domingo, julho 13, 2014

A SELEÇÃO BRASILEIRA É PSICOLOGICAMENTE FRÁGIL E EFEMINADA?

A SELEÇÃO BRASILEIRA É PSICOLOGICAMENTE FRÁGIL E EFEMINADA?
                                                                  Homem não chora....tanto?

A expressão de sentimentos geralmente é saudável. Entregar-se incontrolavelmente aos sentimentos, por outro lado, não é um bom sinal. É descontrole emocional.

Chorar muito é um sinal psicológico de gênero (característica psicológica que distingue os homens das mulheres). Um estudo mostrou que as mulheres choram cerca de quatro vezes mais do que os homens (veja a citação na Nota, no final deste artigo). Este era o sinal mais associado ao sexo feminino dentre todos os incluídos na pesquisa. Os motivos para esta diferença seriam biológicos (a testosterona inibiria as lágrimas e a prolactina as incentivariam) e sociais (um estudo realizado em 35 culturas mostrou que as diferenças nas frequências de choro entre homens e mulheres são maiores em culturas que oferecem mais liberdade de expressão). Pelas minhas observações, essa diferença também acontece aqui no Brasil.

A fragilidade emocional em situações de tensão também não é um traço esperado e admirado em homens ocidentais, pelo menos.

Tai: uma seleção de homens sensíveis e emocionalmente frágeis! Claro que essa afirmação não se aplica a todos os jogadores.

As mulheres estão, cada vez mais, se livrando desse tipo de definição social de gênero. Elas estão, cada vez mais, se mostrando firmes e psicologicamente estáveis. Por exemplo, há muito que elas não desmaiam diante de más notícias ou situações amedrontadoras e precisam ser reanimadas com sais aromáticos! Isso já saiu de moda!

Leia mais no meu blog: ailtonamelio.blog.uol.com.br