domingo, abril 09, 2017

Caminhos para iniciar ou reiniciar namoros

Muitas pessoas, quando estão sem namorados, costumam ouvir de seus amigos: “Arrume-se e saia...”; “Vá a um barzinho...”; “Vá a uma boate...”; “Fulano está dando uma festa, vá até lá”; etc. Embora estes conselhos realmente indiquem caminhos viáveis para iniciar relacionamentos amorosos, existem vários outros caminhos para o namoro.

Teste

Responda ao teste abaixo. Ele ajudará a refletir sobre os caminhos que você utilizou para conhecer os seus namorados anteriores.
Como você conheceu o seu último/atual namorado?
Assinale apenas uma das seis alternativas abaixo:
(   ) A - Não nos conhecíamos. Olhamo-nos à distância, paqueramos; um de nós abordou o outro; apresentamo-nos e começamos a namorar. [Flerte com Desconhecido]
(   ) B - Nós não nos conhecíamos. Tivemos um primeiro contato devido a um motivo extra-amoroso (pedido de informação, sentar-se na poltrona ao lado durante uma viagem, esperar juntos numa fila etc.). Em seguida, houve uma paquera ao longo da conversa e começamos a namorar. [ Encontros Acidentais]
(   ) C - Não nos conhecíamos. Tivemos contato através de um serviço de aproximação de casais (agência de casamentos, anúncio em revista, telenamoro etc.), e começamos a namorar. [Serviços]
(   ) D – Conhecemo-nos através de um conhecido em comum que nos apresentou. Interessamo-nos um pelo outro e começamos a namorar. [Apresentação]
(   ) E - Já tínhamos contato por outro motivo (amizade, trabalhar juntos, estudar na mesma classe/escola, sócios do mesmo clube etc.). Paqueramos durante as nossas conversas e começamos a namorar. [Relacionamento Extra-amoroso]
(   ) F- Conhecemo-nos de outra forma. [Outro Caminho]:
CAMINHOS PARA INICIAR NAMOROS
Existem cinco caminhos principais através dos quais as pessoas iniciam os seus namoros. Estes caminhos são os seguintes: (1) transformação um relacionamento extra-amoroso em relacionamento amoroso; (2) apresentação por um conhecido em comum; (3) paquera com um desconhecido seguida de abordagem; (4) contato com um desconhecido devido a um motivo, situação ou pretexto extra-amoroso, seguido de paquera e (5) uso de facilitadores (agências de casamento, anúncios na mídia, serviços de telenamoro, etc.).

Pesquisa sobre os caminhos para iniciar namoros

Eu e meus colaboradores pedimos para pessoas de cinco diferentes grupos, residentes em quatro cidades, que respondessem ao teste do início deste artigo sobre quais caminhos adotaram para iniciar os seus últimos três namoros. (De fato, essa pesquisa incluiu outras questões – leia mais nos capítulos 2 e 3 do meu livro “O Mapa do Amor”).
Resultados
O caminho Relacionamento Extra-amoroso foi utilizado por 37% das pessoas; o caminho  Apresentação foi utilizado por 32% das pessoas e o caminho Flerte com Desconhecido foi utilizado por 20% das pessoas. A soma destes três caminhos perfaz um total de 89% de inícios de todos os namoros. Os outros dois caminhos, Encontros Acidentais e Serviços, somados, foram utilizados para iniciar apenas 5% dos namoros. Apenas 6% das pessoas disseram que usaram outro tipo de caminho para iniciar os seus namoros. Esta pequena percentagem de utilização indica que os outros três caminhos realmente abrangem quase a totalidade das maneiras de iniciar início de um relacionamento amoroso.
Algumas pessoas utilizam uma diversidade maior de caminhos do que outras pessoas. As que utilizam uma diversidade maior de caminhos obviamente têm mais oportunidades para iniciar relacionamentos amorosos e podem, por este motivo, escolher alguém mais a seu gosto. O relacionamento nestas condições também tem uma probabilidade maior de dar certo. Quem enfrenta dificuldade para iniciar um relacionamento amoroso deve se perguntar em que medida está usando os melhores caminhos para esta finalidade.
Em seguida, vamos apresentar as propriedades, os usos, as vantagens e as desvantagens de cada um destes caminhos.
Transformação  de relacionamento extra-amoroso em relacionamento amoroso
A principal característica deste caminho é a existência de um relacionamento extra-amoroso entre os parceiros antes do início do relacionamento amoroso entre eles. Por exemplo, os parceiros são colegas de classe, colegas de trabalho ou amigos, antes do início do namoro.
A nossa pesquisa mostrou que, em média, este é o principal caminho para iniciar um namoro: 37% das pessoas que responderam ao nosso questionário começaram os seus namoros através deste caminho.
O uso de um Relacionamento Extra-amoroso para iniciar um relacionamento também é muito frequente em outros países.  Por exemplo, uma pesquisa realizada por Michael e outros (1995) mostrou que 48% dos parceiros sexuais americanos já tinham um relacionamento extra-amoroso anterior com o parceiro (13% eram colegas de trabalho/escola/vizinhos e 35% eram amigos).
Vantagens de Transformar relacionamentos Extra-amorosos em amorosos
- Permite conhecer melhor o parceiro antes de iniciar o relacionamento amoroso.
- Este é caminho mais apropriado para quem não tem qualidades imediatamente perceptíveis.
Apresentação por um conhecido em comum
As principais características deste caminho são as seguintes: os parceiros amorosos são apresentados por um conhecido em comum, sentem atração mútua, começam um flerte durante suas conversas e começam a namorar.
Vantagens da Apresentação por um Conhecido em Comum
- Geralmente o apresentador apresenta pessoas que possuem várias características em comum.
- O apresentador muitas vezes funciona como um facilitador das conversas iniciais entre dois possíveis parceiros.
- A apresentação cria uma atitude positiva entre os apresentados.
Desvantagens da Apresentação por Conhecidos em Comum
- Dificuldades para conseguir um novo encontro após a apresentação.
Flertar com pessoas desconhecidas
Neste caminho, duas pessoas flertam entre si à distância e uma delas, geralmente o homem, aborda a outra. Após a abordagem, o flerte continua durante a conversa e, já no primeiro encontro, pode acontecer algum tipo de intimidade típica e exclusiva de um relacionamento amoroso (ficar segurando as mãos, beijos etc.).
CONTINUE A LER NO MEU NOVO BLOG:
http://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/2017/04/08/caminhos-para-iniciar-ou-reiniciar-namoros/