sábado, agosto 01, 2015

Cumprimentos e despedidas: comece e termine suas conversas com o pé direito

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:

"Cumprimentos e despedidas: comece e termine suas conversas com o pé direito"

Você é daqueles que:
1- Reage imediatamente quando vê um interlocutor querido: olha para ele, sorri, põe de lado o que estava fazendo, levanta-se rapidamente e caminha rápido na sua direção, com a mão estendida para o cumprimento?
Por exemplo, quando a esposa chega a casa, para o que está fazendo, caminha rapidamente na sua direção e a beija carinhosamente?
2- Cumprimenta com entusiasmo? Por exemplo, usa uma voz vibrante para cumprimentar, aperta a mão do interlocutor com energia?
3- Capricha para que as suas conversas terminem de uma forma suave?
Respondeu sim às três questões? Parabéns. Os seus cumprimentos e despedidas são agradáveis, mostram seu entusiasmo pelas pessoas que você gosta  produzem bons estados de espírito nos seus interlocutores.
Vale a pena apresentar cumprimentos positivos e energéticos. A qualidade do cumprimento pode influenciar fortemente a formação da imagem inicial que interlocutores que estão começando a se conhecer formam sobre o outro e contribuir para a criação de um clima positivo ou negativo que vai influenciar a conversa e, até mesmo, o relacionamento subsequente, entre os interlocutores.
Normas e expressividade do cumprimento
Diversos aspectos da forma do cumprimento são determinados por regras sociais que levam em conta as circunstâncias (locais formais, a sós, em público, etc.), o papéis dos interlocutores, seus status, o tipo de relacionamento que existe entre eles, hábitos locais, o tempo que passou desde o último encontro.
Além disso, o cumprimento admite nuances que servem para expressar aquilo que cada interlocutor pensa e sente sobre o outro, sobre como se sente sobre o encontro que está ocorrendo. Diversos aspectos do cumprimento também são controlados pelos efeitos que cada interlocutor quer produzir no outro.
Avaliação das reações do interlocutor
O cumprimento é uma ocasião marcante e especial porque, nessa ocasião cada interlocutor pode obter muitas informações mútuas sobre como o outro reage à sua presença. Essas reações indicam como o outro está se sentindo, como está o estado do relacionamento que existe entre eles, o prazer ou o desprazer do encontro, suas disposições para o contato e os efeitos que cada um está tentando produzir no outro. Assim que se avistam e enquanto se cumprimentam, cada pessoa rapidamente avalia como está a outra, como ela reagiu à sua presença, qual a sua disposição e disponibilidade para conversar.
Em um encontro inesperado, as primeiras reações são importantes porque é mais provável que elas sejam genuínas e não fruto do autocontrole e planejamento. Por exemplo, o tempo que uma pessoa demora em reagir quando nos avista é bastante informativo sobre a sua atitude em reação a nós e o que ela está sentindo pela chance inesperada de interagir conosco. Quando ela sorri, assim que nos vê e caminha rapidamente na nossa direção para nos cumprimentar, este é um indicativo bastante forte que ela sentiu prazer em nos ver e quer falar conosco. Da mesma forma, quando a outra pessoa para imediatamente o que está fazendo e corre na nossa direção, este é um ótimo sinal de que ela ficou contente por nos ver e está disponível para falar conosco.
Por outro lado, uma desviada rápida de olhar e a lentidão para reagir à nossa presença indicam desconforto, contrariedade, indisposição para um cumprimento mais elaborado e menos propensão para interagir.
As pessoas costumam observar atentamente os interlocutores para ver como eles estão reagindo às suas presenças assim que se avistam até o final do cumprimento e início da conversa.
Durante um cumprimento positivo, quem cumprimenta pode mostrar, dependendo da circunstância, seus sentimentos e pensamentos positivos sobre o interlocutor, sobre o significado de estar conhecendo-o, sobre a saudade sentida durante o tempo que passaram sem se ver ou, na hora da despedida, sobre o tempo que não se verão e sobre os desejos que coisas boas aconteçam durante esse tempo de ausência.
Os cumprimentos ajudam a determinar o tom do encontro que se seguirá e contribuem para manter, confirmar ou alterar os vínculos entre os interagentes.

CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br