segunda-feira, agosto 15, 2016

Cavalheirismo é uma forma de machismo?

Marta é uma mulher ciente dos seus direitos. Ela está cansada das discriminações que sofre pelo simples fato de ser mulher: ganha menos do que seus colegas homens, tem menos chances do que eles de ocupar cargos postos na firma onde trabalha, é tratada com menos respeito pelos seus pares do seria se fosse homem e, nos seus relacionamentos sociais, não é tratada como igual pelos homens. Recentemente, Marta tomou a resolução de não aceitar mais qualquer tipo de tratamento diferenciado que acontece pelo simples fato de ser mulher. Uma das coisas que resolveu rejeitar são aquelas gentilezas que os homens dedicam às mulheres, principalmente quando eles têm interesse amoroso por elas: abrir a porta do carro, pagar a conta do restaurante, ceder a vez na hora de servir-se no restaurante, deixar entrar primeiro no elevador…
Neste artigo vamos examinar algumas implicações da oferta de gentilezas para mulheres, por parte dos homens. Examinaremos, em primeiro lugar, argumentos contra a oferta e aceitação de gentilezas. Em seguida, examinaremos duas funções positivas de gentilezas especiais para as mulheres.
As conclusões são que se deve tomar cuidado para que as apresentações e acolhimentos de gentilezas não sejam a porta de entrada para outras crenças que possam servir para explorar e desrespeitar as mulheres. No entanto, certas gentilezas são boas em si mesmas e, além disso, servem para ampliar as diferenças entre homens e mulheres.

Mulheres foram discriminadas, desrespeitadas e exploradas

Durante a história da humanidade, as mulheres sofreram muita discriminação e abuso por parte dos homens. Elas tiveram que exercer tarefas mais chatas e cansativas, funções sociais menos prestigiadas, tiveram menor poder em decisões importantes, tiveram menos direitos e mais deveres, foram usadas como escravas sexuais…
Por isso, agora, muitas delas estão atentas para todas as formas de discriminação, dominação e abuso. Elas se tornaram sensíveis e identificam mesmo as discriminações e formas de abusos muito sutis.
Nessa linha, as gentilezas por parte dos homens são a bola da vez. Essas gentilezas podem ser formas disfarçadas de condescendência e funcionar como uma espécie de abre alas para outras espécies de discriminações.
Inconvenientes das gentilezas especiais para as mulheres
Os adeptos da igualdade entre os sexos defendem que as mulheres não devem aceitar gentilezas especiais por parte dos homens, só porque são mulheres. Essas gentilezas devem ser rejeitadas por dois motivos: (1) elas deixam implícito que as mulheres precisam de condescendências porque são mais frágeis e limitadas do que os homens e (2) elas são a porta de entrada para um conjunto de crenças e atitudes sobre a fragilidade e limitação das mulheres. As gentilezas, embora sejam agradáveis no imediato, são uma espécie de cavalo de troia que contribui para a instalação de outras crenças sobre diferenças sexuais que, posteriormente, abrirão caminho para a dominação, exploração e abuso das mulheres.
Muitas das gentilezas masculinas dedicadas às mulheres vêm sendo rejeitadas pelas militantes mais conscientes das discriminações sexuais. Por exemplo, recentemente ouvi o relato de alguém que presenciou a demonstração de raiva por parte de uma mulher porque um homem segurou a porta aberta para ela passar. Ela perguntou para ele, se ele julgava que ela era incapaz de abrir a porta. Também já ouvi o relato de uma mulher que ficou muito brava e foi estúpida com um rapaz com quem estava se encontrando quando ele tentou pagar toda a conta do bar onde estavam. Ela afirmou, em altos brados, que era uma profissional competente e bem paga e que, por isso, não precisava de nenhum homem para sustentá-la.

Funções positivas das diferenças entre homens e mulheres

Pequeno grau de dimorfismos sexual dos humanos
Existem evidências de que, na nossa espécie, o grau de dimorfismo sexual é muito pequeno (veja a citação na Nota, no final deste artigo).
Dimorfismo sexual são diferenças entre os sexos. Essas diferenças podem ser observadas no tamanho (leões são bem maiores que as leoas), formato (corpo em formato de pera das mulheres), coloração, estruturas (chifres, cristas, cauda), nos comportamentos (voz mais fina, movimentos mais delicados) e, no caso humano, na produção diferenciada (vestuário, corte de cabelos, etc.).
O grau de dimorfismo sexual varia muito entre as espécies de animais. Na grande maioria das espécies, as fêmeas são bem maiores do que os machos. Entre os mamíferos acontece o contrário. Por exemplo, em média, os gorilas são muito maiores do que as gorilas, os leões são maiores do que as leoas, os homens são maiores do que as mulheres.
Em muitas espécies, os machos mais coloridos ou enfeitados (leões tem juba, galos têm cristas e esporões mais desenvolvidos, pavões machos têm aquela cauda maravilhosa que é aberta durante exibições).
Na nossa espécie, os machos e fêmeas são muito parecidos (temos pequeno grau de dimorfismo): os homens são muito parecidos fisicamente com as mulheres e há uma alta dose de inversão naquilo que seria “típico” de um gênero. Por exemplo, muitas mulheres são mais altas, têm costas mais largas e quadris mais estreitos do que muitos homens. Existem muitos homens imberbes e mulheres com muita barba.

Funções positivas das ampliações do dimorfismo sexual

O dimorfismo está relacionado com a atração romântica e sexual e, por isso, com a formação, manutenção e qualidade dos relacionamentos amorosos.
CONTINUE A LER NO MEU NOVO BLOG:
http://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/2016/08/14/cavalheirismo-e-uma-forma-de-machismo/