domingo, novembro 01, 2015

A importância da beleza para a escolha do parceiro amoroso

LEIA E COMENTE O MEUS NOVO ARTIGO:
"A importância da beleza para a escolha do parceiro amoroso"

A importância da beleza para a escolha do parceiro amoroso
A beleza tem mais importância nos inícios do que durante os relacionamentos amorosos. Ela, no entanto, é sempre importante.
Outros fatores, geralmente, são mais importantes do que a beleza para fins da escolha de um cônjuge.
A importância da beleza varia. Ela, por exemplo, é mais importante para aqueles que têm um estilo de amor erótico do que para aqueles que têm certos outros estilos de amor.
Este é o tema que vamos abordar neste artigo.

A beleza é muito importante para os eróticos
            A beleza sem dúvida é um atributo valioso. Em igualdade de condições, sempre preferimos o mais bonito dentre dois possíveis parceiros amorosos. No entanto, como tudo na vida, o grau de importância atribuído à beleza varia muito de uma pessoa para outra.
Quando se trata de um relacionamento amoroso, a beleza física é muito importante para um grande número de pessoas. Segundo John Alan Lee as pessoas que são do estilo de amor Eros dão grande importância para a aparência e sabem especificar uma enormidade de detalhes que esperam encontrar na pessoa que capaz de inspirar amor (cor de cabelos, tipo físico, cor de olhos, etc.).
Os eróticos (leia mais sobre este e outros estilos de amor no artigo “Estilo de Amor”, que publiquei neste blog em 20/08/2010) valorizam muito a aparência na hora de escolher um parceiro. Geralmente, os eróticos têm uma ideia muito precisa dos detalhes da aparência que apreciam em um parceiro.
Os eróticos têm um “mapa mental” muito bem delineado do parceiro ideal. Uma erótica que entrevistei fez as seguintes declarações:
Já me apaixonei duas vezes à primeira vista. Eu não conhecia estas duas pessoas antes do momento que me apaixonei por elas. Uma delas, eu nunca tinha visto antes. Em poucos segundos eu já estava apaixonada. Quando sabia saia para o pátio da escola onde a pessoa poderia estar, as minhas pernas tremiam, o meu estômago enjoava e doía e eu perdia a capacidade para me comportar inteligentemente. Quando vim a conhecê-la, constatei que ela era muito problemática, muito complicada. O nosso relacionamento amoroso durou pouco tempo. Mesmo depois que o relacionamento terminou, eu continuei apaixonada por ela durante quase um ano. Embora agora eu não pense nela todos os dias, os meus sentimentos por ela ainda são reativados quando a vejo.
Outro exemplo
Certa vez, durante um congresso de psicologia, eu estava com um amigo em uma mesa de um bar. Em outra mesa próxima estava um grupo de congressistas de outro estado. Neste grupo estava uma das moças mais bonitas do congresso. Só para fazer uma ideia da beleza desta moça, basta dizer que ela era facilmente relembrada por vários homens que participaram deste congresso. Bastava dizer “você notou uma loirinha linda do Rio Grande do Sul que participou do congresso?” Os homens imediatamente se punham a descrever detalhes a seu respeito que facilmente permitiam identificar que estávamos falando da mesma pessoa.
Pois bem, ao ver que meu amigo estava observando esta linda moça, iniciei com ele o seguinte diálogo:
- Pelo visto você já notou a loirinha ali da mesa
- Claro! Quem ainda não a notou?
- Interessante, não, o poder da beleza de uma mulher. No entanto, quem vê uma mulher tão bonita assim não consegue prever se ela é boa companheira, se é confiável, se é boa de cama, etc. etc.
O meu colega ficou um tempo pensativo e respondeu:
- Tudo o que você falou é verdade. Mas eu ficaria com esta loirinha mesmo sem nenhuma destas qualidades que você mencionou!
Para aqueles que têm outros estilos de amor, a aparência pesa bem menos. Os estórgicos, por exemplo, dão mais valor para a compatibilidade, capacidade de entrosamento e o sentimento de amizade com o parceiro do que para a sua aparência. Só após este sentimento de amizade ter se desenvolvido é que o amor pode nascer para aqueles que têm esse estilo. Os pragmáticos, por sua vez dão muito importância para as características do parceiro que possam ter consequências práticas nas suas vidas, do que a beleza.
Os eróticos geralmente afirmam que quando não sentem esta atração pelo parceiro logo de cara é muito improvável que venham a se apaixonar por ele posteriormente.
Os eróticos não são impressionados apenas pela beleza. Eles, de fato, são impressionados por um conjunto que envolve beleza física e um padrão de comportamentos. Um deles declarou que também adorou “um jeito de olhar”, a postura sonhadora, um jeito de sorrir, a atitude decidida, a maneira de falar com os amigos do parceiro por quem se apaixonou.

A beleza é mais importante nos primeiros encontros do que durante o relacionamento
A beleza é muito importante para chamar a atenção, principalmente nos primeiros encontros, quando ainda não são conhecidas muitas informações sobre a pessoa. A importância da beleza, em relação a outros tipos de informações, foi estudada por pesquisadores americanos através de uma pesquisa denominada "baile pelo computador". Tratava-se de um baile realizado em uma universidade no qual, segundo informações divulgadas para os possíveis participantes, os pares seriam formados por um computador programado para escolher parceiros com o maior grau de afinidade possível ente si. Antes do baile, os experimentadores obtiveram várias informações sobre os estudantes e avaliaram secretamente os seus graus de atratividades (observadores avaliaram secretamente a atratividade de cada estudante no momento da sua inscrição para o baile).
As informações pessoais fornecidas pelos estudantes não foram levadas em conta na hora de formar os pares. Os pares foram formados através de sorteios, com exceção da altura dos membros de cada par (os homens deviam ser mais altos do que as mulheres).
Durante o baile, os pesquisadores pediram as opiniões dos participantes sobre os seus pares e perguntavam se eles pretendiam se encontrar novamente com eles em outra ocasião.
Os resultados desta pesquisa mostraram que o determinante mais importante da satisfação com o par e da intenção de encontrar-se com ele novamente não era a sua personalidade, a sua inteligência ou as notas escolares, mas sim a sua atração física.
É claro que estes outros fatores vão adquirindo mais importância à medida que o par vai convivendo. No entanto, este conhecimento mais aprofundado, muitas vezes só é possível entre pessoas que se sentiram atraídas inicialmente e que, por isso, passaram a se encontrar.
A beleza é valiosa em qualquer época do relacionamento
Certas pessoas adquirem obras de arte apenas para poder tê-las ao alcance da vista. Muita gente adora ouvir música. Outros gostam de apreciar paisagens. Ora, existem aqueles que apreciam, acima de tudo, a beleza do parceiro. Estes, mais ainda do que os aficionados por outros tipos de atrações, estão dispostos a fazerem loucuras para terem acesso contínuo a beleza de um lindo parceiro (a).

Outros atributos podem ser mais importantes do que a beleza
A beleza pode pesar bastante na escolha de um parceiro quando outros requisitos mínimos já foram preenchidos. Quando esses requisitos mínimos foram preenchidos, a beleza pode despertar a admiração e atração, o que, para Stendhal, é um requisito para o nascimento do amor.

CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br