sábado, junho 06, 2015

Porque vale a pena comemorar o dia dos namorados

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO

"POR QUE VALE A PENA COMEMORAR O DIA DOS NAMORADOS"


Os antropólogos encontraram muitas evidências confirmatórias da importância dos ritos de passagem, dos ritos comemorativos de aniversários e dos ritos comemorativos de datas importantes. Esses ritos, por exemplo, fortalecem os vínculos, renovam os compromissos e dão conteúdo para a vida. Sem esses ritos, ficaríamos com a sensação que a nossa vida é vazia e que estamos fora dos acontecimentos sociais. O dia dos namorados é uma ocasião para a prática de um desses ritos e, por isso, merece ser comemorado.

Tipos de ritos
Em todas as sociedades existem ritos que marcam datas importantes como, por exemplo, as celebrações do nascimento, do início da adolescência, do início da idade adulta, do casamento e da morte.
Essas celebrações são conhecidas genericamente como “ritos de passagem” (esse nome foi popularizado no início do século passado pelo antropólogo alemão Arnold van Gennep). Existem vários tipos de ritos. Três deles são os ritos de passagem e ritos comemorativos de aniversários e ritos comemorativos de fatos importantes.
Os ritos de passagem, como o próprio nome indica, marcam as datas das mudanças de papéis. Na nossa sociedade, o primeiro rito de passagem geralmente acontece quando a gravidez é confirmada: os parentes comemoram o início da nova vida. Mais frequentemente ainda são as comemorações de nascimento. Esta comemoração marca o início da vida do indivíduo como um ser independente do corpo da mãe. O último rito de passagem é o da morte.
Os ritos de aniversário marcam a passagem de tempo transcorrido a partir de um acontecimento importante: comemorações de aniversários de nascimento, aniversários de casamento, aniversários da independência do país, aniversários da canonização de santos.
Os ritos comemorativos de fatos importantes marcam fatos importantes para a sociedade como, por exemplo, “Dia da árvore”, “Dia da Mulher” e “Dia dos Namorados”.

Funções dos ritos
Algumas das principais funções dos ritos de passagem são as seguintes:
- Facilitar a mudança de papéis sociais. Os ritos facilitam o abandono dos papéis anteriores e a adoção dos novos papéis. Estes ritos geralmente envolvem a estipulação de uma data para mudança de papel, a presença de pessoas que investirão tempo e recursos para estarem presentes e que testemunharão a passagem, uma cerimônia elaborada para marcar a passagem e a investidura do novo papel. Tudo isso contribui para que a mudança de papéis seja encarada mais seriamente do que o seria, caso essa mudança ocorresse sem o rito como, por exemplo, através de uma passagem privada, sem pompa, emoções e testemunhas.
- Fortalecer vínculos entre os participantes do evento.
Por exemplo, participar de um rito com outros convidados fortalece a sensação de pertencimento ao mesmo grupo que eles.
- Proporcionar conteúdo e significado para a vida.
As comemorações marcam a vida. Uma vida sem ritos é uma vida vazia e linear. A vida pode ser marcada e relembrada através de acontecimentos importantes. Esses acontecimentos ficam mais marcados quando é necessário se preparar para eles, esperar por eles, participar deles, falar deles, pensar neles e sentir fortes emoções nessas ocasiões.
- Reforçar os status dos participantes
Durante os ritos, os participantes exibem, testam e confirmam as suas importâncias sociais e os seus vínculos: centralidade em relação aos anfitriões, vestuários especiais, cumprimentos, honrarias, etc.

Para comemorar bem o Dia dos Namorados
Para que essa comemoração produza efeitos benéficos, é importante comemorá-la devidamente. Algumas medidas que ajudam a marcar essa data são as seguintes:
- Produza-se. Se vista de forma elegante e especial, capriche no penteado, use maquilagem.
- Vá a um lugar apropriado para esse tipo de comemoração
- Produza um clima especial para a ocasião: seja gentil, capriche no romantismo, destaque os bons momentos do relacionamento.
- Dê um presente que, embora não custe muito, seja do agrado da amada e mostre que você pensou nela ao escolhê-lo.
- Apresente algum tipo de cerimônia para marcar a data. É importante haver um momento mais cerimonioso, onde algumas palavras afetivas e vinculadoras sejam apresentadas.
- Dê flores. As flores não têm utilidade prática e, por isso mesmo, acentuam o aspecto comemorativo da data.
Namorar é mostrar-se romântico, carinhoso e atraente
Para comemorar o Dia dos Namorados, tão ou mais importante do que trocar presentes é a maneira carinhosa e romântica de tratar a amada. Essa maneira pode valorizar a data ou, pelo contrário, invalidá-la. Por exemplo, adianta muito pouco comprar um belo presente, levar a amada para jantar e tratá-la como uma simples amiga ou, pior ainda, de forma fria e distante.

O namoro deve estar presente em todas as fases do relacionamento amoroso

Continue a ler no meu blog: ailtonamelio.blog.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário