terça-feira, junho 06, 2017

Relacionamento amoroso: você está perdendo as esperanças?

Julieta andava desvitalizada. Havia perdido boa parte da sua energia. Deixou de ser ativa na vida em geral e na área amorosa, em particular. Achava que ninguém se interessava por ela e, por isso, acabou se desligando dos assuntos amorosos: deixou de se interessar pelos possíveis parceiros, não estava procurando relacionamento, pensava muito pouco nesse assunto e não tomava conhecimento quando alguém se interessava por ela. Havia se resignado a ficar sozinha. Parecia que ela estava “fora do jogo”.
Algumas pessoas são assim como Julieta: tornaram-se meio apagadas e perdem boa parte das esperanças de que poderão atrair parceiros adequados, iniciar e fazer progredir bons relacionamentos.

Possíveis motivos do apagão psicológico

Existem vários fatores que tornam a presença amorosa de certas pessoas marcantes e a de outras, apagadas.
Vamos examinar aqui dois desses motivos: autossuspeição e profecia autorrealizadora devido a fracassos anteriores.
Autossuspeição: um dos motivos do apagão psicológico
Imagine que você costuma o carro e guiar até o trabalho. Geralmente, você nem pensa no que está fazendo para guiar durante esse trajeto. Uma espécie de automatização se encarrega de tomar as decisões e a sua atenção só é exigida quando acontece algo de excepcional.
No entanto, imagine que em um determinado dia, você começa a pensar nas complexidades envolvidas no guiar um carro: habilidades necessárias para controlar a velocidade, ultrapassar, desviar de buracos, estacionar, etc. A consciência de toda a complexidade pode atrapalhar seriamente a sua habilidade para guiar. É melhor guiar no “automático” do que ficar consciente de cada decisão!
De forma semelhante, quem desenvolve a autossuspeição nos assuntos amorosos fica consciente de tudo que está acontecendo e, por isso, questiona-se continuamente sobre tudo que fez, faz ou poderia fazer nesta área: raciocina o tempo todo, surgem mil dúvidas e passa a pedir conselhos, lê livros de autoajuda e nunca obtém respostas seguras para suas dúvidas sobre como agir. Este questionamento contínuo e a falta de respostas claras deixa a pessoa insegura, diminui sua espontaneidade, a torna desvitalizada e artificial. 
Sabe aquela pessoa que age sem espontaneidade e mostra pouca vitalidade ou convicção? Pois é! Esse é um dos possíveis motivos: ela deixou de acreditar que a forma espontânea de agir será aceita e fará sucesso. Quando isso acontece, ela começa a pensar antes de agir. Começa a questionar se a forma como pensa e sente são bons guias para suas ações. Essa autossuspeição atrapalha muito a sua forma de agir!
Profecia autorrealizadora causada pelo insucesso continuado
A desmotivação causada pelos insucessos anteriores pode vira profecia autorrealizadora
Em qualquer área da vida, é natural que a nossa motivação diminua, que nos desinteressemos e que desistamos, após já tentar muitas vezes e não obtermos sucesso. Por exemplo, Depois de tentar mil vezes passar em um concurso, é natural que desistamos. Assim também é no campo social e, especialmente, no campo amoroso.
CONTINUE A LER NO MEU NOVO BLOG
https://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/2017/06/06/relacionamento-amoroso-voce-esta-perdendo-as-esperancas/