sábado, maio 09, 2015

A defensividade impede o autoaperfeiçoamento e destrói os relacionamentos

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:

"A DEFENSIVIDADE IMPEDE O AUTOAPERFEIÇOAMENTO E DESTRÓI OS RELACIONAMENTOS"

Defensividade é o uso exagerado de defesas para lidar com críticas e reclamações. Essas defesas são apresentadas antes da consideração da pertinência das críticas e das reclamações. A defensividade é uma espécie de “não tolero críticas e reclamações”.
O ouvinte defensivo não quer tomar conhecimento, não tem paciência para ouvir críticas e quer descartar logo, invalidar ou apresentar justificativas que desculpem aquilo que fez e que está sendo criticado.
A defensividade prejudica o defensivo, o queixoso e o relacionamento entre eles. Esses prejuízos acontecem porque o defensivo, ao não examinar a pertinência da reclamação, deixa de corrigir seus comportamentos inapropriados. A defensividade prejudica o queixoso porque torna o defensivo insensível ao ponto de vista e necessidade de quem apresenta as queixas. Quando a defensividade é frequente, ela inviabiliza o relacionamento: não é possível relacionar-se com uma pessoa que se mostra impermeável aos pontos de vista do seu parceiro, que não admite a influência dessa pessoa e nem vai fazer ajustes para melhorar o relacionamento entre elas.

Acusação cruzada: um tipo de defensividade
A acusação cruzada é um tipo de defensividade na qual o defensivo, ao invés de justificar o seu comportamento que está sendo criticado, contra-ataca o crítico: é o contra-ataque como forma de defesa.
Afirmações típicas de contra-ataques:
“Eu fiz isso, mas você também fez aquilo”.
“Eu sou assim, mas você também de tal jeito”.
“Eu cheguei atrasado, mas você nunca valoriza quando chego na hora”.
“Eu não sou carinhoso porque você nunca me dá atenção”.
Vejamos uma descrição de uma pessoa defensiva:

Carmem é muito defensiva
Carmem não admite nunca seus erros ou nenhuma falta que possa ter cometido. Ela nunca pede desculpas e, quando ouve alguma reclamação, parte logo para as justificativas e, frequentemente, apresenta alguma contra acusação.

CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br