sábado, setembro 26, 2015

Dificuldade para sentir atração dificulta início de relacionamentos

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:
"Dificuldade para sentir atração dificulta início de relacionamentos"

Dificuldade para sentir atração atrapalha inícios de relacionamentos
Sentir atração ou amar faz parte do caminho natural para iniciar um relacionamento amoroso: as pessoas geralmente tentam estabelecer uma relação amorosa com quem amam ou, pelo menos, por quem sentem atração amorosa. Só nos países ou nas épocas históricas onde o casamento é arranjado é que a atração e/ou o amor não são considerados requisitos essenciais para iniciar um relacionamento amoroso.
Várias pesquisas vêm mostrando que a atração tem várias funções que são muito importantes para iniciar e desenvolver um relacionamento  amoroso. Algumas destas funções são as seguintes:
(a) A atração é um bom critério para escolher um parceiro.
(b) A atração é um requisito para se envolver em um relacionamento  amoroso.
(c) A atração mobiliza recursos para atrair o parceiro amoroso.
(d) A expressão da atração dá esperança para o parceiro de que ele será bem-sucedido para iniciar  e desenvolver este relacionamento amoroso com quem a está expressando .
Nos próximos tópicos, vamos analisar cada uma destas funções da atração amorosa.

Sentir atração é um bom critério para escolher um parceiro
Como escolhemos um parceiro na vida? Certamente não levamos no bolso uma lista de atributos que consideramos importantes num parceiro amoroso e com esta lista avaliamos os possíveis pretendentes que encontramos no dia-a-dia.
Funcionamos de uma forma diferente: simplesmente sentimos atração por algumas pessoas e não sentimos por outras. A atração que sentimos por uma pessoa é um forte indicativo de que esta tem as características que queremos em um parceiro amoroso. Esta atração é um mecanismo natural que sintetiza tudo aquilo que a nossa biologia (“causas universais”), a nossa cultura (“causas culturais”) e as peculiaridades das nossas histórias de vida (“causas idiossincráticas”) implantaram em nós como sendo as características mais importantes e mais valiosas que devemos procurar num parceiro amoroso. A natureza, ao invés de implantar em nós um mecanismo consciente e racional que nos fizesse dizer “aquela pessoa tem as características que valorizo em um parceiro amoroso”, optou por implantar um mecanismo que nós dá uma sensação do tipo “olhe que pessoa atraente!!!”

Sentir atração é um requisito para iniciar relacionamentos amorosos
"Ele seria um ótimo parceiro mim. Pena que não sinto atração por ele!" (Afirmação popular)
Como revela a afirmação popular acima, não basta encontrar uma pessoa que tenha ótimas qualidades para que aceitemos namorá-la, transar com ela etc. Para a grande maioria das pessoas sentir atração amorosa é um requisito indispensável para aceitar o início de um relacionamento amoroso.

Atração mútua – amor: critério importante para escolher um cônjuge
David Buss e colaboradores (1990) realizaram uma pesquisa em 37 culturas, espalhadas por todos os continentes do nosso planeta (uma amostra  brasileira foi incluída nesta pesquisa), com o intuito de verificar qual a importância que cada uma delas atribuía a 18 requisitos que uma pessoa deveria atender, para que fosse considerado como um bom parceiro para casar. Nesta pesquisa, o requisito sentir atração mútua - amor pelo parceiro foi aquele que obteve a maior média de importância (este requisito também foi considerado o mais importante pelos homens e mulheres brasileiros que participaram desta pesquisa). Este requisito foi considerado muito importante por praticamente todos os países ocidentais, como França, Estados Unidos e Inglaterra. Em algumas culturas não-ocidentais este requisito não foi considerado como fazendo parte do grupo dos requisitos mais importantes

Amor pode ser um requisito para o casamento
Uma pesquisa realizada por Levine e colaboradores (1995) também mostrou que o amor é considerado um requisito muito importante para o casamento nas culturas ocidentais. Estes autores pediram para pessoas de onze países (inclusive o Brasil) respondessem à seguinte questão:
“Se um homem (mulher) tivesse todas as qualidades que você deseja, você se casaria com ele(a) mesmo se não o(a) amasse?”

CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br