sábado, agosto 29, 2015

Entenda porque você está passando tempo demais na internet

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:
"Entenda porque você está passando tempo demais na internet"

“O que está acontecendo comigo? Fico cada vez mais tempo na internet. Isto está prejudicando o meu trabalho, minhas amizades, o relacionamento com minha família, o meu sono...”. No meu consultório tenho ouvido, cada vez mais, esse tipo de pergunta e pedido de ajuda.
Por que, cada vez mais, a internet está monopolizando o tempo das pessoas em detrimento de outras atividades essenciais?
Esse é o tema que vamos abordar nesse artigo.

Tipos de uso da internet
A internet pode ser usada com várias finalidades. Quatro dos tipos mais importantes de usos da internet são os seguintes:
1- Uso profissional: propaganda, contatos profissionais, etc.
2- Uso educacional: acesso a textos técnicos, realização de cursos online, etc.
3-  Uso recreacional: assistir filmes, participar de jogos, etc.
4-  Uso social: participar de bate papos, divulgar e tomar conhecimento de eventos sociais, etc.
Todos esses usos são uteis. A nossa vida foi extremamente beneficiada e facilitada com o advento da internet.  O problema acontece quando um, ou mais que um, desses usos começa a ocupar muito tempo e a prejudicar outras áreas importantes da nossa vida.
Exemplos:
Uma pessoa pode adquirir o hábito de trocar mensagens durante o jantar com a família e com os amigos. Isso implica em pouca participação no que está ocorrendo ao redor. As outras pessoas se sentem desprezadas e desprestigiadas pela falta de atenção do viciado em internet.
Algumas pessoas prejudicam suas vidas profissionais porque passam tempo demais em sites sociais e recreacionais quando deviam estar trabalhando. Certas pessoas interrompem, a todo o momento, suas tarefas para ver o que está se passando na internet.
Algumas prejudicam suas horas de sono porque ficam noite adentro na internet ou porque acordam durante a noite para checar se chegou alguma mensagem ou para fiscalizar se o parceiro amoroso está online!
Para todas essas pessoas, a internet virou uma espécie de compulsão.

Porque a internet é viciante?
Como explicar a quantidade de tempo que dedicamos à internet, mesmo quando essa dedicação causa sérios prejuízos em outras áreas importantes de nossas vidas, existem riscos inerentes à exposição pública da vida pessoal e os outros tantos custos e, por outro lado, esse tipo de participação quase nada trás de positivo?
Alguns mecanismos psicológicos que contribuem para esse tipo de vício são os seguintes:

Participar da internet pode ser muito agradável
Participar da internet pode produzir consequências que variam desde extremamente positivas até extremamente negativas. Por exemplo, praticar sexo virtual pode ser extremamente agradável para algumas pessoas. Ser rejeitado e agredido verbalmente pode ser extremamente desagradável.
Acontecimentos extremamente agradáveis ou extremamente desagradáveis são mais raros. O mais comum são os momentos ligeiramente positivos ou, seja, mornos.
Muita gente participa da internet para receber este fluxo contínuo de entretenimento e recompensas ligeiramente agradáveis e intrigantes.

Fuga de coisas desagradáveis
A mudança de uma atividade para outra mais agradável ou para outra menos desagradável que a anterior funciona como recompensa. Essa mudança produz um saldo positivo de resultados.
Muita gente foge para a internet, não porque lá aconteça algo muito agradável, mas sim, porque os momentos na internet funcionam como uma pausa em algo desagradável que estava fazendo! Essas pausas podem se tornar muito frequentes.

CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br