sábado, janeiro 23, 2016

Vamos começar o psicoteatro: ajudando você ser como gostaria de ser

VAMOS COMEÇAR O PSICOTEATRO?
- Desenvolvimento de papéis para você se tornar como gostaria de ser.
- Treinamento teatral para desenvolver e treinar esses papéis
- Análise psicológica de obstáculos para interiorizar esses papéis e uso de técnicas psicológicas para superar esses obstáculos
(A cooperação de um diretor teatral será bem vinda!)
COMEÇANDO A FORMAR UM GRUPO EXPERIMENTAL DE INTERESSADOS
DATA DA PRIMEIRA REUNIÃO: 18/02/2016 (quinta feira)
LOCAL: Rua Realengo, 214, Alto de Pinheiros. Tel (11) 3021 5833
Horário: 20h15min - 22h15min
Valor simbólico para cobertura de despesas: R$ 150,00 por més.
INTERESSADOS: escreva para o meu e-mail: ailtonamelio@uol.com.br
PARA SABER O QUE É, LEIA O MEU ARTIGO, PUBLICADO NO MEU BLOG, EM 28/08/2014
29/08/2014
Psicoteatro: método para o desenvolvimento de papéis e características pessoais, sociais e profissionais
Você é um bom profissional, bom amigo, bom marido, bom pai, bom amante, um ótimo sedutor? Talvez, nem tanto! Claro, nem poderia. A maioria de nós nunca teve a oportunidade de desenvolver esses papéis de maneira sistemática e planejada.
Psicoteatro
Estou desenvolvendo um conjunto de técnicas psicológicas-teatrais (“psicoteatro”) para ajudar os participantes a criar, desenvolver, aperfeiçoar e incorporar características pessoais, habilidades sociais e papéis sociais. Essas técnicas também ajudarão a alterar motivações e a combater inibições que impedem os desempenhos sociais desejados.
Cada um de nós desempenha vários papéis no dia a dia: profissional, amigo, pai, amante, sedutor, etc. Podemos aperfeiçoar esses papéis e desenvolver outros papéis que gostaríamos de desempenhar na vida real.
Existem várias características de personalidade que estão envolvidas na composição dos papéis sociais ou que dão um colorido pessoal para eles: desenvoltura, sociabilidade, eficiência, amorosidade, amistosidade, sex appeal, romantismo, carisma, segurança, autenticidade, honestidade, etc. Essas características podem ser aperfeiçoadas ou criadas através de técnicas psicoteatrais apropriadas.
Cada papel social é constituído por vários tipos de habilidades: ouvir ativo, falar de forma interessante, empatia, argumentar, persuadir, negociar, etc. Essas habilidades podem ser desenvolvidas através de treinamentos específicos.
Os desempenhos dos papéis sociais e as manifestações de características de personalidade dependem de motivações e inibições que lhes são relevantes. Essas motivações e inibições podem ser alteradas através de procedimentos terapêuticos.
Ausência de tratamento sistemático para desenvolver papéis sociais
Quase ninguém recebeu tratamento sistemático para desenvolver papéis sociais, características de personalidade e habilidades sociais. Poucas pessoas passaram por um trabalho psicológico sistemático que lhes ajudassem a entender e a lidar com suas motivações e inibições que afetam os seus desempenhos sociais.
O desenvolvimento de papéis sociais e dos seus ingredientes geralmente acontece de forma não programada e não planejada. Esse desenvolvimento geralmente acontece através da observação e imitação de pessoas que estão desempenhando papéis na vida real, na televisão ou em filmes. Ele também é influenciado pelos romances, pelas biografias e pelas descrições orais dos modos de agir e das características de personalidade de personagens que são admirados ou condenados.
Esses papéis e seus ingredientes também recebem certa dose de polimento através de elogios, críticas e sugestões quando são desempenhados na vida real.
Através desses tipos de aprendizagens assistemáticas, todos nós acabamos desenvolvendo e incorporando papéis, características pessoais, habilidades sociais, motivações e inibições para agir socialmente que deixam muito a desejar em termos de eficiência e satisfação.
Geralmente temos pouca de consciência dos aspectos da nossa atuação social que são eficientes ou ineficientes. As pessoas com quem interagimos não sabem bem o que fazer para ajudar melhorar a nossa atuação social e, quando sabem, muitas vezes preferem não fazer nada porque temem nos ofender, ou agem de forma punitiva, o que também não contribui muito para o nosso aperfeiçoamento.
Mesmo quando temos consciência das deficiências na nossa atuação social, ainda assim, é difícil superá-las porque não sabemos como produzir mudanças em nós mesmos.
Devido a essas dificuldades para tomar consciência na nossa forma de agir socialmente e para mudá-la, acabamos acreditando que “somos assim”, “este é o nosso jeito de ser” e “não podemos mudar a nossa essência”.
Semelhanças e diferenças entre o psicoteatro e o teatro
Segundo, Irving Gofman (veja a citação na Nota, no final deste artigo), famoso estudioso da vida social, todos nós desempenhamos personagens, quase o tempo todo, em situações sociais. A vida social seria como um teatro, onde cada um finge que é um personagem e a plateia finge que acredita!
CONTINUE A LER NO MEU BLOG:
www.ailtonamelio.blog.uol.com.br