domingo, janeiro 22, 2017

Tome iniciativas sociais positivas para iniciar e melhorar relacionamentos

Este artigo descreve os efeitos de dois tipos de iniciativas sociais positivas: iniciativas de contato e iniciativas de intensificação dos contatos.
Definição
As iniciativas podem se classificadas como sociais ou não sociais. As iniciativas sociais são aquelas dirigidas para outras pessoas, como abordar um desconhecido ou tornar-se mais simpático com um colega de trabalho. As iniciativas não sociais são aquelas dirigidas para o mundo não humano, como consertar o carro, reformar a casa.
As iniciativas sociais podem ser positivas ou negativas. Iniciativas sociais positivas são aquelas bem vindas pela pessoa que a recebe.

Importância das iniciativas sociais positivas

Estou convencido que podemos transformar nossa vida amorosa, familiar e social através da tomada de iniciativas sociais positivas.
Por ai existem muitas pessoas com as quais valeria a pena iniciar um relacionamento ou melhorar o relacionamento que já existe com elas.
Em muitos lugares que frequentamos, ou que poderíamos frequentar, existem muitas pessoas com as quais seria proveitoso iniciar um relacionamento ou, caso já exista algum tipo de relacionamento, transformá-lo em relacionamento mais próximo ou mais intenso.
Muita gente sente solidão e deixa de beneficiar-se das muitas vantagens que os relacionamentos podem oferecer porque quase não se relaciona com ninguém ou só tem relacionamentos muito superficiais. O mais curioso é que muitas dessas pessoas solitárias frequentam os mesmos locais, se veem e até interagem entre si por algum motivo não pessoal, mas nenhuma delas toma a iniciativa de aumentar ou melhorar esses contatos, ou transformá-los em relacionamentos mais significativos.
As iniciativas sociais positivas podem ajudar aqueles que querem ampliar o circulo social, aumentar e melhorar os contatos profissionais, expandir o círculo de amizades e iniciar relacionamentos amorosos.

É agradável receber iniciativas sociais positivas

A iniciativa adequada indica apreço, prazer e consideração pelo interlocutor.
Geralmente, é agradável receber iniciativas positivas de contato. Essas iniciativas podem ser encaradas como sinais de afeto, atração, prestígio, deferência e  simpatia por parte do iniciador em relação à outra pessoa.
Para ajudar a avaliar os efeitos positivos da iniciativa de contato, do ponto de vista de quem a recebe, costumo pedir para os meus pacientes imaginarem o que/como eles se sentiriam caso recebessem esse tipo de iniciativa.
Peço a cada um deles que imagine que está em um lugar público e uma pessoa conhecida, logo que o avista, caminha animadamente na sua direção e o cumprimenta com gosto. Além disso, existem indícios de que a intenção principal dessa pessoa é apenas cumprimentar e conversar com ele e não qualquer outro tipo de interesse, como pedir alguma coisa ou um contato profissional.  O autor dessa iniciativa até pode dar mostras que poderia prolongar a conversa, mas que, também, está pronto para não fazer isso, caso você não o estimule.
Muito agradável, não é? Você se sentirá importante e querido com esta abordagem e tenderá a gostar mais do seu autor.

O poder das iniciativas sociais positivas para criar e intensificar relações

O exemplo apresentado em seguida mostra como Eduardo tomou iniciativas de contato e iniciativas de intensificação de contatos e os efeitos benéficos que isso produziu na sua vida social.
Eduardo toma iniciativas sociais para melhorar seus relacionamentos sociais
Atendi um rapaz, “Eduardo”, que tinha muita dificuldade para iniciar e intensificar contatos. Ele estava frequentando um cursinho preparatório para concursos públicos. Esse tipo de cursinho geralmente permite que os alunos optem pelas matérias que querem cursar e, por isso, muitos dos seus colegas de determinadas aulas eram diferentes dos colegas de outras aulas. Ou seja, Eduardo tinha oportunidades de contato com muitas pessoas diferentes.
Já fazia um bom tempo que Eduardo frequentava esse tipo de cursinho. Apesar disso, ele não tinha feito nenhum amigo e não havia iniciado nenhum relacionamento amoroso neste tipo de local. O principal motivo do seu isolamento é que ele nunca iniciava e nem intensificava contatos e também não facilitava esse tipo de iniciativa por parte de outras pessoas. Eu dizia para ele, em tom de brincadeira, que ele tinha o dom da invisibilidade social e que poderia vender os seus segredos para os espiões de diversos países.
Trabalhamos para que ele começasse a tomar iniciativas de contato e iniciativas de intensificação dos relacionamentos que surgissem.
Pouco tempo depois que iniciamos esse trabalho, a sua vida social começou a mudar. Ele adotou uma regra que fazia muita diferença:
“A cada dia, vou fazer um pouco mais do que já vinha fazendo no setor das iniciativas de contatos e intensificações de relacionamentos”.
Ele também se comprometeu a chegar um pouco antes do início das aulas e a ficar na escola um pouco depois que elas terminassem. Assim ele teria mais oportunidades para iniciar e intensificar contatos. Ele também tomou a decisão de aproximar-se das pessoas, antes, depois e nos intervalos das aulas, e participar dos grupos de conversa.
Pouco tempo depois de colocar em prática essas iniciativas, Eduardo começou novas amizades e, por isso, estava sempre conversando nos intervalos de aula, sendo apresentado para novas pessoas.  Também começou a sair com uma colega.
Boas iniciativas de contato enviam os seguintes tipos de mensagem para quem é abordado:
“Você é importante para mim”
“Faço questão de me aproximar de você”
“Acho que você é uma pessoa interessante” 
As iniciativas sociais positivas, quando realizadas corretamente, ajudam a iniciar e a intensificar relacionamentos. Quem toma essas iniciativas é visto como interessado, simpático, proativo, disponível e disposto a se relacionar por aquele que a recebe.

Quem tomou a última iniciativa?

Estamos sempre atentos para as origens das iniciativas de contato e de intensificações de contato: observam quantas vezes fomos nós que tomamos tais iniciativas e quantas vezes as iniciativas foram tomadas pelas outras pessoas. Observam também quem foi o último que tomou a iniciativa: “Hoje, fui eu que convidei você para sair. O próximo convite é seu!”. (“Com quem está a bola”).
Considere as afirmações abaixo. Elas são podem ser ouvidas muito frequentemente no dia a dia e indicam que as pessoas geralmente reconhecem a importância e o significado das iniciativas de contato e das iniciativas de intensificações de contato:
“Já liguei três vezes para ela, mas ela nunca toma a iniciativa de me ligar”. (Iniciativas de contato unilaterais).
“Só eu que a procuro. Se eu passar semanas sem ir até a sala dela, ela nunca virá até a minha.” (Iniciativas de contato unilaterais).
CONTINUE A LER NO MEU NOVO BLOG: http://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/2017/01/21/tome-iniciativas-sociais-positivas-para-iniciar-e-melhorar-relacionamentos/