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"TRÊS TIPOS DE ASSUNTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUAS CONVERSAS INFORMAIS"
A conversa é o principal tipo de relacionamento social. Ela é um dos principais fatores que contribuem para que os relacionamentos sejam iniciados, tenham boa qualidade e progridam ou, por outro lado, tenham má qualidade e terminem.
O assunto é um dos principais determinantes do sucesso ou fracasso das conversas. Quando alguém menciona qualidades e defeitos da conversa, tais como “interessante”, “envolvente”, “edificante”, “engraçada” ou, por outro lado, “chata”, “estéril”, “ofensiva” etc. pensamos imediatamente no assunto que foi tratado. Conversar sobre assuntos agradáveis ou que tenham função positiva para os interlocutores é crucial para que a conversa seja bem sucedida.
Vamos tratar aqui de três tipos de assuntos que devem estar presentes nas conversas informais: (1) Assuntos leves das conversas-contato, (2) assuntos ativados e (3) assuntos em andamento.
Assuntos leves das conversas contatos
Conversa contato é aquela conversa leve que geralmente ocorre no início dos encontros, ou durante a conversa propriamente dita, quando falta assunto ou existem inibições para conversar sobre outros assuntos.
Na conversa contato são abordados temas como as características e acontecimentos que estão ocorrendo no local onde os interlocutores estão (“Bonito local”, “Festa animada!”, “Gostei da sua roupa!”) ou o que aconteceram um pouco antes (“Difícil estacionar aqui, não é?”, “Pegou essa chuva forte para chegar até aqui?”).
Não menospreze os assuntos leves que são tratados nas conversas contato. É importante conversar sobre esses assuntos. Por exemplo, um estudo recente mostrou que os homens que estabelecem este tipo de conversa antes de um encontro comercial têm mais sucesso nos negócios que são tratados em seguida do que aqueles que não têm esse tipo de conversa. Esse tipo de conversa é uma manifestação de consideração e amistosidade pelo interlocutor. Essa manifestação ajuda a criar um clima positivo que favorece a conversa posterior, que trata dos negócios.
Porque tratamos de assuntos leves nas conversas contato
Tratar de assuntos leves durante a conversa contato envia as seguintes mensagens para os interlocutores:
- Tenho tempo para conversar
- Estou motivado para conversar com você. Quero conversar com você, embora ainda não tenhamos encontrado assuntos relevantes para conversar.
- Estamos nos sondando para ver quais assuntos são importantes para conversar.
- Estamos dando espaço para o outro trazer para a conversa fatos importantes que estejam lhe afetando.
- Estamos nos esquentando para conversar. Estamos ativando assuntos que ambos tenhamos interesse e nos desligando de outros assuntos para nos concentrarmos em nossa conversa.
Assuntos Ativados
Assunto ativado em um dado momento é aquele que está presente nos pensamentos ou nos sentimentos da pessoa.
Sempre existe algo nos afetando. Por isso, sempre existe algum assunto ativado na nossa mente. Somos afetados por tudo aquilo que nos diz respeito materialmente, socialmente, corporalmente e por tudo aquilo que confirme ou desconfirme nossa forma de ver as coisas, os acontecimentos e a nós mesmos.
Para que a conversa tenha sucesso, é necessário estar atento, o tempo todo, para aquilo que está afetando a si próprio e aos interlocutores em todos os momentos da conversa. Tudo que está afetando a pessoa, acima do seu limiar de consciência, é um assunto ativado para ela. Ignorar o que está afetando cada um dos participantes da conversa é ignorar aquilo que eles estão motivados para conversar e tentar conversar sobre outros assuntos.
Quando uma pessoa se põe a conversar sobre um assunto que é menos motivador para ela do que outros assuntos que já estão presentes na sua cabeça é porque ela não pode falar do que a está afetando ou porque não quer contrariar o interlocutor. Ou seja, ela se força a conversar sobre assuntos para não decepcionar o interlocutor.
Trazer os próprios assuntos ativados para a conversa
Não trazer os próprios assuntos ativados ou em andamento para a conversa tem custos e benefícios. Por exemplo, quem não traz seus próprios assuntos se envolve menos e pode se esfriar com o relacionamento com este interlocutor. Vantagem: atende o interlocutor que vai ter espaço para falar mais de si, o que pode deixa-lo mais contente com a conversa.
Medidas para identificar assuntos ativados para o interlocutor
Três medidas principais para saber se há algum assunto fortemente ativado para o interlocutor:
1- Lançar perguntas sobre o que está se passando com ele. Por exemplo, perguntar e insistir em perguntas semelhantes: “Tudo bem com você?”, “O que você conta de novo?”, “Quais são as novidades?”.
2- Desenvolver conversa contato para lhe dar a oportunidade ou pressioná-lo a introduzir assuntos
3- Propor assuntos e observar se o interlocutor adere a um deles com entusiasmo. Caso não adira, ou ele tem outro assunto na cabeça, ou ele não está motivado para conversar ou não está motivado para conversar sobre os assuntos que estão sendo tratados.
Ignorar assuntos fortemente ativados atrapalha a abordagem de outros assuntos
Geralmente temos dificuldade para conversar sobre um assunto quando outro assunto está nos afetando mais fortemente. Além disso, a conversa sobre o outro assunto menos ativado fica menos prazerosa e fluente para quem está fazendo tal esforço.
O seguinte relato ilustra a influência que um assunto ativado oculto pode ter em quem está tentando conversar sobre outro assunto:
“Eu estava com aquele assunto na cabeça e, por isso, não conseguia pensar direito em mais nada. O assunto que estava em minha cabeça não podia abordado com aquele interlocutor. Eu estava torcendo para que aquela conversa terminasse logo, pois assim, eu poderia ficar só para voltar a pensar naquele assunto que estava me preocupando”.
Assuntos em andamento
Assuntos em andamento são aqueles que dizem respeito a acontecimentos importantes que:
1- Estão ocorrendo, mas no momento não estão totalmente ativados nos pensamentos ou sentimentos da pessoa. Por exemplo, a pessoa tem que cumprimentar um amigo que está aniversariando hoje, mas, no momento, ela está envolvida em uma conversa agradável com uma colega de trabalho. Assim que o envolvimento com essa conversa diminuir, ela voltará a se lembrar do aniversário.
CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br
"TRÊS TIPOS DE ASSUNTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUAS CONVERSAS INFORMAIS"
A conversa é o principal tipo de relacionamento social. Ela é um dos principais fatores que contribuem para que os relacionamentos sejam iniciados, tenham boa qualidade e progridam ou, por outro lado, tenham má qualidade e terminem.
O assunto é um dos principais determinantes do sucesso ou fracasso das conversas. Quando alguém menciona qualidades e defeitos da conversa, tais como “interessante”, “envolvente”, “edificante”, “engraçada” ou, por outro lado, “chata”, “estéril”, “ofensiva” etc. pensamos imediatamente no assunto que foi tratado. Conversar sobre assuntos agradáveis ou que tenham função positiva para os interlocutores é crucial para que a conversa seja bem sucedida.
Vamos tratar aqui de três tipos de assuntos que devem estar presentes nas conversas informais: (1) Assuntos leves das conversas-contato, (2) assuntos ativados e (3) assuntos em andamento.
Assuntos leves das conversas contatos
Conversa contato é aquela conversa leve que geralmente ocorre no início dos encontros, ou durante a conversa propriamente dita, quando falta assunto ou existem inibições para conversar sobre outros assuntos.
Na conversa contato são abordados temas como as características e acontecimentos que estão ocorrendo no local onde os interlocutores estão (“Bonito local”, “Festa animada!”, “Gostei da sua roupa!”) ou o que aconteceram um pouco antes (“Difícil estacionar aqui, não é?”, “Pegou essa chuva forte para chegar até aqui?”).
Não menospreze os assuntos leves que são tratados nas conversas contato. É importante conversar sobre esses assuntos. Por exemplo, um estudo recente mostrou que os homens que estabelecem este tipo de conversa antes de um encontro comercial têm mais sucesso nos negócios que são tratados em seguida do que aqueles que não têm esse tipo de conversa. Esse tipo de conversa é uma manifestação de consideração e amistosidade pelo interlocutor. Essa manifestação ajuda a criar um clima positivo que favorece a conversa posterior, que trata dos negócios.
Porque tratamos de assuntos leves nas conversas contato
Tratar de assuntos leves durante a conversa contato envia as seguintes mensagens para os interlocutores:
- Tenho tempo para conversar
- Estou motivado para conversar com você. Quero conversar com você, embora ainda não tenhamos encontrado assuntos relevantes para conversar.
- Estamos nos sondando para ver quais assuntos são importantes para conversar.
- Estamos dando espaço para o outro trazer para a conversa fatos importantes que estejam lhe afetando.
- Estamos nos esquentando para conversar. Estamos ativando assuntos que ambos tenhamos interesse e nos desligando de outros assuntos para nos concentrarmos em nossa conversa.
Assuntos Ativados
Assunto ativado em um dado momento é aquele que está presente nos pensamentos ou nos sentimentos da pessoa.
Sempre existe algo nos afetando. Por isso, sempre existe algum assunto ativado na nossa mente. Somos afetados por tudo aquilo que nos diz respeito materialmente, socialmente, corporalmente e por tudo aquilo que confirme ou desconfirme nossa forma de ver as coisas, os acontecimentos e a nós mesmos.
Para que a conversa tenha sucesso, é necessário estar atento, o tempo todo, para aquilo que está afetando a si próprio e aos interlocutores em todos os momentos da conversa. Tudo que está afetando a pessoa, acima do seu limiar de consciência, é um assunto ativado para ela. Ignorar o que está afetando cada um dos participantes da conversa é ignorar aquilo que eles estão motivados para conversar e tentar conversar sobre outros assuntos.
Quando uma pessoa se põe a conversar sobre um assunto que é menos motivador para ela do que outros assuntos que já estão presentes na sua cabeça é porque ela não pode falar do que a está afetando ou porque não quer contrariar o interlocutor. Ou seja, ela se força a conversar sobre assuntos para não decepcionar o interlocutor.
Trazer os próprios assuntos ativados para a conversa
Não trazer os próprios assuntos ativados ou em andamento para a conversa tem custos e benefícios. Por exemplo, quem não traz seus próprios assuntos se envolve menos e pode se esfriar com o relacionamento com este interlocutor. Vantagem: atende o interlocutor que vai ter espaço para falar mais de si, o que pode deixa-lo mais contente com a conversa.
Medidas para identificar assuntos ativados para o interlocutor
Três medidas principais para saber se há algum assunto fortemente ativado para o interlocutor:
1- Lançar perguntas sobre o que está se passando com ele. Por exemplo, perguntar e insistir em perguntas semelhantes: “Tudo bem com você?”, “O que você conta de novo?”, “Quais são as novidades?”.
2- Desenvolver conversa contato para lhe dar a oportunidade ou pressioná-lo a introduzir assuntos
3- Propor assuntos e observar se o interlocutor adere a um deles com entusiasmo. Caso não adira, ou ele tem outro assunto na cabeça, ou ele não está motivado para conversar ou não está motivado para conversar sobre os assuntos que estão sendo tratados.
Ignorar assuntos fortemente ativados atrapalha a abordagem de outros assuntos
Geralmente temos dificuldade para conversar sobre um assunto quando outro assunto está nos afetando mais fortemente. Além disso, a conversa sobre o outro assunto menos ativado fica menos prazerosa e fluente para quem está fazendo tal esforço.
O seguinte relato ilustra a influência que um assunto ativado oculto pode ter em quem está tentando conversar sobre outro assunto:
“Eu estava com aquele assunto na cabeça e, por isso, não conseguia pensar direito em mais nada. O assunto que estava em minha cabeça não podia abordado com aquele interlocutor. Eu estava torcendo para que aquela conversa terminasse logo, pois assim, eu poderia ficar só para voltar a pensar naquele assunto que estava me preocupando”.
Assuntos em andamento
Assuntos em andamento são aqueles que dizem respeito a acontecimentos importantes que:
1- Estão ocorrendo, mas no momento não estão totalmente ativados nos pensamentos ou sentimentos da pessoa. Por exemplo, a pessoa tem que cumprimentar um amigo que está aniversariando hoje, mas, no momento, ela está envolvida em uma conversa agradável com uma colega de trabalho. Assim que o envolvimento com essa conversa diminuir, ela voltará a se lembrar do aniversário.
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