sábado, agosto 22, 2015

"Ghosts": por que os homens somem nos inícios de relacionamentos?

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:
"Ghosts": por que os  homens somem nos inícios dos relacionamentos?"


Tenho ouvido muitas reclamações sobre um tipo de desconsideração que está cada vez mais frequente nos inícios dos relacionamentos amorosos: os homens somem de repente, “Dão um perdido”, como se diz por ai, ou viram “Ghosts”, como está na moda dizer.
É claro que certas mulheres também dão perdidos nos homens. No entanto, como aparentemente são eles que agem mais frequentemente desta forma, neste artigo vou me referir somente a eles como autores desta prática lastimável.
Esse sumiço pode ocorrer durante o primeiro encontro (“Vou ali e já volto”), após o primeiro encontro (“Dê-me o seu telefone. Ligo para você amanhã”), após a primeira ou primeiras relações sexuais (“Ele só queria aquilo. Depois que obteve, sumiu!”) ou após algumas semanas de relacionamento (“Era só paixão”).
Neste artigo vamos examinar os principais motivos desses sumiços.
Alguns desses ghosts somem e depois reaparecem muitas vezes, como se nada houvesse acontecido.

Motivos do desaparecimento do parceiro
Mau-caratismo juramentado
Neste caso, o homem sabe, desde o início, que só quer sexo com aquela mulher. No entanto, ele calcula que não pode deixar isso muito claro. São raras as mulheres que aceitam transar com um recém-conhecido logo de cara, ainda mais quando ele deixa claro que o seu interesse é puramente sexual.
Para obter o que quer, ele mente, simula e dissimula: insinua que gosta dela e que pode vir a ter um compromisso com ela. Depois que obtém o que queria, como diziam nossas avós, ele some!
Agir assim é mau-caratismo juramentado, como diria Odorico Paraguaçu, o saudoso prefeito de Sucupira!

Confusão entre desejo e paixão
Primeiro encontro. O rapaz está fascinado por você. Ele passa boa parte do tempo executando esplendorosamente a dança do acasalamento: mostra muito envolvimento com a conversa, não tira os olhos de você, exalta repetidamente a sua beleza, reage fortemente a tudo que você diz, se desmancha de tanto rir para qualquer coisa engraçada que você diz, faz planos para o futuro de vocês e mostra muito romantismo!
Logo, logo, vocês estão aos abraços e beijos. Vão para outro lugar mais reservado, começam as intimidades sexuais e logo vão para a cama. Transam diversas vezes. Em seguida, ele murcha: perde a animação, não puxa assuntos, responde ao que você diz com monossílabos, não toca mais em você, dá sinais que quer ir embora, apresenta uma desculpa e logo vai embora. Nunca mais ligou para você, não responde mensagens e não atende ligações! Evaporou-se, virou um fantasma!
Hipótese sobre a origem da confusão entre paixão e desejo
A confusão entre desejo e paixão é mais frequente entre os homens do que entre as mulheres. Uma teoria para explicar essa confusão e porque ela seria mais frequente nos homens do que nas mulheres é oferecida em seguida.
Geralmente, para que as mulheres aceitem fazer sexo, elas apresentam duas condições: (1) que sintam atração pelo homem e (2) que ele dê sinais que gosta delas.  Também ajuda bastante quando ele dá sinais que pode vir a ter um compromisso com elas.
Pois bem, já que as mulheres apresentam essas exigências, a natureza preparou os homens para sentirem que gostam delas e que poderiam se comprometer com elas, mesmo quando não estão predispostos para nenhuma dessas duas coisas e tudo que eles querem é sexo: a natureza fez que eles confundissem atração sexual com paixão.
Depois que eles praticam sexo, ai fica claro se era só isso que queriam ou se realmente sentem mais alguma coisa por elas.
Quando tudo o que querem é sexo, após o sexo, eles perdem o entusiasmo, dormem ou querem ir embora rapidamente e não voltam a ligar para ela.... até que o desejo volte e eles concluíram que ela não se apaixonou por eles e que não vai ficar pressionando-os para se envolverem em um relacionamento.
Essa confusão ente desejo e paixão só ocorre quando existe alguma atração romântica pela mulher. Nos outros casos, quando a mulher realmente atrai ou, pelo contrário, quando ela está muito distante daquela mulher por quem ele se apaixonaria, não acontece essa confusão entre atração sexual e apaixonamento.
As mulheres raramente confundem desejo sexual com paixão. Elas são mais propensas a confundir status elevado ou boa condição econômica do parceiro com paixão (quem é rico ou poderoso fica mais atraente e fascinante para elas! Alô, Mister Gray!).

Atração pela novidade ou efeito Coolidge
Muitas pessoas sentem uma grande atração pela primeira, ou primeiras, relação sexual com um novo parceiro.

CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br