sábado, abril 15, 2017

Onze maneiras de aumentar o desejo e a excitação sexual

Um episódio sexual bem sucedido pode ser dividido em quatro fases: (1) desejo (fantasias acerca da atividade sexual e desejo de ter atividade sexual), (2) excitação (sentimento de prazer e alterações fisiológicas concomitantes. Inclui, por exemplo, a ereção peniana do homem e a lubrificação e a expansão vaginal da mulher), (3) orgasmo (clímax sexual, com liberação da tensão sexual e contração rítmica dos músculos do períneo e órgãos reprodutores) e (4) resolução (sensação de relaxamento muscular e bem-estar geral) (Manual de Diagnóstico Estatístico de Transtornos Sexuais – 4a. Edição, pp. 467 - 468). Neste artigo vamos abordar as duas primeiras destas fases – o desejo e a excitação sexual.

O desejo sexual

Stephen B. Levine, professor da Case Western Reserve University School of Medicine, apresentou uma teoria que considero muito útil para entender o desejo sexual. Segundo este autor, o desejo (desire) tem três componentes: o impulso (drive), a motivação (motivation) e o querer (wish). Vamos apresentar aqui um resumo desta teoria.

O impulso sexual

O impulso é o componente biológico do desejo. A sua intensidade aumenta à medida que vai passando o tempo desde o último orgasmo. Funciona de forma semelhante à fome: no momento em que há ingestão suficiente de comida, ela é saciada. Algo semelhante ocorre com o impulso sexual: quando acontece uma boa relação sexual ele fica temporariamente saciado. À medida que vai passando o tempo após esta relação, ele sua intensidade vai aumentando novamente de intensidade.

A motivação sexual

A motivação pode ser comparada ao apetite pela comida. Quando a comida é boa, atraente e gostosa, aumenta a nossa vontade de comer e tendemos a comer mais do que comeríamos caso a comida fosse menos atraente. No caso do apetite sexual, contribui muito para o desejo o fato de o parceiro ser alguém que amamos, ser bonito e se comportar de uma forma sensual. Diversos outros fatores também ajudam a aumentar o desejo. Por exemplo, estar livre de preocupações e se encontrar com o parceiro em um ambiente apropriado e seguro pode contribuir para que o desejo se manifeste mais livre e intensamente.

O querer

O querer são as razões racionais para transar. A analogia com a ingestão de alimentos continua útil aqui: podemos comer algo porque sabemos que faz bem, mesmo quando não estamos com fome e não gostemos daquele alimento. No caso do sexo, podemos transar porque queremos contentar a parceira, porque achamos que é nosso dever conjugal, para que a parceira “não procure em outro lugar o que está faltando em casa”.

A inibição Sexual

O sexo é carregado de significados em quase todas as sociedades. A sua prática é regulada por normas determinadas principalmente pela religião e pela moral. Existe um conjunto de normas sobre as práticas sexuais que são reguladas pela legislação. Por exemplo, existem leis que determinam quais são as práticas ou tipos de parceiros que são “legais” ou “ilegais” (por exemplo, traição, sedução de menores, assédio, etc.) e passíveis de sanções penais. As pessoas também são educadas para sentir culpa e medo quando o sexo não é praticado segundo as normas aceitáveis pela sociedade.

Pouco desejo sexual

A insuficiência de desejo sexual pode ser uma característica crônica do indivíduo ou se manifestar apenas circunstancialmente. Quando esta insuficiência ela é crônica, − ela está presente há muito tempo, −, a falta de desejo acontece com todos os possíveis parceiros e o seu possuidor tem, além de e a pessoa que possui essa insuficiência ter e há poucas fantasias e sonhos eróticos. Quando a falta de desejo é circunstancial, ela aparece apenas em certas situações (por exemplo, quando o parceiro agiu de uma forma desrespeitosa) e com relação a certas pessoas. Neste caso, a falta de desejo é natural e muito útil para selecionar parceiros amorosos – só devemos iniciar ou manter um relacionamento amoroso com alguém que desperte em nós alguma atração sexual ou que, pelo menos, tenha potencial para isso e que nos trate bem.
A diminuição do desejo pode ocorrer durante um relacionamento amoroso que está em curso. Quando esta diminuição é acentuada e perdura por muito tempo, existe uma grande chance do de o relacionamento se deteriorar.

Onze maneiras de aumentar o desejo e a excitação

  • Provocar
Nada melhor para despertar o desejo e a excitação do que provocar ou tentar o parceiro. Algumas maneiras de provocar o parceiro são as seguintes:
- Aumentar a atração corporal. Tornar-se sexy através do formato do corpo e pela produção (vestuário, adornos, maquilagem).
- Provocar sutilmente o parceiro através do que diz: conversar sobre sexo, falar sobre fantasias sexuais, falar sobre desejos, sobre o que gostaria de fazer na cama,
- Provocações sexuais não verbais: passar a mão no corpo, assumir posturas corporais que deixem que chamem a atenção ou deixem entrever partes mais intimas do corpo.
2- Mostrar desejo para provocar desejo no parceiro
Uma das coisas que mais provoca o desejo é a manifestação de desejo por parte do parceiro. É por isso que as prostitutas fingem que estão excitadas e com muito desejo: isto aumenta o desejo do cliente, apressa e o auxilia no seu orgasmo e contribui enormemente para a sua satisfação.
CONTINUE A LER NO MEU NOVO BLOG:
http://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/2017/04/15/onze-maneiras-de-aumentar-o-desejo-e-a-excitacao-sexual/