sábado, setembro 19, 2015

Por que é bom estar apaixonado

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:
"PORQUE É BOM ESTAR APAIXONADO"
Porque é bom estar apaixonado
Existem vários tipos de amor. Embora esses tipos compartilhem entre si diversos ingredientes (amizade, romance, sexo, compromisso, etc.), cada um deles tem uma base própria. Quem tem um estilo de amor bem definido (muita gente tem uma mistura de estilos de amor) talvez não imagine, e até menospreze, o mundo psicológico, as vivências, os prazeres, as vantagens e as desvantagens que são proporcionadas pelos outros tipos de amor, que são diferentes do seu. Por exemplo, quem experimenta altas doses de amor romântico e dá menos importância para a amizade como base do relacionamento amoroso, talvez não imagine o que é um amor que tem como base principal a amizade, e vice versa.
Quais são os ingredientes mais fortes de cada um dos estilos de amor?
John Alan Lee é o autor de uma das teorias mais frutíferas sobre o amor. De acordo com a sua teoria, o estilo de amor Eros é baseado no amor romântico, no sexo, na qualidade do relacionamento e na beleza do parceiro; o estilo Estorge é baseado na amizade; o estilo Pragma é baseado em uma lista de atributos desejáveis; o estilo Mania é baseado no amor romântico, na necessidade de se fundir com o amado e na insegurança gerada pela dúvida sobre o amor do parceiro por si; o estilo Ludos é baseado no jogo da conquista, na novidade e na variação de parceiros e o estilo Ágape, nos significados e na satisfação de cuidar do parceiro.
Neste artigo, vamos nos concentrar nos tipos de amor que têm como base o amor romântico.
A força do amor romântico
Está na moda combater o amor romântico. Quem combate esse tipo de amor afirma, entre outras coisas, que ele foi inventado na época do amor cortês, na Baixa Idade Média, que ele é um tipo de amor irrealista e que não propicia um relacionamento saudável entre as pessoas. Um pouquinho de leitura mostra que este tipo de amor existe desde muito antes dessa época: basta ler algumas passagens do livro “Cântico dos Cânticos” de Salomão (escrito antes de Cristo) ou conferir o poema escrito por Ramsés II para Nefertari (veja a citação na Nota 1, no final desta página) para certificar-se que esse tipo de amor existe desde sempre.
Este tipo de amor tem, sim, algo de irrealista, mas isso não anula seus méritos. É perfeitamente possível desenvolver relacionamentos saudáveis baseados neste estilo de amor.
A paixão transforma a percepção e os sentimentos
Quem está amando romanticamente foi tocado pelos deuses. Não é atoa que um dos principais símbolos deste tipo de amor é o Cupido lançando suas flechas para provocar a paixão. Realmente, quem é tomado pelo amor romântico transcende o seu modo usual de ser e tem seus sentimentos, pensamentos e ações elevados para um plano superior. Dai a associação dos deuses com este tipo de amor.
Esse tipo de amor sempre é tratado como um acontecimento que se dá na região limítrofe entre o mundo dos homens e o mundo dos deuses ou o mundo da magia. Os contos de fada, os mitos (Tristão e Isolda), Cleópatra e Marco Antônio, Helena de Troia e Cinderela tratam desse tipo de amor.
É um amor que produz consequências tremendas na vida daqueles que são tomadas por ele. Muitas vezes, uma das pessoas que se apaixonam entre si é humilde e a outra, poderosa. O amor entre elas faz que o poderoso conduza o humilde para o seu mundo.
Em outras histórias, o poderoso renuncia a tudo pelo amor da pessoa mais humilde (Rei Eduardo VIII renunciou ao trono inglês para se casar com Wallis Simpson, por exemplo). Esse tipo de amor também provocou guerras fictícias (Guerra de Troia) ou não e outras tragédias (assassinatos, perdições, etc.).
As músicas reverberam este tipo de amor: o êxtase experimentado quando quem está amando e é correspondido e a dor atroz daqueles que amam e não são correspondidos.
Sintomas do amor romântico
Vou chamar de “Amor romântico” um fenômeno que pode acontecer à primeira vista e que parece pouco permeável ou acessível ao racional. Esse amor não pode ser definido com precisão, mas quando enumeramos alguns dos seus sintomas, todos aqueles que já o experimentaram saberão, com certeza do que estou falando.
Este amor pode nascer e persistir mesmo quando o racional tenta combatê-lo tentando mostrar que ele é ilógico e irracional.
Esse tipo de amor já foi comparado com o vício em certas drogas: mesmo quando sabemos que ela faz mal, que é destrutiva, mesmo assim é difícil deixar de sentir compulsão para tomá-la.
A presença do amor romântico apresenta os seguintes sintomas:
- Faz a pessoa amada se tornar mais importante que qualquer coisa;
- Faz o dia parecer mais bonito,
- Faz as cores parecerem mais fortes;

CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br