segunda-feira, outubro 31, 2016

Vale a pena usar aplicativos para iniciar relacionamentos amorosos?

Neste artigo apresentarei argumentos a favor do esforço para iniciar ou para se expor a situações e acontecimentos na área amorosa que, posteriormente, poderão se tornar intrinsecamente motivadores.
Exemplos: vale a pena fazer esforço para encontrar um bom parceiro amoroso; vale a pena fazer esforço para criar um bom relacionamento amoroso; vale a pena fazer esforço para reverter um clima desagradável que foi criado com a pessoa amada.
Da mesma forma que comparecer sem vontade a um evento que, em seguida, se torna muito agradável, o esforço para encontrar um bom parceiro amoroso, para criar um bom relacionamento amoroso e para reverter um clima desagradável poderá trazer grandes recompensas que compensam plenamente o esforço inicial.

Esforço para começar a usar aplicativos para iniciar relacionamentos amorosos

Vamos examinar agora, mais detalhadamente, como o uso de aplicativos para iniciar relacionamentos amorosos pode ser desagradável para certas pessoas, mas também pode ser um caminho eficiente para encontrar ótimos parceiros.
A necessidade de esforço psicológico para realizar uma tarefa indica que a motivação intrínseca para realizá-la é menor do que a motivação para não realizá-la. O esforço psicológico indica que a tarefa só será realizada para ganhar recompensas positivas extrínsecas à tarefa ou para fugir ou evitar consequências negativas que ocorreriam caso ela não fosse realizada.
Todo dia fazemos vários tipos de esforço para realizar tarefas: levantamos da cama, mesmo quando estamos com sono; fazemos ginástica, mesmo sem vontade; enfrentamos o trânsito desagradável; executamos tarefas chatas…
Esforço para usar aplicativos para iniciar relacionamentos amorosos
Marly estava sem namorado há bastante tempo. Ela não via nenhuma possibilidade de encontrar parceiros nos locais que frequentava no dia a dia: no trabalho, quase todo mundo da faixa etária e nível socioeconômico que a interessava já estava comprometido e os poucos que restavam não a atraiam.
Um caminho para encontrar um bom pretendente amoroso seria usar um aplicativo que tinha essa finalidade. Ela, no entanto, achava que esse tipo de recurso tinha baixíssima probabilidade de sucesso. Além disso, ela estava desmotivada. Já havia tentado várias vezes esse tipo de recurso e só encontrou pessoas pouco atraentes, problemáticas ou que só queriam sexo.
Agora, no entanto, ela se convenceu de que coisas de baixa probabilidade acontecem quando são tentadas a quantidade suficiente de vezes.  Por exemplo, se comprasse um dos cem bilhetes de uma rifa, a probabilidade de ganhar o prêmio seria 1%. Se ela comprasse sempre, seria esperado que ganhasse, aproximadamente, uma vez em cada cem bilhetes comprados. Uma forma de aumentar as chances de ganhar mais frequentemente seria comprar mais bilhetes de cada rifa ou passar a comprar bilhetes de varias rifas. O raciocínio é válido para todas as situações semelhantes, inclusive para a procura de parceiros amorosos.

Persistir mesmo sem vontade

Era compreensível e natural que tivesse Marly perdido a vontade de fazer usos de aplicativos para iniciar relacionamentos amorosos. Ela sabia, no entanto, que deveria tentar mesmo sem vontade. Faria disso uma tarefa. Sabia que, se persistisse, tinha muitas chances de encontrar alguém atraente e compatível com ela.
Comprometeu-se a gastar uma hora por dia no aplicativo.

Por que pode tão desagradável fazer esforços na área amorosa?

Se pensarmos superficialmente na energia e no tempo necessários para usar esses aplicativos, ficaremos sem entender por que certas pessoas acham tão desagradável usá-los: alguns minutos, ou no máximo uma hora, por dia já melhoram muito as probabilidades de sucesso nesta área.
Não é a energia, o tempo, o trabalho que dá a conotação tão negativa para o uso desses aplicativos.
É a dor das rejeições, dos parceiros que somem de repente e de ter que fazer esforço para achar alguém, do esforço para não cometer erros; ter que lidar com a frustração daqueles que simplesmente somem e de ter que procurar alguém que são as principais causas do sofrimento e do rebaixamento da autoestima.

Quando é necessário fazer esforço para colocar-se em situações e começar atividades motivadoras

Todo mundo já teve experiências semelhantes às que vou descrever:
Estamos sem motivação suficiente para ir até um evento social. No entanto, como seria inconveniente não comparecer, fazemos esforço para ir até lá. Tempo depois de chegar ao local, começa a aparecer uma grande motivação intrínseca para participar do que está acontecendo lá: começamos a gostar muito e a nos divertir. Ai, pensamos: “Puxa, não estava com vontade de vir. Ainda bem que me esforcei e vim. Valeu a pena! Está muito bom!”.
Fazer esforço para expor-se a uma situação ou acontecimento, que depois vai se tornando intrinsicamente motivador, é muito comum. Acontece várias vezes ao dia: começamos várias atividades sem nenhum entusiasmo, mas depois podemos nos envolver com elas!

Convenientes e inconvenientes do uso de aplicativos para iniciar relacionamentos amorosos

Na casa dos vinte anos de idade, quase ninguém ainda não está seriamente comprometido na área amorosa. À medida que a idade vai se aproximando dos trinta anos, cerca de 50% das pessoas aqui do Brasil estão casadas. Por volta dos trinta e cinco anos, a maior parte das pessoas está casada.
Por esse motivo, aqueles que estão na casa dos vinte anos têm muito mais facilidade para encontrar parceiros amorosos do que aqueles que já passaram dos trinta anos. Para os que estão na casa dos vinte anos, qualquer lugar que estejam (escola, trabalho, festas, etc.) sempre há possíveis parceiros disponíveis e compatíveis. Por isso, não há necessidade do usar aplicativos para iniciar relacionamentos. Os parceiros são facilmente encontráveis nos locais e atividades frequentados. O uso de aplicativos é optativo, portanto. O uso é mais motivado facilidade e prazer dos usuários.
Depois dessa época áurea, vai ficando mais difícil encontrar parceiros compatíveis e disponíveis nos locais e atividades frequentados. Depois dessa época, os aplicativos para iniciar relacionamentos amorosos vão ficando cada vez mais úteis e necessários.

Inconvenientes do uso de aplicativos para iniciar relacionamentos amorosos

Muita gente torce o nariz quando considera o uso de aplicativos para iniciar relacionamentos amorosos. Vários motivos dessa resistência são reais: certas pessoas sentem-se como estivessem em um “mercado de carne”; existe muita gente desonesta (comprometidos, bandidos, etc.) nesses aplicativos; as fotos e declarações podem não ser verdadeiras ou atuais; muitos dos possíveis parceiros só querem sexo (reclamação das mulheres), as relações que estão começando a se formar nesses aplicativos são muito descartáveis (“você estava começando a se envolver com uma pessoa e ela some de repente”).

Vantagens do uso de aplicativos para iniciar relacionamentos amorosos

Sim, realmente esses aplicativos apresentam desvantagens e problemas. No entanto eles também apresentam muitas vantagens que podem superar suas desvantagens e compensar utilizá-los. Algumas dessas vantagens são as seguintes:
CONTINUE A LER NO MEU NOVO BLOG
http://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/2016/10/30/vale-a-pena-usar-aplicativos-para-iniciar-relacionamentos-amorosos/