sexta-feira, outubro 07, 2016

Cumplicidade e amizade: ouvir o parceiro como troca de favores


A cumplicidade e a amizade são dois dos principais ingredientes dos relacionamentos amorosos. As principais manifestações desses ingredientes acontecem através da conversa e, principalmente, através da forma como o parceiro amoroso é ouvido: com atenção, envolvimento, simpatia, empatia, apoio e respeito. Ouvir o parceiro dessa forma é uma dos grandes benefícios oferecidos pelos relacionamentos íntimos.
Quando o relacionamento é equilibrado há uma alternância entre os parceiros que ouvem dessa forma: aquele que tem coisas mais importantes acontecendo fica com a prioridade de ser ouvido dessa forma, enquanto o outro funciona como ouvinte ativo e receptivo. Quando ambos têm coisas importantes acontecendo, a alternância nos papéis acontece na mesma conversa.
Quando as pessoas se gostam e estão comprometidas entre si, elas sempre têm espaço e boa vontade para ouvir, apoiar e ajudar o parceiro dessa forma. Elas também têm espaço para ouvir o que está acontecendo de bom com o parceiro e para comemorar com ele.
Neste artigo usarei a expressão “troca de favores” para me referir a este papel de ouvir prolongadamente o parceiro nos seus momentos de necessidade e de comemoração. Vamos examinar agora, mais detalhadamente, esse tipo de troca de favores.

A conversa como troca de favores

Em muitos momentos das conversas acontece uma espécie de troca de favores. Essa troca se dá de acordo com uma espécie de trato: “Eu ouço você falar daquilo aquilo que você está motivando para falar, mesmo que eu não tenha tanto interesse no que você vai dizer – participo da forma que for útil para você (mostrar-me-ei interessado, solidário, empático, ajudante para entender o que está acontecendo, contribuirei com minhas percepções sobre o que você está relatando e sobre como você está se portando, etc.) – e, depois, é a minha vez, eu falo o meu assunto e você faz a participação adequada. Vamos fazer isso embora eu esteja mais interessado em falar das minhas coisas do que em te ouvir você falar das suas ou de conversar sobre outros temas”.
Neste tipo de troca de favores, para quem fala a motivação pode ser intrínseca e, para quem ouve, a motivação é trazer benefícios para o parceiro, manter o relacionamento com ele e ficar com crédito para também falar suas coisas.
Somos educados não apenas para ouvir e falar de assuntos que estamos diretamente interessados, mas também para falar de assuntos que sejam importantes para o interlocutor. Além disso, quando só ouvimos e falamos daquilo o que estamos interessados, desestimulamos o interlocutor e é possível que ele tome medidas para lidar com isso, como mostrar desinteresse, mudar o assunto e terminar a conversa.

O jogo da cortesia

Em uma conversa geralmente cada participante adequado teme se lançar em seus assuntos sem sondar se há interesse do outro interlocutor por ele. Esse temor acontece por motivos:
  • Motivação incompatível. Possibilidade de ignorar assuntos importantes que estejam na cabeça do interlocutor. Caso isto aconteça, ele participará da conversa como cortesia: simulará motivação para participar, mas, no fundo, estará achando chato.
(2) Falta de motivação intrínseca ou extrínseca positiva e participara apenas por motivação negativa. Embora o interlocutor não tenha nada fortemente ativado para tratar, mas achar aborrecido ouvir o que você quer dizer.
CONTINUE A LER NO MEU NOVO BLOG:
http://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/2016/10/02/cumplicidade-e-amizade-ouvir-o-parceiro-como-troca-de-favores/

Convite:

Curso sobre início de relacionamento amoroso

Chega de solidão!
O curso:
Neste curso, vamos examinar as principais dificuldades para iniciar e desenvolver relacionamentos amorosos e como superá-las.
Público-alvo:
 Esse curso é indicado para:
1-    Pessoas que estão com dificuldades para iniciar, desenvolver e manter relacionamentos amorosos.
2-    Psicólogos e outros profissionais que trabalham com pessoas que têm dificuldades para iniciar relacionamentos amorosos.
Duração: 8 horas
Data e horário: 29/10/2016 (sábado), das 9:00 às 18:30 – intervalo para almoço das 12:30 às 14:00.
Inclui: coffee break e certificado.
Programa:
1- Identificação das principais características pessoais que facilitam ou dificultam os inícios de relacionamentos amorosos
2- Como atrair parceiros para um relacionamento amoroso
3- Locais e caminhos para iniciar relacionamentos amorosos
4- Como fazer progredir e manter relacionamentos amorosos
OUTRAS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO:
http://bit.ly/2bSnyEY