de diferentes formas mandam desconhecidos colocarem moedas em parquímetro ou recolherem tocos de cigarro, atravessarem uma rua), vestuário e sucesso.
Continue a ler no meu blog: ailtonamelio.blog.uol.com.br
"Quais mensagens você envia através da produção da sua aparência?"
A palavra “produção” é usada aqui para nomear o conjunto de cuidados que alteram rapidamente a aparência: vestuário, adornos, tratamento da pilosidade, acessórios, maquilagem, tatuagem, etc.
Funções da Produção
Desmond Morris afirma no seu livro “Você” (veja a citação na Nota 1, no final desse artigo) que as principais funções da produção são as seguintes:
Comodidade
Esta função é fácil de ser constatada: basta observar como o vestuário da maioria das pessoas é diferente em um dia frio em relação a um dia quente.
Pudor
Ocultar partes do corpo que a cultura considera despudorado exibir em público. Esta função também é bastante óbvia. Na nossa cultura, as regras do recato são onipresentes: os seios e os genitais devem ser cobertos. A produção sensual consiste, em grande parte, em cobrir estas partes, mas, ao mesmo tempo, sugerir e estimular a imaginação sobre o que está por baixo da cobertura.
Exibição/camuflagem
O nosso corpo funciona como uma espécie de outdoor que é usado pelas pessoas para postar diferentes mensagens através da produção.
A “exibição” é a comunicação de mensagens para outras pessoas. Esta função é uma das principais responsáveis pela existência da moda e dos múltiplos tipos de mensagens que podem ser enviados através da produção (sinais de gênero, sinais expressivos (humor, emoção), sinais afiliativos, conformismo, status, poder, riqueza, traços de personalidade, conformidade com o grupo; camuflagem, para não ser notado, etc.).
As três funções acima são atendidas, em maior ou menor grau, por diferentes itens da produção. Por exemplo, a proteção contra variações na temperatura é mais bem atendida pelo vestuário. A proteção contra os excessos de luz solar pode ser obtida através do vestuário, loções protetoras contra raios solares e óculos de sol.
Um mesmo item da produção geralmente tem várias funções. Por exemplo, um mesmo vestuário funciona para fins de recato, comodidade e exibição.
Funções do vestuário
Mark Hickson e colaboradores (2004 – veja a Nota 2) apontaram as seguintes funções do vestuário: proteção, atração sexual, autoafirmação, autonegação, esconder partes do corpo, identificação com o grupo, indicador de status e papel, identificação e a auto apresentação. Dentre estas funções, segundo estes autores, as mais importantes seriam estas duas últimas. O manual sobre comunicação não verbal destes dois autores apresenta os seguintes tópicos que podem ser considerados como funções ou efeitos do vestuário: vestuário e status, vestuário e características do usuário, vestuário e seus efeitos sobre o comportamento interpessoal (moeda deixada no telefone e pessoas vestidas de diferentes formas mandam desconhecidos colocarem moedas em parquímetro ou recolherem tocos de cigarro, atravessarem uma rua), vestuário e sucesso.
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