sábado, agosto 15, 2015

Você é agressivo nas suas relações sociais?

Você é agressivo nas suas relações sociais?

“Bateu levou” (Ditado popular)
“Olho por olho, dente por dente.” (Bíblia: Velho Testamento)
Uma ação agressiva é aquela que tem como objetivo, consciente ou inconsciente, provocar ferimento psicológico e/ou físico no interlocutor.
Frederico age agressivamente
Frederico estava participando de uma reunião na firma onde trabalha. Nesta reunião, ele começou a apresentar um pedido de verba para comprar novos equipamentos para a sua seção. Eduardo, o diretor da área econômica, interviu e disse que, embora a reivindicação de Frederico fosse justa, aquela não era a hora de fazer gastos com equipamentos. Frederico respondeu: “Ao invés de fazer objeções genéricas deste tipo, você deveria ler os relatórios da minha seção. Ao invés de ser tão cauteloso, para não usar outro termo, você deveria ter um pouco mais de ousadia.” A sua voz e a sua face mostravam muita raiva enquanto ele dizia isso. Afinal, Eduardo sempre objetava ao que ele dizia. Ele estava muito zangado e queria “desmontar” não apenas as objeções de Eduardo, mas a ele próprio.
A agressão pode acontecer através: (1) do conteúdo daquilo que é dito (por exemplo, dizer ou escrever coisas ofensivas, detratoras), (2) da comunicação não verbal (por exemplo, apresentar expressões faciais e vocais de raiva, desprezo, nojo, etc.) e (3) de ações físicas (por exemplo, bater, morder, atirar coisas, agir grosseiramente).
As agressões psicológicas mais graves são as seguintes: fazer acusações à personalidade, mostrar nojo e mostrar desprezo pelo interlocutor. A expressão da raiva e críticas dirigidas a comportamentos específicos da outra pessoa são formas mais amenas de expressar agressividade contra ela.
MOTIVOS DA AGRESSÃO
Embora a raiva seja uma das principais motivações da agressão, existem outras motivações para esta forma de agir. Por exemplo, o boxeador, o soldado que está travando uma batalha e os assaltantes agressivos iniciam suas agressões devido às consequências positivas que elas geram e não porque estejam, necessariamente, com raiva da pessoa que agridem. Outro exemplo, o sádico sente prazer em provocar dor nas outras pessoas.
A agressividade muitas vezes é multicausada. Por exemplo, um mesmo ato agressivo pode ser provocado por um ou por mais que um dos seguintes fatores: forma de agir do interlocutor, motivos ofensivos atribuídos à sua ação ou por uma irritação acumulada que foi provocada por acontecimentos anteriores. Neste último tipo de motivação, a agressividade e a sua intensidade não podem ser explicadas apenas pelo exame direto da situação que a disparou.
MÁS CONSEQUÊNCIAS DA AGRESSIVIDADE
A agressividade pode produzir danos irreversíveis no relacionamento
A agressividade pode destruir, em poucos segundos, um relacionamento que demorou muito tempo para ser construído. Isso pode acontecer, por exemplo, quando uma pessoa faz uma revelação inesperada e depreciativa sobre o que sente sobre a outra pessoa ou sobre relacionamento comunicação ela (por exemplo, ela diz “Você é muito chata. Só me relaciono com você por motivos profissionais”). Comentários desse tipo podem danificar definitivamente os relacionamentos, até mesmo aqueles mais sólidos. Depois de um relacionamento desse tipo, pode ser possível haver certa dose de reconciliação, mas, geralmente, as coisas nunca voltam a serem as mesmas que antes (“Cristal quebrado...”).
No início de um relacionamento, a agressividade pode ser ainda mais danosa do que durante relacionamentos já solidificados. No início, os vínculos ainda são frágeis, as pessoas estão coletando informações mútuas para decidirem se vale a pena conhecer melhor a outra e sobre qual o tipo de relacionamento é possível ter com ela. Nesta altura do relacionamento, ainda não existe afetividade forte entre os recém-conhecidos e nem investimentos importantes que não possam ser perdidos com a interrupção ou com a superficialização da relação. Por isso, as pessoas podem ser menos tolerantes com as manifestações de agressividade nesta etapa do relacionamento. 
CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br