sábado, maio 28, 2016

Como criar clima amoroso para iniciar e usufruir relacionamentos amorosos

O dia dos namorados está chegando. Infelizmente muita gente não consegue iniciar namoros e em muitos relacionamentos já estabelecidos há muito pouco clima romântico.
Muitos namoros não são iniciados e muitos casamentos viraram amizade ou indiferença porque o casal não soube criar ou desligou o clima amoroso de seus relacionamentos.
No início do relacionamento, a falha para criar um clima romântico ou o desligamento desse clima pode impedir o início do namoro ou precipitar o fim do caso que já havia sido iniciado.
O clima romântico foi desligado em muitos relacionamentos duradouros porque o casal passou a se dedicar à resolução de problemas práticos da vida e deixou de reagir romântica e eroticamente ao parceiro 
Para haver relacionamento amoroso são necessários vários requisitos. Três deles são bem conhecidos: amizade, atração romântica / sexual e comprometimento.
Neste artigo vamos examinar alguns dos principais ingredientes dos encontros amorosos bem sucedidos. Esses ingredientes contribuem para a criação e manutenção da atração romântica e sexual entre os casais. Esses encontros devem acontecer frequentemente tanto nos namoros como nos casamentos.
O namoro não foi em frente porque não houve química entre o casal
Uma das falhas mais importantes nos inícios de relacionamentos amorosos é a falta de “química” entre o casal. Essa ausência de clima amoroso acontece porque um ou ambos os parceiros não possuem as características que o outro deseja em um parceiro amoroso ou porque um ou ambos não souberam criar clima romântico. Por isso, o encontro se desenrolou em bases amistosas ou até mesmo impessoais: a base do encontro foi a troca de informações objetivas e assuntos profissionais. No final do encontro, os pretendentes não sentiram nada na linha amorosa. Não houve atração. Não vai deu para continuar…
O casamento virou amizade ou indiferença
O Dia dos Namorados, para muitos casais, será comemorado, quando muito, com trocas de presentes e um jantarzinho especial. Tudo isso, dentro de um clima de formal. Romantismos mesmo, que é bom….
Acabou o clima romântico entre os cônjuges. Agora eles são parceiros para criar os filhos, tratar dos problemas práticos, atender compromissos e participar juntos de programas sociais e recreativos.
Existe ainda algum desejo sexual recíproco, mas ele é mais motivado por necessidades fisiológicas do que pela atração pelo parceiro. 
Infelizmente, algo parecido com a descrição acima ocorre em grande parte dos relacionamentos conjugais que já foram estabelecidos há muito tempo.
Creio que é possível restabelecer uma boa dose de romantismo e de atração sexual entre casais cujos relacionamentos perderam boa parte desses ingredientes tão maravilhosos. No meu consultório, trabalho com a revitalização de relacionamentos que perderam o romantismo (o esvaziamento do relacionamento é a principal causa de separações).
Uma das maneiras de fazer isso é treinar e estimular os casais para que exibam os comportamentos verbais e não verbais que caracterizam o relacionamento romântico. .
Comunicação não verbal e comunicação verbal mostrados nos encontros românticos
Para haver clima romântico é necessário que os parceiros tenham os requisitos exigidos para fins do tipo desse tipo de relacionamento (aparência, educação, modos, etc.). Não basta ter os requisitos mínimos. A admiração e a esperança de reciprocidade são ingredientes essenciais para o nascimento do amor.
Quando os parceiros preenchem os requisitos exigido pelo outro, o clima romântico pode ser criado pelas comunicações não verbal e verbal.
Comunicação não verbal 
Para haver clima amoroso a comunicação verbal e, principalmente, a não verbal devem mostrar a atração que cada parceiro está  sentindo pelo outro.
Os comportamentos e as mensagens não verbais que estão presentes quando há clima amoroso são os seguintes:
– O ambiente onde acontece o encontro é muito importante. Ambientes com muito ruído, com muitos acontecimentos que atraem a atenção atrapalham o início de relacionamentos amorosos. Ambientes intimistas ajudam (iluminação adequada, decoração, disposição das mesas e cadeiras que permitam proximidade entre o casal, etc.). Comida (comer junto ajuda a estabelecer clima de confiança) e bebida (“O superego é solúvel em álcool”) ajudam a criar o clima amoroso. 
– A minha aparência mostra cuidados especiais: a roupa, os cabelos, os acessórios são bonitos e bem cuidados. Preparei-me para ficar mais bonito(a) para você. Isso mostra a importância do nosso encontro.
– O meu corpo mostra sinais de prontidão para o cortejamento. Ele mostra que estou diante de algo que me afeta bastante. Por isso, o meu tônus muscular está alto, as minhas costas estão eretas, etc.
– Não consigo tirar os olhos de você. Você me fascina. Nada que acontece no ambiente é tão importante para mim do que você.
– O meu corpo e a minha face estão voltados na sua direção. A minha atenção duradoura é para você (mostrada pela direção do corpo: frente do tórax, pélvis, joelhos e pés estão voltados na sua direção). 
– Quero ficar perto de você. Uma distância interpessoal mais para íntima do que para social ajuda a criar o clima romântico.
– Não quero obstáculos entre nós. Não quero sentar-me do outro lado da mesa, não quero almofadas e bolsas entre nós.
– O meu tronco inclina-se na sua direção, da mesma forma que estou inclinado por você.
– Reajo intensa e positivamente a tudo que você comunica. Ouço com atenção e mostro como aquilo que você comunica me afeta profundamente. Rio muito, meu corpo dança ao som da sua voz.
CONTINUE A LER NO MEU NOVO BLOG:
 http://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/2016/05/28/como-criar-clima-amoroso-para-iniciar-e-usufruir-o-seu-relacionamento/