sábado, setembro 05, 2015

Entenda as causas e consequências da dificuldade e facilidade excessivas para se comprometer com o amor

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:
"Entenda as causas e consequências da dificuldade e da facilidade excessivas para se comprometer com o amor"

O comprometimento é um fenômeno psicológico que está presente em quase todos os momentos de nossas vidas: esse fenômeno acontece toda vez que aceitamos uma meta para alcançar. O comprometimento está presente desde pequenos objetivos que assumimos (por exemplo, tomar a decisão de responder uma mensagem, ir ao toalete, ou almoçar) até grandes compromissos como aceitar um papel em um relacionamento ou aceitar obrigações materiais (por exemplo, tomar a decisão de assumir um namoro, assinar um contrato de trabalho).
Interromper algo que estamos tentando conseguir causa frustração e raiva.  Interromper compromissos firmados com outras pessoas ou instituições pode causar represálias sócias e legais. Por isso, pesamos as consequências antes de assumir compromissos.

Facilidade ou dificuldade excessiva para comprometer-se
Certas pessoas têm dificuldade para assumir vários tipos de compromisso.
Outras se comprometem fácil demais (tem gente que aceita namorar e até a se casar com facilidade excessiva).
Existem evidências de que as chances do casamento dar certo diminuem quando as pessoas namoram tempo demais ou muito pouco tempo antes de antes de se casaram. Essas chances diminuem, provavelmente, porque quem namora tempo demais está hesitando para se comprometer com aquele parceiro e quem namora tempo de menos está se casando sem conhecer direito o parceiro.
                   
Quais são os motivos da sua dificuldade para se comprometer com parceiros amorosos
Você está com dificuldades para iniciar, desenvolver e manter relacionamentos amorosos, morar junto ou casar, embora existam pessoas atraentes querendo esses tipos de compromisso com você? Responda as seguintes perguntas. Elas vão ajudar você a entender os motivos dessa dificuldade.
1- Você quer “aproveitar a vida” amorosa e, por isso, evita bravamente se comprometer seriamente para “não acabar a festa?”.
2- Você acha que a vida sem compromissos amorosos sérios tem mais vantagens do que a vida daqueles que estão compromissados nesta área?
3- Você não confia nas pessoas o suficiente para desenvolver relacionamentos íntimos e compromissados com elas?
4- Você é muito exigente e, por isso, ainda não achou alguém que atenda suas exigências e que também queira iniciar um relacionamento amoroso com você?
5- Você tem facilidade para iniciar relacionamentos amorosos, mas logo eles perdem a graça e você sai deles?
6- Você acaba sendo anulado pelos seus parceiros amorosos e, por isso, acaba perdendo a vitalidade e motivação para permanecer neles?
7- Você sempre tem medo de estar se comprometendo com a pessoa errada e esse medo atrapalha o seu envolvimento e estraga seus relacionamentos?
8- Para você, existem vários assuntos importantes na vida e o relacionamento amoroso é apenas um deles?
10- Rarissimamente você se entusiasma, se apaixona ou ama alguém?
No restante desse artigo, vamos abordar esses tipos de dificuldades.

Principais causas das dificuldades para assumir compromissos nos inícios dos relacionamentos amorosos
As causas das dificuldades para assumir compromissos nos relacionamentos amorosos podem ser classificadas em três grupos:
1- Causas disposicionais.
São causas pessoais e duradouras. Algumas causas disposicionais das dificuldades para aceitar compromisso são os seguintes:
- Estilo de apego evitativo: pessoas que tiveram cuidadores (geralmente mães) que eram emocionalmente distantes e que não lhes davam muito apoio têm boas chances de desenvolverem dificuldades para confiar em outras pessoas e para se apaixonar, amar e se entregar emocionalmente. Assumir compromissos amorosos implica em entregar-se a um relacionamento que, entre outras coisas, é afetivo, romântico e sexual.
- Disposição para a solteirice. Certas pessoas vivem melhor solteiras do que comprometidas. A tendência para a solteirice envolve vários mecanismos: sentir-se bem sozinho, possuir habilidades para conseguir as vantagens do relacionamento a dois sem ter que comprometer-se (conseguir companhia, afeto, sexo, etc.), prezar muito as liberdades de quem tem poucos compromissos amorosos, etc. (Veja, neste blog, o meu artigo a esse respeito:
“Você é um solteirão convicto e não sabe disso?”. Postado em 15/05/2012).
- Ter muita dificuldade para negociar suas necessidades quando está em um relacionamento compromissado (Acontece com pessoas inassertivas: acabam omitindo o que sentem e pensam e fingem concordar com o parceiro).
- Ferimentos psicológicos em relacionamento anteriores. Quem foi severamente ferido em relacionamentos anteriores tem medo de se entregar a um novo relacionamento (Gato escaldado...).
2- Causas circunstanciais
São causas passageiras: atuam por um determinado tempo ou circunstância. Por exemplo:
CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br