domingo, agosto 17, 2014

Desligue o celular e a televisão e comece a conversar de verdade

Leia e comente o meu novo artigo:
DESLIGUE O CELULAR E A TELEVISÃO E COMECE A CONVERSAR DE VERDADE
Neste artigo vamos apontar como a presença dos celulares mais sofisticados (“smarthphones”) e da televisão estão acabando com as “boas conversas” cara a cara. Também vou sugerir uma nova etiqueta para regular o uso adequado desses dois tipos de tecnologia e, por fim, vou lembrar alguns tipos de comunicação não verbal e comunicação verbal que devem estar presentes em uma boa conversa.
As conversas cara a cara estão perdendo espaço para o celular e televisão
O relacionamento social cara a cara está, cada vez mais, perdendo espaço para o relacionamento virtual. Foi-se a época que as pessoas se encontravam para conversar. Agora, boa parte dos papos rola através da internet.
A mídia está cheia de fotos que mostram pessoas, em todos os tipos de locais, que embora juntas, aparecem digitando nos seus aparelhinhos ao invés de prestar atenção aos seus interlocutores: mesas de bar, pátios de escolas
Também rodou na internet uns vídeos onde a professora toma o celular do aluno e o joga no chão.
Alguns bares estão tomando a louvável iniciativa de colocar bloqueadores de celular com o objetivo de eliminar este distrativo de seus ambientes e dar a chance dos frequentadores conversarem entre si.
Conversas telegráficas
Como digitar é trabalhoso, estamos, cada vez mais, desenvolvendo a arte de abreviar as mensagens. Neste aspecto, parece que voltamos à época do telégrafo, onde as mensagens eram cobradas por quantidade de toques e, por isso, seus tamanhos eram reduzidos ao mínimo possível, para economizar.
Interferências contínuas
Não é só a redução na quantidade de horas das conversas cara a cara que está acontecendo como consequência do uso da internet e televisão. Agora, durante essas parcas horas de interação cara a cara, ocorrem mil interrupções pelas chamadas do celular e pelos sonzinhos típicos de cada tipo de mensagem ou ruídos de vibração que avisam sobre a chegada de novas mensagens. Em casa, as pessoas ao invés de conversarem, assistem televisão.
Infelizmente, a conversa de verdade sofre mil interferências do aparelhinho que, vinte e quatro horas por dia, está sempre disponível para receber mensagens e chamadas.
Continue a ler no meu blog: ailtonamelio.blog.uol.com.br