sábado, janeiro 07, 2017

Desequilíbrio na intensidade do amor: você e sua parceira se amam da mesma forma e na mesma intensidade?

Nada melhor do que relacionar-se com pessoas que realmente gostem de nós tanto quanto gostamos delas: que sintam atração e amor por nós, que tenham prazer em relacionar-se conosco, que nos aceitam e admiram da mesma forma e na mesma intensidade que sentimos por elas. Ter uma parceira assim não tem preço!
Algumas pessoas gostam de fazer coisas conosco: ir a eventos, shows, viajar, festas, dançar. Dentre essas pessoas, algumas gostam de se relacionar conosco e não apenas gostam da nossa companhia para fazer outras coisas interessantes. Estas são aquelas pessoas que gostam de conversar conosco, apreciam o nosso humor, levam em conta o que dizemos, acham interessante e respeitam como encaramos diversos tipos de acontecimentos…
Na área romântica, além de gostarem da nossa companhia para eventos e sentirem prazer em se relacionar conosco, também é imprescindível que elas sintam atração romântica e sexual por nós.
Quando uma pessoa sente atração romântica por nós, ela gosta do nosso jeito (“Something in the way she moves / Attracts me like no other lover / Something in the way she woos me”…George Harrison, Beatles). Ela gosta de olhar nos nossos olhos prolongadamente, dançar de rosto colado, fazer declarações de amor.
É muito bom ter uma companheira que sinta desejo por nós não apenas porque estão privadas sexualmente, mas também porque nos acham sexualmente atraentes.
A atração romântica e a atração sexual são os diferenciadores entre o relacionamento romântico (namoro, casamento, amantes…) e outros tipos de relacionamentos, como a amizade e o coleguismo e os relacionamentos românticos.

Discrepância entre os parceiros na natureza e na intensidade das atrações

A discrepância acontece quando a atração de um parceiro pelo outro é maior ou menor do que vice-versa.
Entre outros motivos, essa discrepância acontece quando um parceiro gosta, deseja ou ama menos ou outro. Pior ainda, quando o parceiro menos atraente acha que a companheira está sentindo esse tipo de atração por outra pessoa.
É muito frequente que uma pessoa goste, deseje ou ame mais a outra que vice-versa. O fato de ambos dizerem “Estou apaixonado por você”, “Te amo” e assemelhados não garante que a paixão ou o amor tenham a mesma intensidade.
Essa discrepância entre os parceiros acontece em todos os tipos de relacionamentos: entre colegas, entre amigos, entre pessoas que estão se relacionando no campo amoroso.

Independência além dos limites do outro parceiro

Quanto de independência da parceira e em que áreas do relacionamento elas são aceitáveis varia muito, dependendo principalmente das características afetivas de cada um. O critério mais importante é que as necessidades do outro seja semelhantes para o casal.  Certos casais gostam que o parceiro esteja sempre presente e quer fazer quase tudo com ele. Os parceiros de outros casais necessitam que cada um deles tenha grande grau de independência. Dentro de certos limites e há tudo está certo.
Algumas atividades independentes são mais inaceitáveis que outras para quase todos os casais. Geralmente aquelas atividades que causam ciúme são mais inaceitáveis do que atividades em outras áreas. A atenção nos momentos de relacionamento é uma necessidade geral (horrível quando o outro não tira o olho do celular enquanto conversa, por exemplo). Outra área que provoca muito atrito é a dedicação ao trabalho. Certos parceiros dedicam-se tanto ao trabalho que o tempo para conviver com a companheira e para o relacionamento quase que deixou de existir. Vale a pena um relacionamento assim?

Remédios para lidar com as discrepâncias na intensidade do amor

Como equilibrar
No início, Geraldo queria fazer tudo com ela. Ela tinha outros planos e outros interesses. Ele ficou frustrado. Ela não queria assumir compromisso de exclusividade. Ele conteve sua frustração e raiva. Forcou-se a fazer contato com outras mulheres. Conheceu várias mulheres muito interessantes. O interesse original por Marina havia sido relativizado. Agora sim, ele estava no mesmo pé que ela! Queria, sim, manter com ela o tipo de relacionamento que ela estava disponível para ter com ele!

Maneiras de tentar equiparar as necessidades:

Muitos desequilíbrios são temporários. Nenhuma medida reparadora é necessária
CONTINUE A LER NO MEU NOVO BLOG:
https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=%22Ailton+Am%C3%A9lio%22&tbs=qdr:d