sábado, junho 04, 2016

O poder da beleza!

Certa vez, eu estava em um congresso de psicologia, em uma mesa de bar, acompanhado por um colega que também estava participando desse evento.
Em uma mesa ao lado estava sentada a moça mais deslumbrante do congresso. A sua beleza, a sua produção e o seu modo de agir tornavam-na resplandecente!
Em um dado momento, comentei com o colega que estava sentado ao meu lado:
– Viu aquela bela moça ali na mesa ao lado?
– Claro! Quem não viu?
– Pois é! Quem vê uma bela mulher assim, não sabe como ela é. Por exemplo, não dá para saber se ela é interessante, honesta, companheira, fiel, romântica, boa de cama…
O meu colega ficou um tempo pensativo, olhando para ela e, em seguida, respondeu:
– É verdade! Não dá para saber se ela tem essas características que você mencionou! Mas, com essa, eu ficaria mesmo assim!
Eu dei mais uma olhada para a moça e só pude concordar! Com aquela uma dava para ficar mesmo assim!

Ingredientes da atração

Não vamos confundir atração com beleza. A beleza é um dos ingredientes da atração.
A atração interpessoal para fins amorosos depende de muitos fatores como, por exemplo, idade, características socioculturais, inteligência, similaridade de valores, disposição para agradar e maneira de se relacionar. A regra mais geral que determina a formação de casais é homogamia: similaridade entre os pretendentes. Em certos casos, a complementaridade é desejável.
Neste artigo vamos tratar apenas de um desses fatores: a atração que pode ser despertada por aquilo que pode ser visto, quase que imediatamente, em uma pessoa desconhecida: sua aparência física, sua produção (vestuário, tratamento da pilosidade, etc.) e sua forma de se comportar.

Atração à primeira vista

A atração que uma pessoa desconhecida pode despertar à distância e à primeira vista, como foi o caso dessa moça do congresso, envolve a sua beleza física, a sua produção e o seu modo de agir. São esses três tipos de informações que um desconhecido tem acesso nessa circunstância já que ele não sabe nada mais sobre ela. Claro que cada um desses três tipos de informações permite deduções sobre várias outras informações: idade, nível socioeconômico, etc. O nível de acerto sobre essas informações varia.
Vamos tratar neste artigo apenas da beleza física.

É mais importante não ser feio do que ser bonito

Boa notícia: não é necessário ser belo para atrair parceiros e provocar o apaixonamento. A grande maioria das pessoas sente atração e pode se apaixonar por parceiros que tenham grau mediano de beleza: basta ter grau de beleza similar ao seu para que o apaixonamento possa ocorrer.
Um estudo verificou que as o sucesso para atrair parceiros sexuais dependia menos da beleza do que da feiura. Bastava ter beleza média para atrair uma imensa quantidade de parceiros. As pessoas bonitas atraiam uma quantidade um pouco maior do que pessoas que tinham beleza média. No entanto, as feitas atraiam bem menos parceiros do que aquelas que tinham beleza média. A maioria de nós se contenta com parceiros medianamente bonitos.

O poder da atração à primeira vista varia

O poder da atração despertada pelas informações acessíveis à primeira vista varia de acordo com diversos fatores. Três desses fatores são os seguintes: o estilo amoroso de quem avalia a atração, o estágio do relacionamento e a finalidade do relacionamento.
Estilo de amor de quem avalia o parceiro influencia o poder da atração
O poder da atração para determinar o envolvimento amoroso depende do estilo de amor de quem faz a avaliação. (O meu artigo, ”Qual é o seu estilo de amor” , postado no meu blog anterior, www.ailtonamelio.blog.uol.com.br, em 03/01/2013, descreve esses estilos). Por exemplo:
– Para os eróticos, a beleza é uma condição essencial da atração: ela é um determinante poderoso da intensidade da atração e nada compensa a sua ausência (se o parceiro não for bonito, não adianta ele ter outras qualidades). Se a pessoa não é bonita, ela não é atraente
– Para os estórgicos, a beleza é desejável, mas a atração pelo parceiro depende mais fortemente da amizade e entrosamento que possa surgir com ele.
– Para os pragmáticos, a beleza é apenas um dos muitos itens de uma lista de atributos desejados no parceiro.

A beleza tem mais importância nos inícios dos relacionamentos

A beleza tem mais importância no início do que durante o relacionamento: o motivo é simples: no início, a aparência é uma das poucas informações que temos sobre pessoas desconhecidas.

CONTINUE A LER NO MEU NOVO BLOG:
 http://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/2016/06/04/o-poder-da-beleza/