domingo, dezembro 21, 2014

Você não gosta das atividades de fim de ano? Participe mesmo assim!

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:

"VOCÊ NÃO GOSTA DAS ATIVIDADES DE FIM DE ANO? PARTICIPE MESMO ASSIM"

O final de ano chegou. Este é o mês das festas de confraternização, festa de Natal, festa de fim de ano, compra de presentes, feriados, férias, cumprimentos e troca de votos de “Boas Festas” e “Feliz Ano Novo”.

Também é hora de pensar nos principais acontecimentos do ano que finda e no que gostaria de realizar no ano que vai começar.

Você gosta de tudo isso? Parabéns, você é daqueles que, nesta época, unem o útil ao agradável: as participações nestas atividades e rituais produzem poderosos efeitos psicológicos e sociológicos em você e nos grupos que você participa. Além disso, você participa de atividades que lhes dão prazer. Parabéns!

Você não gosta dessa época, das festas, dos shoppings cheios, do transito, das estradas cheias? Não é preciso gostar, mas é importante participar. Vamos examinar neste artigo a importância das comemorações nos eventos de fim de ano.

Pessoas que gostam das atividades de fim de ano
O grau de prazer ou desprazer que as pessoas sentem quanto atividades de fim de ano variam muito.

As motivações para participar desses eventos de fim de ano são muito diversas. Diversas pessoas participam por motivos religiosos e vêm muito sentido nisso. Grande parte da motivação das pessoas que participam desses eventos é extrínseca aos motivos primários desses eventos: o motivo não é o significado religioso do Natal ou da comemoração dos anos que já passaram desde Cristo, mas sim, o prazer dos feriados e férias que acontecem nessa época, a necessidade de fazer o que as outras pessoas estão fazendo, as reuniões sociais e a renovação dos compromissos com os grupos que promovem as atividades que participamos.

Pessoas que não gostam das atividades de finais de ano, mas entendem a necessidade de participar delas
Considere a história abaixo que apresenta as principais alegações das pessoas que não gostam dessa época

Fernanda não gosta dos eventos de fim de ano, mas participa deles mesmo assim

 Fernanda não gosta dessa época de fim de ano. Para justificar a sua aversão por essa época, ela menciona o transito fica terrível, os shoppings cheio, a tortura para comprar presentes, os mil prestadores de serviços solicitando “caixinha” (varredores, entregadores, guardas, etc.), a artificialidade das festas de confraternização, a falsidade dos cumprimentos de Natal e Ano Novo, o trânsito nas estradas, os aeroportos superlotados, as festas de família que reúnem pessoas que não têm outras afinidades além do parentesco.

Por outro lado, ela sente que não é possível deixar de participar de muitas dessas atividades. Caso deixe, as pessoas ficam ressentidas! Além disso, não entrar no clima festivo dessa época deixa aquela sensação ruim de solidão, tristeza e sentimentos de inadequação.

Ritos de passagem e ritos de aniversário
Para entender a importância da participação nas festas de fim de ano, vamos examinar esses dois tipos de ritos e suas funções.

CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br