sábado, maio 31, 2014

Sete dificuldades dos tímidos para iniciar relacionamentos amorosos

SETE DIFICULDADES DOS TÍMIDOS PARA INICIAR RELACIONAMENTOS AMOROSOS
André, o tímido, só namorava quem o abordava!
André é um músico de muito sucesso. Várias de suas composições são interpretadas por cantores famosos, aqui no Brasil. No entanto, ele é muito tímido. Quando está na presença de uma mulher muito atraente, fica semiparalisado e se torna incapaz de tomar qualquer tipo de iniciativa para demonstrar o que está sentindo. André nunca conseguiu namorar quem ele queria. Ele até hoje só conseguiu namorar aquelas mulheres que tomaram a iniciativa de abordá-lo. Nunca teve a coragem suficiente para tomar as medidas necessárias para iniciar um relacionamento com mulheres que o atraiam.
Os tímidos geralmente têm dificuldades para iniciar relacionamentos amorosos. Muitas vezes, ficam sozinhos ou acabam se conformado em namorar parceiros menos qualificados do teriam condições de conseguir.
Uma evidência desta dificuldade foi apresentada por Caspi e colaboradores (1988). Estes autores localizaram um grupo de pessoas que tiveram os seus graus de timidez avaliados há 30 anos. Estes autores constataram que aquelas pessoas que haviam sido classificadas como tímidas, nestas avaliações, haviam se casado cerca de três anos mais tarde do que aquelas que foram classificadas como não tímidas nesta mesma ocasião.
A timidez empobrece o desempenho
As pessoas tímidas se portam de uma forma mais pobre do que são capazes quando estão em situações intimidantes. A timidez é fortemente despertada pela presença de alguém por quem eles sentem muita atração. Por isso, nesta ocasião, perdem oportunidades para fazer comentários inteligentes, se tornam menos hábeis para conduzir uma conversa interessante e podem se comportar de uma forma desastrada (falar coisas insensatas, gaguejar, cometer lapsos, etc.).
Continue a ler no meu blog: ailtonamelio.blog.uol.com.br

sábado, maio 24, 2014

Você sabe verificar se a outra pessoa está amorosamente interessada em você?

VOCÊ SABE VERIFICAR SE A OUTRA PESSOA ESTÁ AMOROSAMENTE INTERESSADA EM VOCÊ?
Muitas pessoas perdem ótimas chances amorosas simplesmente porque não verificam se seus interesses amorosos são correspondidos. Outras pessoas perdem muito tempo neste campo porque ficam interessadas em pessoas que não têm o menor interesse por elas, mas elas não tomam conhecimento disso. Veja o caso de Helena na história abaixo:

Helena perdeu tempo e se decepcionou porque não verificou se havia interesse amoroso por parte de Eduardo

Helena estava apaixonada por Eduardo há dois anos. A sua paixão era secreta. Ninguém sabia da existência desse sentimento por Eduardo, nem a sua melhor amiga. Helena disfarçava muito bem o que sentia. Embora ela e Eduardo se vissem diariamente no emprego, almoçassem juntos algumas vezes na semana e, de vez em quando, ele pegasse carona com ela no final do expediente, ele não sabia desta paixão.

Durante todo este tempo, Helena sempre alimentou esperanças de que Eduardo também a amasse ou, pelo menos, de que ele sentisse algo de especial por ela. Nos seus momentos de ócio, ela fica lembrando e relembrando todos os pequenos sinais que ele tinha apresentado que indicassem que  alguma consideração especial por ela. Estes sinais, no entanto, nunca eram suficientemente claros ou conclusivos. Por mais que ela remoesse tudo o que ele tinha dito e feito, ela nunca conseguia ter certeza de que o interesse dele por ela era realmente de natureza amorosa ou se ele agia com ela da mesma que agia com as outras pessoas ou, ainda, se todos aqueles sinais que ele apresentava indicavam apenas amizade e polidez de colega para colega.

O grau de certeza que ela tinha do interesse amoroso dele por ela oscilava: em certas épocas e de acordo com mudanças sutis na forma dele se portar com ela, a certeza que ela tinha do interesse amoroso dele por ela decrescia ou aumentava.

Elena tinha muito medo de mostrar mais claramente para o Eduardo qualquer sinal do seu interesse amoroso, pois, para ela, a ideia de ser rejeitada por ele era insuportável. Além disso, ela imaginava o constrangimento de vê-lo todos os dias no trabalho caso a acontecesse essa rejeição e os prejuízos que isso poderia ter para a amizade e para o relacionamento profissional entre eles.

Após alguns meses de terapia, Helena criou coragem e deu sinais mais claros para Eduardo do seu interesse por ele. Foi ai que ela teve a maior decepção da sua vida amorosa: ele ia se casar dai há dois meses! Além da dor de não ser correspondida, ela ficou se sentindo muito boba. Perdeu dois anos da sua vida se iludindo com ele. É isso o que acontece quando a gente não tem coragem de conferir se o nosso interesse amoroso está sendo correspondido!
Leia mais no meu blog: ailtonamelio.blog.uol.com.br

sábado, maio 17, 2014

Você sente atração amorosa e já amou quantas pessoas na sua vida?

VOCÊ SENTE ATRAÇÃO AMOROSA POR QUANTAS PESSOAS? VOCÊ JÁ SE APAIXONOU OU AMOU QUANTAS PESSOAS NA SUA VIDA?
As capacidades para sentir atração, apaixonar e amar variam bastante entre as pessoas. Algumas sentem atração, se apaixonam e amam com muita facilidade, enquanto outras dificilmente experimentam estes sentimentos. Felizmente, a grande maioria das pessoas está entre estes dois extremos. As pessoas que têm disfunções nestas capacidades são aquelas que têm facilidade excessiva ou dificuldade excessiva para se envolver afetivamente. Neste artigo vou abordar principalmente as dificuldades para o envolvimento afetivo porque creio que essa dificuldade é mais frequente e traz mais problemas do que a facilidade excessiva para esse tipo de envolvimento.

Facilidade excessiva para se envolver afetivamente

Uma parte daqueles que têm facilidade excessiva para se envolver amorosamente sente atração por inúmeras pessoas, se apaixona a todo o momento e relata uma grande quantidade de amores. Esse tipo de facilidade apresenta vantagens e desvantagens. Uma grande vantagem é que essas pessoas têm mais facilidade para iniciar relacionamentos amorosos. Isso acontece porque elas se interessam por uma grande quantidade de possíveis parceiros, o que aumenta as suas chances de iniciar relacionamentos amorosos

Esta facilidade tem as suas desvantagens: ela pode ser um sintoma de problemas psicológicos e trazer problemas. Em primeiro lugar, as pessoas que têm essa facilidade são muito pouco exigentes na escolha de parceiros amorosos. Isso pode fazer que elas iniciem relacionamentos com pessoas problemáticas ou que lhes são incompatíveis, o que vai gerar relacionamentos pouco satisfatórios. Em segundo lugar, elas são socialmente mal vistas. São rotuladas pejorativamente como “galinhas” e “fáceis”. Em terceiro lugar, muitos possíveis parceiros evitam se envolver com quem tem este tipo de facilidade. Isto ocorre porque os possíveis parceiros sentem que não são especiais quando recebem atenção de quem tem este tipo de facilidade, já que essas pessoas “se envolvem com qualquer um”.

Dificuldades para envolver-se afetivamente

Quando suspeito que um paciente tem dificuldade para se envolver amorosamente, faço-lhe três perguntas (sugiro que você também as responda agora):

1- Quantas pessoas existem no seu círculo de relações pelas quais você sente atração amorosa em um grau que seria, pelo menos, suficiente para iniciar um relacionamento amoroso? (Para responder esta questão desconsidere o fato de você ou destas pessoas já estarem comprometidos).

2- Quantas vezes você já se apaixonou na vida?

3- Quantas vezes você já amou na vida?
(Leia mais no meu blog ailtonamelio.blog.uol.com.br)

sábado, maio 10, 2014

Para aumentar o amor do seu parceiro prefira os programas excitantes e agradáveis aos programas puramente agradáveis

O PAPEL DA EXCITAÇÃO NO NASCIMENTO E INTENSIFICAÇÃO DO AMOR
Para conquistar uma pessoa ou intensificar o amor dela por você é melhor participar com ela de programas excitantes e agradáveis do que participar de programas que sejam apenas agradáveis. Esse é o tema que vamos examinar neste artigo.

A conquista amorosa

“Como conquistar qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora”.

Você já deve ter lido vários títulos de livros e de artigos parecidos com este.

Esse tipo de promessa pode ser interpretado como um pedido do tipo “Engana-me que eu gosto”.

Claro que não é possível conquistar qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer hora. Só podemos imaginar o sucesso de uma fórmula tão eficiente para a conquista se ela fizer uso do hipnotismo profundo, de poderosas forças ocultas ou de poções mágicas (uma poção assim é citada no famoso livro de Denis de Rougemont, sobre o mito de Tristão e Isolda). Rs, rs.

Hoje sabemos que para conquistar alguém é necessário que o conquistador e conquistado sejam similares em muitos atributos que o conquistado considere importantes em um parceiro amoroso (princípio da homogamia). Além disso, o conquistado deve sentir atração pelo conquistador e ter esperança que essa atração seja recíproca e que o relacionamento entre eles possa dar certo (leia o meu artigo “Apaixonamento: a teoria de Stendhal”, publicada neste blog – veja o link na Nota 1, no final deste artigo).

Tendo em mente que a conquista amorosa não é uma coisa simples que possa ser capturada através de fórmulas, vamos examinar agora um dos fatores que auxilia o seu sucesso: a excitação na pessoa que estamos tentando conquistar.
(Leia mais no meu blog: ailtonamelio.blog.uol.com.br)

sábado, maio 03, 2014

Ser verdadeiro consigo mesmo e com outras pessoas melhora os relacionamentos

Leia e comente o meu novo artigo:
"SER VERDADEIRO CONSIGO MESMO E COM OUTRAS PESSOAS MELHORA OS RELACIONAMENTOS"
Há pouco tempo foi publicado o relato de uma pesquisa realizada por Amy Brunell, professora da Universidade de Ohio e colaboradores, sobre os efeitos benéficos que a autenticidade produz nos inícios de relacionamentos amorosos (Veja a citação na Nota, no final desse artigo). Segundo esses autores, pessoas “autênticas” são aquelas que conseguem ver a si próprias de forma clara e objetiva, agem de forma consistente com suas crenças e são honestas e verdadeiras com outras pessoas. São pessoas que comunicam para seus parceiros o que sentem e pensam. Essa autenticidade contribui para criar a intimidade nos relacionamentos e torná-los mais reais, consistentes e nutritivos.
Leia mais no meu blog: ailtonamelio.blog@uol.com.br