sábado, abril 04, 2015

A construção de relacionamentos prazerosos e duradouros (The construction of pleasant and lasting relationships)

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:
A CONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTOS PRAZEROSOS E DURADOUROS

Um relacionamento amoroso bem sucedido é aquele que traz satisfação, é vibrante e duradouro.
Você está satisfeito com o seu relacionamento amoroso atual? Ele produz mais satisfações ou mais aborrecimentos? Você vê mais atrativos fora do seu relacionamento do que nele? Você investe muito para construí-lo? Quais são os obstáculos psicológicos, sociais e materiais que impedem você de deixá-lo? Cada uma destas perguntas diz respeito a um dos cinco fatores que diversos estudos apontaram como essenciais para o sucesso de um relacionamento amoroso.
Relacionamento é muito mais que amor e sexo
O relacionamento amoroso envolve muito mais coisas do que romantismo e  sexo, ao contrário do que as novelas, os romances e as letras das músicas românticas querem nos fazer crer. Existem diversos fatores que podem contribuir para que este tipo de relacionamento seja iniciado, progrida para maiores graus de envolvimento e compromisso e traga satisfação para os envolvidos.
Três desses fatores foram identificados por Caril E. Rusbult,  e por B. P. Buunk, dois importantes pesquisadores desta área: satisfação, alternativas e investimentos (Veja a citação dessa publicação na NOTA 2, no final deste artigo). As importâncias de dois outros fatores, a escolha de um parceiro adequado e as barreiras contra a dissolução do relacionamento, foram apontadas por diversos outros estudos. Estes cinco fatores são apresentados detalhadamente no meu livro “Para Viver um Grande Amor”. Vou resumi-los aqui.
Fatores que contribuem para a qualidade, estabilidade e durabilidade do relacionamento amoroso
1. Escolher bem o parceiro
Algumas características pessoais, que são muito importantes para um relacionamento amoroso, são muito difíceis de mudar. Portanto, é melhor selecionar parceiros que as possuam do que tentar mudá-los depois. Uma analogia ajuda a entender este fator: nenhuma empresa que necessite de um engenheiro contrataria alguém que tenha apenas o primeiro grau e investiria longamente na sua formação.
Da mesma forma, nos relacionamentos amorosos, é melhor selecionar um parceiro que já tenha as características desejadas, e trabalhar apenas nos ajustes finos, do que apostar em alguém que inicialmente seja muito diferente do desejado.
Também é desaconselhável aceitar alguém condicionalmente. Por exemplo, aceitar uma pessoa como parceiro amoroso contando que ela vai se tornar mais sociável, deixar um vício, ficar rica, cursar uma faculdade etc. Um parceiro que é aceito condicionalmente já inicia o relacionamento como devedor.
2. Satisfação
John Gottman, autor de vários livros e pesquisas sobre os fatores que contribuem para o sucesso do casamento, afirma que para um relacionamento dar certo é necessário que cada parceiro proporcione para o outro cinco benefícios para cada custo. Embora esta proporção possa ser questionada, parece bastante óbvio que preferimos a companhia daqueles que nos proporcionam mais benefícios do que custos.

CONTINUE A LER NO MEU BLOG:
ailtonamelio.blog.uol.com.br