sábado, setembro 12, 2015

Você é bonzinho demais?

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:
"Ninguém admira quem é bonzinho demais"

Considere a seguinte história de João e pense até que ponto você se identifica com ela.
João, o bonzinho
Joao foi passar o feriado no sítio da namorada. Era a primeira vez que ele ia conviver por tanto tempo com a família dela. Tinha muito medo de desagradar. Por isso, ao chegar lá, começou a fazer de tudo para agradar os parentes dela. Por exemplo, em todas as conversas ouvia com muita atenção tudo que eles diziam, ria muito, fazia perguntas, concordava com tudo, apresentavas exemplos que confirmavam aquilo que ouvia e nunca apresentava os próprios assuntos porque tinha medo que eles não fossem interessantes. Nunca tentava direcionar a conversa, omitia tudo que pudesse discrepar daquilo que o seu interlocutor do momento estava apresentando. À noite, os seus músculos faciais chegavam a doer de tanto sorrir falsamente. Era uma trabalheira insana.
Para sua infelicidade, logo ele se tornou o ouvinte ideal dos parentes mais rejeitados da família. Todos passaram a “alugá-lo” para as conversas mais desinteressantes. No terceiro dia, ele não queria sair do quarto e para não ter que ouvir os casos intermináveis das velhas tias da namorada. Prometeu que nunca mais aceitaria outro convite para um evento como esse.

Você é bonzinho demais?
As questões abaixo ajudarão a avaliar se você é bonzinho.
Questões:
1- As suas conversas andam meio sem vida?
2- Após conversar, você sente-se cansado porque trabalhou muito para agradar o interlocutor?
3- Você concorda com tudo que interlocutor diz?
4- Nas suas conversas, você se sente como plateia e nunca como protagonista?
5- Quando o seu interlocutor diz algo, você raramente apresenta a sua verdadeira posição sobre o que acabou de ouvir porque tem medo de desagradar seu interlocutor?
6-Você raramente se sente a vontade para apresentar os seus próprios assuntos? Ou seja, você está sempre conversando sobre assuntos apresentados por outras pessoas?
8- Geralmente, a forma da conversa (pergunta e resposta, humorística x séria, íntima x impessoal, etc.) é determinada pelos seus interlocutores?
9- Você frequentemente adia a apresentação de algo que está pensando e sentindo e, depois, passa o momento adequado para essas apresentações? (Você costuma “perder o bonde”?).
10- Você frequentemente sente-se “capturado” pelo seu interlocutor: não consegue mudar de assunto ou terminar a conversa, mesmo quando gostaria muito de fazer isso?
11- Você sente que o seu interlocutor nunca dá espaço para os seus assuntos e seus pontos de vista e, mesmo assim, você fica à sua disposição pelo tempo que ele quiser?
Caso tenha respondido afirmativamente a uma ou mais dessas perguntas, você parece ser do tipo “bonzinho”. Se você respondeu positivamente a várias delas, e as situações que elas descrevem acontecem frequentemente com vários dos seus interlocutores, você provavelmente é o tipo “bonzinho demais”.
Alguns sintomas apresentados por quem é bonzinho demais
- Exaustão após participar de encontros sociais
- Ressentir-se por ter sido anulado pelo grupo de amigos ou pelo namorado
- Remoer o que se passou durante os encontros sociais
- Evitar pessoas e grupos novos porque o fenômeno vai aparecer

Porque certas pessoas são boazinhas demais
As pessoas podem ser boazinhas por diferentes motivos ou, o que é mais frequente, por uma combinação desses motivos. Alguns dos principais desses motivos são os seguintes:
As pessoas são boazinhas:
- Para evitar consequências reais intoleráveis. Em certas ocasiões, não ser bonzinho pode ser perigoso. Por exemplo, durante um assalto é melhor ser bonzinho com o ladrão. Certas pessoas autoritárias impõem fortes consequências para quem não é bonzinho. Se elas têm muito poder que o interlocutor não pode desafiar na ocasião, é melhor ser boazinha com ela. Por exemplo, se a pessoa não pode perder o emprego, pode melhor ser boazinha com um chefe que é um tanto autoritário.
- Porque são inassertivas Elas foram educadas exaustivamente para tentar agradar seus interlocutores, mesmo que isso exija que elas omitam boa parte do que sentem e pensam.
- Porque são tímidas. O tímido tem muito medo da rejeição e do constrangimento. Por isso, ele tenta arduamente adivinhar como deve se comportar ao invés de expressar o que sente e pensa.

Continue a ler no meu blog: ailtonamelio.blog.uol.com.br