sábado, março 12, 2016

Deixar o parceiro seguro demais pode contribuir para o fim do relacionamento

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO
"Deixar o parceiro seguro demais pode contribuir para o fim do relacionamento"

É muito bom quando o relacionamento flui e os parceiros não temem mostrar quanto gostam um do outro e quão comprometidos estão com o relacionamento.
No entanto, dar muita segurança para o parceiro sobre o seu amor e sobre o seu comprometimento com o relacionamento pode contribuir para garantir sua boa qualidade e para mantê-lo ou, pelo contrário, contribuir para a sua deterioração e término.
O parceiro que recebe a notícia de que o outro está pensando em terminar o relacionamento pode tomar vários tipos de atitudes que vão desde lutar para melhorá-lo e mantê-lo até mostrar-se ofendido, magoado e distante.
Dependendo das circunstâncias cada uma dessas duas formas de proceder produz efeitos negativos ou positivos.
Neste artigo vamos examinar os efeitos dessas duas formas de agir quando um dos parceiros está tentando terminar o relacionamento.

Dar muita segurança para o parceiro pode contribuir para terminar ou para manter o relacionamento
É triste e paradoxal que, em certas circunstâncias, dar muita segurança do seu amor para o parceiro e de que você necessita demais permanecer no relacionamento ajuda-o a deixar você.
Mostrar que ama o parceiro e que você não deseja terminar o relacionamento é construtivo quando ele tem dúvidas disso e, por isso, está insatisfeito.
Dar segurança demais para o parceiro é destrutivo quando ele está ensaiando deixar o relacionamento por outros motivos e não pela dúvida quanto ao seu amor e comprometimento.

Porque a segurança excessiva pode contribuir para o término do relacionamento

Tentar manter o relacionamento a todo custo pode contribuir para o seu término porque:
O parceiro pensará menos em em você.
Tendemos a pensar menos naquilo que é seguro e repetitivo!
- A segurança excessiva que você lhe comunica permite que ele explore a possibilidade de ficar só ou desenvolver outros relacionamentos sem riscos de perder o relacionamento com você.
A segurança excessiva fornece salvo conduto para ele verificar como seria a vida fora do relacionamento ou em outro relacionamento. Ele fica sabendo que mesmo ensaiando outros caminhos, a volta com você está garantida.
- Ele ficará convencido que tem mais valor como parceiro amoroso que você: você o quer incondicionalmente.
Ao fazer isso, você está passando recibo que ele é o máximo que você consegue para fins de parceria amorosa.
- Diminui o interesse do parceiro em você
Certa dose de insegurança torna o relacionamento mais interessante. Segundo Stendhal, certa dose de insegurança é o catalizador do amor. Temos interesse por coisas que nos afetam e que não dominamos completamente. Por exemplo, todo mundo gosta de atividades cujos resultados são incertos: disputas de cantores, tentativas de conquista amorosa mostradas na televisão e em filmes, jogos de futebol.
- Você se desvaloriza em relação ao parceiro
Um dos critérios que o parceiro usa para medir o seu valor é quanto você luta para agradá-lo e conquistá-lo. Pensamos mais ou menos assim: se temos que lutar por ele é porque julgamos que ele pode conseguir alguém melhor que nós. O parceiro receberá essa mensagem. Groucho Marx fez a seguinte afirmação jocosa: “Eu nunca faria parte de um clube que me aceitasse como sócio”.
- Se você toma várias vezes a iniciativa para reatar com o parceiro ficará estabelecido um padrão: sempre ele esperará pela sua iniciativa
Em outras palavras, o silêncio e o distanciamento do parceiro serão premiados pela sua procura e tentativas de agrado!

Porque dar segurança pode contribuir para a qualidade e manutenção do relacionamento

Lutar pelo seu amor contribui para manter o relacionamento quando o parceiro não se sente amado e, por isso, o relacionamento não está bom.


CONTINUE A LER NO MEU BLOG
www.ailtonamelio.blog.uol.com.br