sábado, novembro 15, 2014

Você conhece as regras da amizade?

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO
"VOCÊ CONHECE AS REGRAS DA AMIZADE?
Muita gente não consegue fazer amigos, só tem amizades superficiais ou perde muitas amizades que fez a duras penas. Essas pessoas provavelmente não cumprem uma ou mais que uma das regras essenciais da amizade.

As pessoas em geral acreditam que a amizade, como o amor, é algo indescritível que surge ou pode ser desfeita misteriosamente. A amizade nasceria de uma espécie de química, simpatia ou vibração entre pessoas, quando o “santo delas bate”.

De fato a amizade, como o amor, tem algo de misterioso. No entanto, os estudos científicos vêm ajudando a desvendar esses dois fenômenos que estão entre os mais belos e importantes tipos de vínculo que nós, seres humanos, conseguimos desenvolver.

Entender como a amizade nasce e é cultivada ou, por outro lado, enfraquecida ou liquidada é muito útil. Este tipo de conhecimento pode ajudar aqueles que têm dificuldade para fazer ou manter amizades ou que querem melhorar a qualidade das amizades que já desfrutam.

A amizade pode estar presente em vários tipos de relacionamento
Os estudiosos da amizade geralmente preferem estudar este tipo de relacionamento quando ele ocorre por opção e não quando é esperado devido às expectativas de que eles devem estar presentes quando há laços de parentesco ou casamento entre duas pessoas. Eu creio que a amizade entre aparentados e entre cônjuges tem muito em comum com a amizade que surge entre pessoas que não tem vínculos de sangue ou formais

Regras que controlam os comportamentos sociais
Os comportamentos sociais são regidos por milhares, talvez por milhões de regras. Essas regras controlam, por exemplo, o que pode, não pode, deve e não deve ser feito no namoro, no casamento, durante uma visita à casa de um amigo, em um restaurante e entre estranhos que estão em um local público.

Consciência, registro por escrito, regulação informal ou legal das regras da amizade
A grande maioria dessas regras é aprendida e seguida inconscientemente.
Muitas vezes só ficamos conscientes dessas regras quando elas não são cumpridas. Por exemplo, quando um desconhecido começa a andar ao nosso lado na rua, achamos muito estranho e apressamos ou retardamos o nosso passo para nos desparelharmos dele. A regra que nos impede de andar lado a lado com um desconhecido geralmente não é ensinada formalmente, não está escrita em nenhum lugar e fazer isso não é proibido por nenhuma lei.

Algumas regras, como as da polidez, são conscientes e podem estar escritas em algum manual de polidez, mas não têm força legal. Por exemplo, segurar a porta aberta para outra pessoa passar é uma manifestação voluntária de polidez, mas não é obrigatória nem pelos costumes, nem por força de lei.

Uma pequena das regras que regulam as relações interpessoais é regulamentada por leis e, neste caso, não cumpri-las é passível de punições legais. Por exemplo, as regras que impedem que os pais de espanquem os filhos e aquela que impede que os esposos destratarem as esposas são regidas por leis.

Aprendizagem das regras da amizade
Geralmente aprendemos as regras da amizade através da observação dos comportamentos de outras em situações onde elas devem ser seguidas e pela observação das consequências que ocorrem quando essas pessoas seguem ou deixam de segui-las. Também aprendemos essas regras na base do ensaio e erro: obtemos bons resultados quando as obedecemos e maus resultados quando as desrespeitamos.

As regras da amizade
As regras mais importantes da amizade
Vou apresentar aqui algumas das regras mais importantes para a amizade verificadas em pesquisas internacionais. Como não conhecemos direito as regras que regem as amizades aqui no Brasil, essas regras internacionais devem ser consideradas com cautela.

As principais regras da amizade são as seguintes:

1- Confiança. Não dá para ficar amigo de uma pessoa que não confiamos e que não confia em nós.

2- Lealdade. Mesmo em situações difíceis, o amigo fica do nosso lado. Mesmo quando ele acha que não temos razão, ele pode até nos dizer isso, mas nos apoiará e nos ajudará a arcar com as consequências. Ele é uma das nossas principais fontes de apoio.

3- Compromisso. Podemos contar com o amigo.  Ele fará o que puder para nos ajudar quando temos dificuldade psicológica ou material (“If you need me, I’ll be there”, letra de música de mesmo nome de Michael Jackson).
CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br