A comunicação acontece através da
comunicação verbal e comunicação não verbal. Dependendo do tipo de informação
que está sendo transmitida, um desses dois tipos de comunicação pode ser mais
eficiente do que o outro. Geralmente, eles são combinados para gerar mensagens
complexas. A comunicação não verbal pode acompanhar a comunicação verbal ou ser
apresentada isoladamente.
Aqui estão algumas características
de cada tipo de comunicação:
- Comunicação
     Verbal:
 - É
      mais eficiente para falar sobre conceitos abstratos, coisas ausentes e
      fazer planos para o futuro.
 - As
      mensagens apresentadas por meio de palavras são mais definidas e
      definitivas do que aquelas transmitidas pela comunicação não verbal. Por
      exemplo, quando alguém expressa interesse amoroso por outra pessoa
      verbalmente, essa declaração deixa pouca margem para dúvidas e
      dificilmente será esquecida. 
 - Comunicação
     Não Verbal:
 - Envolve
      gestos, expressões faciais, postura corporal, olhares e outros sinais não
      expressos em palavras.
 - Pode
      confirmar, reforçar, contradizer ou apresentar informações diferentes
      daquelas transmitidas verbalmente. 
 - A
      comunicação não verbal desempenha um papel crucial na expressão de
      emoções, atitudes e intenções. 
 - A
      comunicação não verbal é contínua; a verbal é categórica. Quando alguém
      lança olhares amorosos e circula ao redor de outra pessoa, essas
      manifestações são menos comprometedoras e menos definidas do que a
      declaração verbal correspondente. 
 
Principais Tipos de Comunicação Não Verbal
Os tipos de comunicação não verbal que vamos
apresentar em seguida estão presentes em quase todos os tipos de conversa:
profissional, amistosa, social e amorosa. Muitos destes comportamentos são
mostrados tanto pelos falantes quanto pelos ouvintes, por homens e mulheres e
por pessoas de todas as idades.
A
comunicação não verbal desempenha um papel fundamental na interação humana.
Vamos explorar os principais tipos de comunicação não verbal:
- Aparência:
 - A aparência de uma pessoa é informativa sobre suas características,
      intenções e afiliações sociais.
 - Isso inclui características físicas como peso, altura e detalhes
      faciais.
 - Também abrange aspectos como vestuário, adornos, acessórios e
      cuidados com a aparência (como depilação).
 - Intervenções cirúrgicas estéticas, como cirurgia plástica e botox,
      também fazem parte da comunicação através da aparência.
 - Espaço Pessoal:
 - O espaço pessoal é como uma “bolha” ao redor do corpo de uma
      pessoa.
 - Existem quatro distâncias com diferentes usos psicológicos:
 - Íntima (distância curta, uma pessoa consegue tocar a outra): Usada
       em situações íntimas, como namorar ou agredir.
 - Pessoal (bolha de formato irregular ao redor do corpo): usada
       para conversas informais com amigos e familiares.
 - Social (distância usada para encontros formais como reuniões de
       negócios): Utilizada em conversas formais e interações com colegas.
 - Pública: (distância reservada para palestras, aulas e outras
       situações públicas). A fala é mais lenta; as palavras são mais formais e
       escolhidas com cuidado; o encontro é mais impessoal.
 - Orientação das Partes do Corpo:
 - Os ângulos entre as partes frontais do corpo de um interlocutor em
      relação ao outro. Estes ângulos são relevantes na comunicação.
 - Alguns exemplos de orientações importantes:
 - Face: A direção do rosto indica atenção e interesse.
 - Tórax: A orientação do tórax pode mostrar atenção mais duradoura
       do que a orientação da face.
 - Joelho: A orientação dos joelhos pode indicar envolvimento ou
       desconexão.
 - Pés: A direção dos pés pode revelar para onde a pessoa está
       voltando sua energia.
 - Expressões Faciais:
 - As expressões faciais são formas muito importantes de comunicação.
 - Elas comunicam emoções, enfatizam o que está sendo dito e regulam
      o fluxo da conversa.
 - Expressões genuínas (como um sorriso verdadeiro) e expressões
      simuladas (como um sorriso educado) fazem parte desse repertório.
 
- Olhar:
 - O olhar é um tipo poderoso de comunicação. Ele pode expressar
      amor, atenção, raiva ou desafio etc.
 - A esclera (a parte branca do olho) permite que observemos a
      orientação dos olhos de outra pessoa à distância.
 - Quem olha quem, quando, onde e por quanto tempo são variações do
      olhar que comunicam muitas informações.
 - Pupilas:
 - A dilatação e constrição das pupilas comunicam importantes
      informações.
 
Por exemplo,
pupilas dilatadas indicam atenção e interesse, enquanto pupilas contraídas
podem sinalizar rejeição.
- Contato Físico:
 - O contato físico entre pessoas pode ter efeitos positivos ou
      negativos, dependendo de vários fatores: quem tocou que, onde tocou, como
      tocou, por quanto tempo tocou e a autorização para tocar.
 - O contato físico adequado expressa afeto, acolhimento ou, em casos
      inadequados, é invasivo e agressivo.
 - Posturas Corporais:
 - As posturas são definidas por ângulos entre partes contíguas do
      corpo. 
 - As posturas, como inclinação de cabeça, tronco ou cruzamento de
      braços e pernas, revelam atenção, receptividade, dominância e até desejo
      sexual.
 - Movimentos Comunicativos:
 - A qualidade, frequência e intensidade dos movimentos transmitem
      informações.
 - Eles podem revelar emoções, atitudes e traços de personalidade.
 - Comunicação Odorífica:
 - Certas glândulas corporais emitem feromônios que podem comunicar
      medo ou desejo sexual e afetar os interlocutores
 - Os perfumes e desodorantes também são informativos
 - Comunicação Não Verbal Vocal:
 - Além da linguagem verbal, a paralinguagem (como entonação e ritmo)
      e a extralinguagem (qualidade vocal) também são importantes.
 - Elas variam com a idade, peso e características individuais.
 - Tempo como Forma de
     Comunicação:
 - Pausas na fala, velocidade e sincronicidade de comportamentos
      entre
 

