sábado, janeiro 03, 2015

O elixir da juventude: seja jovem em 2015

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO
"O ELIXIR DA JUVENTUDE: SEJA JOVEM EM 2015"

Nós temos uma idade cronológica, uma idade física e uma idade psicológica. Para a maioria das pessoas, essas idades são semelhantes, mas existem belas exceções. Por exemplo, certas pessoas são bem mais jovens física e psicologicamente do que seria esperado pelas suas idades cronológicas. Com outras acontece o contrário: são bens mais velhas física e psicologicamente do que seria esperado para suas idades cronológicas.
Psicologicamente falando, é possível ser velho aos 20 e novo aos 60!
Na nossa sociedade, grande quantidade de energia e dinheiro é despendida na tentativa de manter ou diminuir a idade física aparente. Muito pouco esforço é devotado para a manutenção ou recuperação da jovialidade psicológica.
Psicologicamente falando, ser velho é achar que a vida já está definida, que não é possível iniciar grandes empreendimentos ou mudar muito a estrutura e estilo já estabelecidos (casar de novo, vender tudo e começar um novo negócio, aprender a falar em público, iniciar um movimento social, começar a cantar, etc.).
Ficar psicologicamente velho é perder a coragem e a ousadia para tentar coisas novas na vida!

Se a sua vida está chata é porque você acredita demais na sua versão pobre da realidade

A perda da desenvoltura para tentar coisas novas e para ver as coisas como elas são a cada momento desvitalizam e tornam a vida desinteressante.
É porque você acredita demais na sua versão restritiva e amedrontadora da realidade que o seu mundo se torna desinteressante. Aquele que tem essa visão empobrecedora vê a si próprio, o mundo social o e mundo material à sua volta como sólidos, óbvios, indiscutíveis e impenetráveis. Essa forma de ver as coisas é apenas uma versão dentre outras possíveis. Boa parte da diferenças entre pessoas mais criativas e vibrantes e pessoas não criativas e apagadas é a forma como esses dois tipos de pessoas veem a elas próprias e o mundo que as rodeia. 
Impressionante como conseguimos deixar de ver tudo que há de tão colorido e fantástico neste mundo e passamos a vê-lo como desinteressante, cinza e opaco.
Grande parte das barreiras que nos prendem à mesmice desvitalizada faz que vejamos o mundo como chato e nos comportemos de forma envelhecida são construções psicológicas. No entanto, encaramos tais construções como se fossem físicas e sólidas, tal como um peru não pula um circulo de giz que é desenhado ao seu redor.

O peru não pula o círculo de giz desenhado ao seu redor

Ele age como se tal círculo fosse um muro intransponível ou uma cobra temível.
Muita gente também se porta assim: encontra-se enclausurada dentro de círculos de giz, por achar que eles são muralhas intransponíveis ou inimigos perigosos.
Em torno de cada pessoa existem vários “círculos de giz". Estes círculos de giz são traçados por diversos vários fatores como crenças infundadas, preconceitos, temores de eventos irreais.

CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br