domingo, fevereiro 05, 2017

O que fazer para aumentar seu charme durante as conversas

Você gosta de shows musicais, exposições, novelas, esportes, ler e viajar?
Pois bem, essas atividades realmente podem ser agradáveis e interessantes!
Você investe bastante tempo e dinheiro para cuidar da sua aparência? Ótimo! A aparência faz diferença em várias circunstâncias!
Você trabalha duro para adquirir e exibir símbolos de sucesso e estatuto: carrões, casas monumentais, joias caras, roupas de grife? Ok! Muita gente fica mais segura quando exibe essas coisas e, realmente, impressiona outras pessoas.

Quando o seu modo de agir é o espetáculo

Além dos recursos para se firmar e impressionar outras pessoas, apontados acima, existe pelo menos mais um que produz efeitos sociais contínuos e poderosos: a capacidade psicológica para fascinar através da maneira de se portar, principalmente através da maneira de conversar.
Algumas pessoas são verdadeiros espetáculos psicológicos. Não cansamos de prestar atenção nelas, ouvi-las, apreciar suas iniciativas e reações. Elas são fontes de novidade o tempo todo. Suas ações e reações criativas, personalizadas e honestas aos acontecimentos garantem o espetáculo. Certos artistas, pessoas públicas, professores e amigos são pessoas assim: garantem o sucesso de qualquer filme, festa ou da conversa que participem.
Qualquer coisa que façamos com essas pessoas fascinantes, ou que elas estejam presentes, tem boa chance de sucesso. Suas presenças colorem os acontecimentos que participam. Frequentemente, suas participações são mais interessantes e gratificam mais os outros participantes do que os acontecimentos que estão participando.
Essas pessoas-espetáculo raramente apresentam ações e reações convencionais aos acontecimentos. Elas estão ali de verdade. Não estão ali apenas para fazer o que é politicamente correto ou para agir e reagir como o interlocutor espera ou gostaria que elas agissem.

Sucesso psicológico na conversa

Nada mais gostoso do que aquele tipo de conversa envolvente que nos deixa espontâneos, produz aquela sensação de fluidez e faz que percamos a noção do tempo! Podemos ficar por tempo sem fim em um papo assim!
Não falta assunto. Nem percebemos como novos assuntos vão surgindo. Conversamos sobre tudo: assunto puxa assunto, ficamos entusiasmados e somos bastante autênticos nas nossas participações.

Não é só o assunto que produz sucesso psicológico, mas principalmente o jeito de tratar deles

Podemos dominar assuntos importantes e, mesmo assim, sermos chatos e monótonos. Sheldon, o personagem da série televisa Big Bang Theory, ilustra bem esse ponto: ele sabe falar com profundidade e precisão sobre inúmeros assuntos, mas é extremamente chato quando faz isso! Tão chato que se torna interessante porque fica hilário quando se põe a dissertar cientificamente sobre assuntos corriqueiros, desde culinária, reprodução humana e amizades até teorias sobre a natureza da matéria e origens do universo!

O que acontece na conversa envolvente?

Pois bem, como conseguir conversar assim? O que faz essas conversas acontecerem?
conversa se estabelece.
Realmente, o assunto é muito importante para provocar o envolvimento na conversa. Sabemos, no entanto, que em certas circunstâncias ficamos tão entusiasmados com nosso interlocutor e com a conversa que somos capazes de conversar sobre qualquer assunto. Neste caso, foi produzido um “estado conversacional”: uma espécie de estado alterado. Quando ele nos toma, queremos conversar e o assunto deixa de ser tão importante.
Aliás, existem estados assim para várias coisas: em certas horas, assistir televisão é a melhor coisa para se fazer, em outras horas, gostamos de caminhar, namorar, ficar sozinho…
Os fatos apontados acima ajudam a diminuir a importância do mito: “Se não tenho boas conversas, é porque não conheço bons assuntos”. Tive um paciente muito tímido que achava que para conseguir conversar bem com as mulheres deveria saber falar de novelas, MPB e viagens. Um jornal de grande circulação também propôs a fornecer bons assuntos: “Faltou assunto? Leia o XXXX”. Estamos vendo que os bons assuntos ajudam, mas não são suficientes para produzir boas conversas!

Possíveis causas do sucesso psicológico na conversa

Responda às seguintes perguntas. Elas abordam possíveis fatores que contribuem para o fascínio psicológico produzido na conversa.
Perguntas
Durante as conversas:
– Você fica a vontade para ser o centro da atenção ou a atenção é uma espécie de batata quente, que logo você quer passar para outra pessoa?
– Você mostra a sua posição pessoal sobre o assunto que está abordando?
– Você mostra prazer quando trata dos assuntos?
CONTINUE A LER NO MEU NOVO BLOG:
http://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/2017/02/04/o-que-fazer-para-aumentar-seu-charme-durante-as-conversas/