sábado, março 14, 2015

Quando a rejeição dispara o "amor" (When the rejection triggers the love)

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:
"Quando a rejeição dispara o amor"

"Eu nunca faria parte de um clube que me aceitasse como sócio"
(Groucho Marks)

"Quem eu quero não me quer
Quem me quer, mandei embora”.
(Canção “Quem eu quero não me quer”, de Elymar Santos:

“João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém” (Poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade).

As pessoas em geral e as inseguras e que têm baixa autoestima em particular, têm a tendência para valorizar mais aqueles que as rejeitam ou que lhes são indiferentes do que aqueles que as valorizam e as aceitam. A rejeição e a indiferença podem abalar suas autoimagens e autoestimas.
Este é o tema que será examinado neste artigo.

DEMITIDO DO EMPREGO QUANDO IA PEDIR DEMISSÃO
Você vai pedir demissão do emprego. Você está seguro e sentindo-se bem com essa decisão.
No entanto, um dia antes de apresentar seu pedido, você é demitido. Isso deixa você mal e produz um belo estrago na sua autoestima. Neste caso, não é a perda do emprego que faz você se sentir mal e com baixa autoestima, obviamente: você já ia pedir demissão e estava satisfeito com isso!
O que provoca suas reações negativas são as mensagens de desvalorização e rejeição que estão implícitas no recebimento da demissão. Ser demitido faz você sentir-se tão valorizado e perceber que não era tão imprescindível para firma quanto imaginava antes. Ser despedido desperta comparações: “Por que você? Por que fulano e sicrano, que são muito menos competentes e dedicados que você, permaneceram no emprego e você foi despedido? Será que você não está percebendo alguma coisa neste fato? Será que você estava superestimando seu próprio valor? Será que você anda distorcendo a sua autopercepção em outras áreas?
Um caso parecido é aquele onde uma pessoa vai pedir demissão e o empregador aceita imediatamente sem pedir para o demissionário considerar o seu pedido. Essa aceitação imediata do pedido de demissão também tem um efeito negativo em quem pediu a demissão semelhante ao efeito de ser demitido antes de pedir demissão, mas a intensidade desse efeito é maior neste caso do que naquele.
Algo análogo à demissão de um emprego também acontece no relacionamento amoroso: levar um fora pouco antes de tomar a iniciativa de terminar um relacionamento amoroso produz efeitos negativos em quem levou o fora. De forma semelhante, a aceitação imediata de um pedido para terminar um relacionamento amoroso provoca efeitos negativos em quem fez o pedido que foi aceito tão fácil e prontamente. Esse tipo de efeito é ilustrado na história abaixo.

MARIETA VOLTA ATRÁS QUANDO O SEU PEDIDO PARA TERMINAR O  RELACIONAMENTO É PRONTAMENTE ACEITO POR DRÁUZIO
Diálogo entre Marieta e Dráuzio, seu namorado:
- Acho que nosso relacionamento não está dando certo.
Você não é a pessoa que quero como namorado. Devemos terminar nosso relacionamento.
- Tudo bem! Está terminado!

CONTINUE A LER NO MEU BLOG:
ailtonamelio.blog.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário