domingo, março 05, 2017

Cenários: você parou no tempo ou é capaz de renovar-se para viver a vida?

Bons tempos aqueles!”
“Você era feliz e não sabia.”
(Ditados apreciados pelos saudosistas que ficaram para trás!)
As crianças são irrequietas, questionadoras, curiosas e vivas. A maioria das pessoas, com o passar dos anos, vai se tornando desvitalizada, descrente, dormente, desiludida e acomodada. Isto sim é se acomodar na vida e envelhecer.
Por que acontecem essas mudanças? Muita gente pensará logo nos hormônios e na maturidade. Claro, esses fatores têm suas influências, mas são apenas parte da resposta.
Creio eu, que boa parte da desvitalizaçao que as pessoas experimentam durante a vida é fruto do bloqueio de suas capacidades para enfrentar novas situações. Esse bloqueio é resultado do aprendizado errôneo sobre suas capacidades para mudarem e para mudar as situações que as aprisionam: durante a vida, elas vão acumulando tranqueiras, que têm medo de perder, e desenvolvendo a crença errônea que podem adquirir segurança através do acúmulo de coisas e da evitação obsessiva da insegurança que é inerente ao viver.

Coisa de louco: novas situações, respostas antigas

Ele tinha feito muito sucesso nos anos 70. Cabelos longos, alto, calça boca de sino, baladeiro, revoltado na escola… As meninas, suspiravam por ele. Namorava várias…
Agora, 2017, ele parecia saído de uma viagem no tempo. Continuava com o mesmo estilo de vestuário, cabelos longos, carro antigo. Não havia concluído o segundo grau, não havia se casado.
Chocava mais do que atraia. Era um verdadeiro dinossauro tentando se dar bem na cidade de São Paulo . As mocinhas que o atraiam ainda tinham a mesma faixa etária daquela época. Agora, ele era o tio esquisito e antiquado, babando pelas menininhas. Cheirava a pedofilia. Ele não se enxergava….
Muita gente é assim. Faz sucesso em uma época e quer manter o sucesso pelo resto da vida usando a mesma fórmula!

Durante nossa vida, os cenários vão mudando e exigindo novos posicionamentos

Durante a vida, e a todo o momento, a nossa situação objetiva muda, o nosso estado de espírito muda, as nossas motivações mudam, as nossas percepções mudam, as nossas condições físicas mudam. Cada um desses cenários oferece dificuldades e oportunidades para serem usufruídas.
Os cenários mudam em diferentes épocas de nossas vidas. Os cenários também mudam na mesma época, dependendo da situação onde estejamos.
Desde que nascemos, os cenários vão mudando: evoluímos desde a extrema dependência de nossos pais até um grande grau de autonomia; desde a época de namoro para a fase do casamento e, cada vez mais, para a fase da separação, do novo namoro e do novo casamento.
As nossas ferramentas físicas, sociais e psicológicas podem ser adequadas ou inadequadas para lidar com cada um desses novos cenários. Por isso, elas têm que serem atualizadas continuamente. Isto sim é estar vivo!
Você está pronto para se renovar e atuar com eficiência em cada um desses cenários, à medida que eles vão aparecendo? Ou você é o tipo que morreu na véspera: agarra-se a certos acontecimentos e papéis e passa (perde) o resto da vida agarrado a eles, enfiando a cabeça em um buraco, como fazem as avestruzes, para evitar os perigos?
Nova situação, novos desafios, nova brisa: renovação!

Recusas para perceber novas situações e reagir à altura

Um estudo inglês verificou que a principal causa das separações de casais é o esvaziamento do relacionamento. O esvaziamento acontece quando um ou ambos os parceiros deixam de ser relevantes ou significativos para o outro. Quando acontece o esvaziamento da relação, só é possível permanecer na companhia da parceira quando há coisas externas para fazer: assistir televisão, visitar locais, ir a shows. Só a sua companhia se tornou monótona e chata. Ela deixou de ser estimulante: perdemos a motivação para conversar, para namorar, para transar.
O principal motivo do esvaziamento é a mesmice. Em todos os setores da vida, deixamos de ser estimulados pelo que é conhecido, invariável e seguro. No relacionamento, essa mesmice acontece tanto porque a parceira que se comporta sempre igual, quanto pelo fato do seu parceiro se recusar a ver o que ela está apresentando de diferente.

Uso exagerado de classificações e protocolos de ações mata o relacionamento

CONTINUE A LER NO MEU NOVO BLOG:
http://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/2017/03/04/cenarios-voce-parou-no-tempo-ou-e-capaz-de-renovar-se-para-viver-a-vida/