sábado, abril 23, 2016

A flecha do cupido produz prazeres ou sofrimentos intensos e duradouros



“A primeira vez, você nunca esquece”.
Todos nós podemos ser marcados, de forma intensa e duradoura, por muitos tipos de acontecimentos. Aquela famosa propaganda do sutiã bate nessa tecla: “A primeira vez, você nunca esquece!”. Essas marcas podem ser produzidas por muitos tipos de eventos, tanto positivos com negativos. Por exemplo, a primeira relação sexual, o nascimento do primeiro filho e muitos rituais de passagem (formatura, casamento, etc.) e, infelizmente, muitos eventos traumáticos (humilhações em público, estupro, acidentes, etc.) podem deixar marcas profundas e duradouras.
Vamos examinar aqui dois exemplos de marcas profundas que podem ser produzidas rapidamente: um exemplo apresentado por um filme de ficção científica e um exemplo de pesquisa com pintinhos. Vamos examinar também o fenômeno do apaixonamento que pode produzir muitas alegrias e sofrimentos.
O programa filial dos pintinhos
Pintinhos são chocados em uma chocadeira elétrica: nunca viram outra ave ou qualquer outro tipo de ser vivo. Grupos de pintinhos, com diferentes dias de idade, são expostos a uma pequena caixa de madeira que se movimenta em uma pista, em forma de círculo, e emite, através de um alto falante embutido em seu interior, piados típicos de uma galinha.
Até certa idade (cerca de um mês), eles começam a seguir a caixa que se movimenta na sua frente e mostram para ela todos os comportamentos típicos que os pintinhos mostram para suas mães: seguem-na onde quer que elas vão; correm para elas quando se sentem ameaçados; dormem sob suas azas, piam desesperadamente para chamá-la quando elas somem de suas vistas, etc.
Esse fenômeno (“estampagem”) ocorre com inúmeras espécies.
Fenômenos parecidos com a estampagem também ocorrem em diferentes épocas da vida (“períodos sensíveis”) e com diferentes tipos de comportamentos. Por exemplo, a formação das primeiras amizades ocorre durante a primeira infância. Outro exemplo, a época do primeiro apaixonamento pode acontecer no início da puberdade ou no início da adolescência (não conheço estudos que indiquem com segurança quando isso ocorre).
Inteligência artificial: amor filial instantâneo e imorredouro
(Filme dirigido por Steven Spielberg)
O filhinho ficou paralisado por um acidente teve um sério acidente que o deixou paralisado. A família resolve adotar um robô humanoide para aliviar o sofrimento provocado pela incapacitação do filho. Esse robô é indistinguível de uma criança, tanto na sua aparência, quanto na sua forma de se comportar. Após um período de experiência, o casal resolve ficar com ele. Tomada essa decisão, a mulher lê uma senha na presença do menino robô que aciona um programa afetivo que faz que ele passe a mostrar sentimentos intensos e persistentes, como aqueles exibidos por um filho para os seus pais.
Passado algum tempo, o filho verdadeiro se recupera da sua incapacitação e começa a desenvolver muito ciúme da relação entre o “irmão” robô e seus pais. O menino humano simula, então, uma tentativa de assassinato que teria sido cometido pelo irmão robô contra ele. Em consequência, os pais planejam descartar o robô. Ao tomar ciência desse plano, o robô foge. Dai para frente, ele sai à procura de algum mágico que o transforme em uma criança de verdade para assim, na sua crença, ser amado de novo pelos pais.
Milhares de anos depois, a humanidade já está extinta, mas lá está ele na frente à Estátua da Liberdade que, a essa altura está submersa. Ele confunde essa estátua com a “Fada” que pode transformá-lo em um menino. Há milhares de anos, lá está ele implorando incessantemente para que ela o transforme em uma criança de verdade. Ele acredita que essa transformação permitirá que seja aceito e amado, de novo, pela mãe. O robô adquiriu esse desejo intenso e incessante e um grande amor pela mãe assim que ela leu a senha que instalava o programa de amor filial e outros sentimentos humanos. (Claro, não contarei aqui o final do filme. Vale a pena assisti-lo).
O que interessa aqui é chamar a atenção para o “amor” intenso e imorredouro que o robô passou a sentir no instante que a senha foi lida pela sua “mãe”. De forma semelhante, muitas pessoas possuem uma espécie de programa romântico. Depois que a senha é acionada, essas pessoas são tomadas por uma paixão intensa e duradoura, o famoso “amor à primeira vista”.
A flecha de cupido aciona um poderoso programa que pode trazer imensos prazeres ou sofrimentos
Dedico boa parte do meu trabalho clínico ajudando meus pacientes, por um lado, a conquistar, reconquistar, aprofundar e manter o amor de seus amados e, por outro lado, a combater o amor que faz sofrer: amor não correspondido, amor que deixou de ser correspondido, amor impossível, amor que decepcionou (traiu, agrediu, etc.).
Esse meu trabalho tem me convencido, cada vez mais, do poder, duração e resistência da síndrome amorosa (o amor é composto por sentimentos, cognições e comportamentos) que foi profundamente instalada (quando é mal instalada pode provocar efeitos mais superficiais e durar pouco).

CONTINUE A LER NO MEU BLOG:
 http://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/2016/04/23/a-flexa-do-cupido-produz-prazeres-ou-sofrimentos-intensos-e-duradouros/