sábado, abril 02, 2016

Hedonismo ou ascetismo: você sabe aproveitar a vida?

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:
Levando-se em conta suas tendências para se entregarem ou se absterem do prazer imediato, as pessoas podem ser classificas em algum ponto do contínuo que vai do hedonismo ao asceticismo.
Aquelas tipicamente hedonistas não resistem à boa comida, praticam muito sexo, estão sempre viajando, não têm dó de gastar dinheiro, desfrutam do relacionamento social, etc.
Aquelas tipicamente ascetas são poupadoras, só adquirem o essencial, levam uma vida simples, são regradas na comida e na bebida, etc.
Causas do hedonismo e do ascetismo
Algumas das principais causas do hedonismo e do asceticismo são a força de controle das consequências imediatas e a capacidade de resistência à frustração.
As consequências imediatas controlam mais do que as consequências distantes
Quando outras condições são semelhantes, as consequências imediatas controlam mais nossos comportamentos do que as consequências mais distantes. Por exemplo, o prazer de comer é imediato e, por isso, controla mais nossos comportamentos do que o prazer de ficar magro e de ter uma boa saúde que só acontecem a médio e longo prazo através do controle da comida.
Outro exemplo: o prazer de ficar na internet é imediato. O prazer de concluir um bom trabalho e ser recompensado por isso demora mais tempo.
O desprazer de fazer ginástica é imediato para algumas pessoas. Os prazeres de ter um corpo bonito e uma boa saúde só acontecem após um bom tempo de boa ginástica.
Diferentes graus de resistência à frustração
Certas pessoas têm mais “resistência à frustração” do que outras. Aquelas que têm mais esse tipo de resistência toleram um grau maior do desconforto provocado pela frustração do que aquelas que têm um grau menor desse tipo do que outras para fazer esforços para atingir seus objetivos. Em outras palavras, elas conseguem tolerar melhor o desconforto que é provocado por fazer coisas desagradáveis para obter benefícios futuros (trabalhar duro, fazer ginástica, estudar arduamente, etc.) ou conseguem se abster de benefícios imediatos para obter uma quantidade maior de benefícios no futuro (por exemplo, se abstêm do prazer imediato de fumar para terem mais saúde no futuro; renunciam ao prazer imediato do descanso e fazem regime e ginástica para ficarem mais saudáveis e bonitas no futuro).
Um estudo americano mostrou que aos quatro anos de idade, as crianças já são bastante diferentes entre si na capacidade de adiar um prazer imediato para ganhar outro maior, mais tarde. Neste estudo, os experimentadores colocaram cada uma dessas crianças sentadas em uma cadeira em frente a uma mesa. Na mesa havia um marshmallow dentro de um prato. Os experimentadores informaram essas crianças que, se não comessem aquele marshmallow até eles voltarem, elas ganhariam mais um e, ai, poderiam comer os dois. Em seguida eles saiam da sala. As crianças eram filmadas o tempo todo. Esse estudo mostrou que algumas crianças conseguiram adiar o prazer imediato de comer o marshmallow que já estava ali na sua frente para conseguir ganhar dois algum tempo depois.
Vários aspectos dos desempenhos dessas crianças foram monitorados durante muitos anos após esse experimento inicial. Esse monitoramento mostrou que aquelas crianças que conseguiram adiar a gratificação tendiam a ser mais eficientes em diversas tarefas como nos seus desempenhos acadêmicos e sucesso na vida adulta.
Vantagens e desvantagens do hedonismo e do asceticismo
Tanto o hedonismo quanto a o ascetismo apresentam vantagens e desvantagens. Os exageros dessas duas formas de se entregar ou se abster o prazer é que causam problemas.
CONTINUE A LER NO MEU BLOG:
http://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/2016/04/02/hedonismo-ou-asceticismo-voce-sabe-aproveitar-a-vida/