domingo, julho 31, 2016

Na área amorosa, a beleza é mais importante do que se imagina!

Neste artigo, vamos examinar algumas evidências que indicam que a beleza é importante para escolher parceiros amorosos, mas não tanto quanto muitas pessoas imaginam.
Beleza e escolha do cônjuge
Para fins da escolha de futuros cônjuges, a aparência não prioritária, mas é muito importante. Não é prioritária porque vários outros atributos pesam mais que ela na hora de escolher um parceiro. É importante porque influencia bastante quando outros requisitos já foram atendidos.
Ordem de importância de dezoito atributos para a escolha de um possível cônjuge
David Buss e associados fizeram uma pesquisa internacional para verificar qual a importância de 18 atributos na escolha de um parceiro para fins de um relacionamento amoroso. Essa lista de atributos é a seguinte:
1. Atração mútua – amor
2. Confiabilidade
3. Disposição para agradar
4. Estabilidade emocional e maturidade
5. Educação e inteligência
6. Desejo por um lar e filhos
7. Sociabilidade
8. Boa saúde
9. Educação semelhante
10. Boa aparência
11. Requinte e elegância
12. Ambição e dedicação ao trabalho
13. Boa (bom) cozinheira(o) e boa (bom) dona(o) de casa
14. Boa perspectiva financeira
15. Boa posição social
16. Virgindade
17. Antecedentes religiosos semelhantes
18. Antecedentes políticos semelhantes
Essa lista está ordenada segundo as importâncias dos atributos para os homens brasileiros: quanto mais no início da lista, maior a importância do atributo. A ordenação para as mulheres brasileiras é muito semelhante a esta dos homens.
Nesta lista, o atributo requinte e a elegância aparece em 11o lugar no Brasil, tanto para os homens como para as mulheres (décimo lugar para os homens e décimo terceiro para as mulheres, na média internacional); a boa aparência aparece em décimo lugar para os homens e em décimo terceiro pelas mulheres brasileiras.
Esta pesquisa apresenta evidências de um fato facilmente observável na vida quotidiana: na hora de escolher um parceiro para fins de relacionamento duradouro, a beleza raramente pesa mais do que diversos outros atributos como grau de escolaridade, inteligência e nível econômico. Por exemplo, é muito raro uma pessoa universitária casar-se com outra semianalfabeta só porque esta é bonita.
Se por um lado, a aparência contribui pouco para colocar uma pessoa dentro da faixa de elegíveis para um casamento, por outro lado, uma vez que tal pessoa se encontre dentro da faixa de elegíveis, ai então a beleza pode pesar bastante nas escolhas.
Somos realistas: procuramos parceiros com graus de atração semelhantes aos nossos
É interessante notar que as pessoas possuem mecanismos psicológicos que as levam a se interessar e a se envolver emocionalmente com seus assemelhados quanto ao grau de beleza.
Uma dessas evidências foi apresentada por Irwin Silverman, professor da Universidade da Flórida. Esse pesquisador pediu para seus alunos que observassem discretamente casais de namorados em vários locais públicos e avaliassem o grau de beleza de cada um dos namorados, através de uma escala de cinco pontos. Este estudo mostrou que havia uma grande similaridade nos graus de beleza do homem e da mulher de cada par. Por exemplo, em 85 por cento dos pares não havia uma diferença de mais que um ponto na atração de cada um dos seus membros. Foi observado também que os pares onde o homem e a mulher tinham um maior grau de semelhança entre si havia maior grau de intimidade física: 60 por cento dos pares com nível de atração muito semelhante mostravam algum tipo de intimidade física (dar as mãos, andar de braços dados, etc.), ao passo que isto acontecia com 46 por cento dos pares moderadamente semelhantes e com apenas 22 por cento daqueles com menor semelhança (citado por Wilson e Nias, 1973. Veja a citação na Nota, no final desse artigo).
Procuramos sair com pessoas que têm graus de beleza semelhantes aos nossos
CONTINUE A LER NO MEU NOVO BLOG:
http://ailtonamelio.blogosfera.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário