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Faltou assunto? Veja como proceder!
A conversa é a principal forma de relacionamento humano. Embora a conversa tenha essa importância, não recebemos nenhuma instrução formal sobre como conversar bem.
Um dos principais fatores que contribuem para uma boa conversa é a eficiência para encontrar e induzir assuntos motivadores para conversar. Não adianta muito ter uma lista fixa de bons assuntos ou estar informado sobre as últimas novidades. Os assuntos que interessam variam de um momento para outro. Se está acontecendo algo importante conosco, esse é o assunto que mais interessa naquele momento.
Também não adianta muito repetir assuntos que fizeram sucesso anteriormente (a não ser que este assunto seja um “assunto predileto” do interlocutor). Um assunto que fez sucesso ontem pode não ter a menor energia hoje.
Neste artigo vamos examinar alguns procedimentos que ajudam a identificar bons assuntos para conversar.
Um dos principais fatores que contribuem para uma boa conversa é a eficiência para encontrar e induzir assuntos motivadores para conversar. Não adianta muito ter uma lista fixa de bons assuntos ou estar informado sobre as últimas novidades. Os assuntos que interessam variam de um momento para outro. Se está acontecendo algo importante conosco, esse é o assunto que mais interessa naquele momento.
Também não adianta muito repetir assuntos que fizeram sucesso anteriormente (a não ser que este assunto seja um “assunto predileto” do interlocutor). Um assunto que fez sucesso ontem pode não ter a menor energia hoje.
Neste artigo vamos examinar alguns procedimentos que ajudam a identificar bons assuntos para conversar.
ESTABELECER CONVERSA CONTATO
A conversa contato é uma conversa onde são abordados assuntos leves e convencionais. Ela geralmente aparece enquanto os interlocutores ainda não se envolveram em assuntos mais motivadores ou quando falta assunto, mas o silêncio é desconfortável.
A conversa contato bem conduzida cria condições favoráveis para a conversa propriamente dita (desliga interlocutores de assuntos anteriores, esquenta a conversa e assuntos, induz emoções, provoca autoexposições, assuntos isca, links, indutores – perguntas, etc.) e serve como oportunidade para descobrir assuntos que já estão ativados para o interlocutor (já estão na sua cabeça), assuntos em andamento para o interlocutor (acontecimentos importantes para ele que ocorreram, estão ocorrendo ou vão ocorrer proximamente) e para induzir novos assuntos.
A conversa contato é uma conversa onde são abordados assuntos leves e convencionais. Ela geralmente aparece enquanto os interlocutores ainda não se envolveram em assuntos mais motivadores ou quando falta assunto, mas o silêncio é desconfortável.
A conversa contato bem conduzida cria condições favoráveis para a conversa propriamente dita (desliga interlocutores de assuntos anteriores, esquenta a conversa e assuntos, induz emoções, provoca autoexposições, assuntos isca, links, indutores – perguntas, etc.) e serve como oportunidade para descobrir assuntos que já estão ativados para o interlocutor (já estão na sua cabeça), assuntos em andamento para o interlocutor (acontecimentos importantes para ele que ocorreram, estão ocorrendo ou vão ocorrer proximamente) e para induzir novos assuntos.
PROPOR DIRETAMENTE ASSUNTOS
A maneira mais simples de introduzir um assunto na conversa é começá-lo e verificar se o interlocutor se interessa por ele: um ou ambos interlocutores propõem, direta ou indiretamente, assuntos. Quando é o nosso interlocutor que propõe, ficamos mais tranquilos porque é provável que o assunto que ele propôs o motiva.
Quando somos nós que propomos assuntos, temos que monitorar as reações do interlocutor para verificar se ele está envolvido com o tema que propusemos.
Maneiras espontâneas de propor assuntos
- Propor diretamente assuntos
- Apresentar informações gratuitas (informações não solicitadas pelo interlocutor) sobre assuntos que queremos abordar.
- Apresentar informações sintéticas sobre o assunto e esperar que o interlocutor peça para expandi-las.
- Apresentar perguntas retóricas para introduzir o que quer falar (Por exemplo, dizer: “Você não sabe o que me aconteceu!”).
- Apresentar assuntos preparatórios para o assunto de interesse. Por exemplo, perguntar: “E ai, como está o final de ano? Muitas festas? Para mim está feio....”
- Perguntar se o interlocutor se interessa pelo tema que pretende introduzir (“Você gosta de política internacional?”).
A maneira mais simples de introduzir um assunto na conversa é começá-lo e verificar se o interlocutor se interessa por ele: um ou ambos interlocutores propõem, direta ou indiretamente, assuntos. Quando é o nosso interlocutor que propõe, ficamos mais tranquilos porque é provável que o assunto que ele propôs o motiva.
Quando somos nós que propomos assuntos, temos que monitorar as reações do interlocutor para verificar se ele está envolvido com o tema que propusemos.
Maneiras espontâneas de propor assuntos
- Propor diretamente assuntos
- Apresentar informações gratuitas (informações não solicitadas pelo interlocutor) sobre assuntos que queremos abordar.
- Apresentar informações sintéticas sobre o assunto e esperar que o interlocutor peça para expandi-las.
- Apresentar perguntas retóricas para introduzir o que quer falar (Por exemplo, dizer: “Você não sabe o que me aconteceu!”).
- Apresentar assuntos preparatórios para o assunto de interesse. Por exemplo, perguntar: “E ai, como está o final de ano? Muitas festas? Para mim está feio....”
- Perguntar se o interlocutor se interessa pelo tema que pretende introduzir (“Você gosta de política internacional?”).
PROPOR ASSUNTOS ISCA
- Mencionar vários assuntos de interesse de quem menciona para verificar se o interlocutor manifesta interesse por algum deles.
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www.ailtonamelio.blog.uol.com.br
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