terça-feira, novembro 12, 2024

Expandindo os limites da vida: por que não?

 Por que não? O que impede?



Pensar que tudo pode ser diferente, que as coisas podem ser mudadas, pode levar você a retomar contato com alguém com quem não fala há muito tempo, tentar reatar um amor perdido no passado, frequentar lugares diferentes ou tentar um emprego novo. Pode até mudar sua forma de se vestir, seu corte de cabelo. Pensar dessa forma torna a vida ilimitada em todas as direções.

Aquela ideia de que nada muda é, na verdade, um reflexo de uma vida rotineira, em que você não se arrisca mais. Está tudo definido.
Então, o que vão pensar de você? E quanto à sua segurança econômica? Tudo é tão cômodo, tão resolvido... "Sou uma pessoa respeitável." Esses são os pensamentos de quem canalizou sua vida, otimizou-a, mas a vida se tornou chata, monótona, aborrecida.
Pensar que tudo pode ser mudado é, ao mesmo tempo, muito amedrontador e muito vitalizador. Para colocar essas mudanças em prática, existem dificuldades que variam desde impossibilidades até coisas fáceis.
Muitas das barreiras que impedem mudanças significativas na vida são frágeis, fictícias e podem ser desafiadas.
Você pode ser diferente. Por que não? Essa é a grande pergunta. Ela me lembra muito aquele filme com Jim Carrey, O Mundo de Jim Carrey, no qual ele decide dizer "sim" para tudo.
O que lhe impede? Você pode tentar? Pode mudar o trajeto que costuma fazer, começar a andar a pé sempre que possível, mudar seu vestuário, usar a bicicleta, comer em lugares diferentes, escrever um blog, fazer postagens no Instagram, começar a namorar.
Tudo isso pode mudar profundamente a sua vida. Sempre existem milhares de possibilidades para mudar as coisas. Elas estão todas aí, muitas delas ao alcance da sua mão.
Só de ver essas possibilidades e sentir a tentação de adotá-las já faz a vida muito mais interessante. Essa forma de agir e pensar introduz muita imprevisibilidade, vitalidade e aprendizado.
Quando mantemos a mente aberta e adquirimos a coragem e o prazer de tentar novas possibilidades, nos perguntando "Por que não? O que impede?", os limites da vida começam a se expandir continuamente.
(Ilustração: COPILOT. Revisão do texto: ChatGPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário