sábado, janeiro 27, 2018

Amor para sempre

AMOR PARA SEMPRE!!!
Os amores da nossa vida nunca morrem?
Retornam quando ouvimos suas músicas tema?
Love you forever and forever
Love you with all my heart
Love you whenever we're together
Love you when we're apart.
(Paul McCartey, "I Will")
O amor é uma espécie de imprint (estampagem).
Muitos animais, num curto período de tempo após o nascimento, se apegam fortemente e definitivamente às suas mães e estas a eles. Este apego dura a vida toda e influencia posteriormente as suas vidas amorosas.
No amor romântico acontece algo semelhante: nos apegamos profundamente e quase indelevelmente às pessoas pelas quais nos apaixonamos.
Esses amores ficam guardados e podem retornar quando algo provoca suas lembranças, como uma música tema, por exemplo.
"Amo vc para sempre e para sempre
Com todo o meu coração
Amo você sempre que estamos juntos
Amo você quando estamos longe"

(Pense um pouco em algum amor do passado. Relembre acontecimentos românticos e bons momentos. Ouça músicas da época... Provavelmente boa parte do seus sentimentos voltarão.....Reapaixonamento....).

sexta-feira, janeiro 26, 2018

Causas externas do sucesso ou do fracasso dos relacionamentos

Relacionamento: relação entre dois universos de fatos e ficções. Cada parceiro tem o seu universo. O relacionamento acontece na região de intersecção entre esses dois universos.
Outros universos de fatos e ficções interagem com esses dois.
Cada parceiro só pode fazer a sua parte. Por melhor ou pior que faça, outros universos interferirão, para o bem ou para o mal, nos seus universos e nas interações entre eles.
A relação entre dois parceiros pode ser bem ou mal sucedida devido às influências externas dos outros universos. As frase “Onde eu errei” e “Onde eu acertei” só explicam parcialmente os fracassos e sucessos dos relacionamentos. O relacionamento pode dar certo ou dar errado devido às interferências de outros universos de fatos e ficções.
Você só é parcialmente responsável pelo que acontece no seu relacionamento. Pare de pensar que você tem controle e é a causa de tudo! Livre-se dessa ficção!

sexta-feira, janeiro 19, 2018

Microanálise psicológica: o futuro da psicologia

Até agora o ensino da psicologia é voltado para o estudo das grandes teorias psicológicas. Isso é útil, mas não capacita o profissional para a compreensão dos dos nossos comportamentos do dia a dia. Seria como pedir para um físico teórico construir uma parede. Ele não saberia nem como colocar um tijolo. Por exemplo, não sabemos quase nada sobre a criação das agendas que tentaremos cumprir no dia, nossas preocupações e desejos imediatos. 
Também há muito pouco conhecimento sobre como produzir modificações das nossas formas de pensar e agir no dia a dia. Adianta muito pouco recitar grandes teorias e dar conselhos. (O Facebook já faz isso de graça!).
Felizmente existem, sim, ferramentas para que entendamos e modifiquemos nossos padrões de sentimentos, pensamentos e ações imediatos. 
Infelizmente poucos profissionais são capazes de fazer, ensinar e praticar esse novo tipo de psicologia.
Os pseudos psicólogos, pior ainda: são analfabetos no que diz respeito às grandes teorias e às microanálises e micropráticas!

terça-feira, janeiro 09, 2018

Novas convenções sociais para namoro e sexo

(Antes de sair para namorar, consulte sempre um advogado!)

Nem pense em tocar a pessoa antes dela dar permissão. Pergunte antes:
"Posso tocar em vc"?
Beijar só com permissão por escrito, assinada também por duas testemunhas!
Permitir e retribuir intimidades sexuais não equivale a aceitação da consumação sexual. Nova permissão explícita é exigida.
Se o outro estiver em estado alterado (bebeu, por exemplo) a permissão pode não ser válida! (Não dispense o teste do bafômetro, portanto).
Convite sexual não solicitado é crime. Por isso, se for convidar alguém para sexo, pergunte antes:
"Se eu lhe fizer um convite vc aceitará?"
Se a pessoa aceitar, não precisa dizer mais nada!
Esse novo convite equivale à antiga e assediadora proposta:
"Vc quer dormir comigo?".

domingo, janeiro 07, 2018

Como viver bem a vida

Ganhando muito dinheiro, encontrando um amor, muitos amigos...?
Realmente tudo isso pode ajudar. Rsrsrsrs
Mas temos mecanismos psicológicos que renovarão nossas necessidades, medos, desejos, inseguranças, ambições, etc. independentemente de tudo que conseguirmos.
Mesmos mecanismos e necessidades em cenários diferentes
Qualquer que seja nossa situação idade, situação socioeconômica, estado civil, etc. atuam mecanismos psicológicos que são muito similares em todas as situações: todos temos necessidades, medos, esperanças, objetivos, crenças, etc. mesmo quando temos tudo isso. As maiores taxas de suicídio são observadas em países onde as pessoas conseguiram ótimos níveis socioeconômicos.....
Todos acreditamos que após conseguir aquilo que nos falta, ficaremos felizes. Ficaremos sim... por pouco tempo.
O valor de muitas coisas só fica claro na época que elas são conquistadas e na época que as perdemos. No intervalo, não ficamos conscientes dos seus valores, do quanto elas são importantes para nós. Mas, há uma sabedoria nesta forma de ser. Não podemos rejeitar as coisas sem conhecer bem as razões de suas existências.
Existem necessidades e mecanismos biológicos que afetam a todos nós. Muitos valores, crenças e estados psicológicos são aprendidos e construídos através de nossas experiências.
O segredo da satisfação com a vida é aprender a administrar esses mecanismos e não se deixar iludir pensando que teremos paz e alegria quando conseguirmos aquilo que eles definem como nossas necessidades atuais. Assim que estas forem satisfeitas, outras aparecerão rapidamente.
Portanto, não acredite demais naquilo que hoje atormenta vc ou naquilo que vc acha que trará sua felicidade. Dar menos importância para essas coisas dará mais espaço para vc ser feliz agora!!!