sábado, outubro 04, 2014

Oito dicas para você melhorar sua conversa

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:

OITO DICAS PARA VOCÊ MELHORAR SUA CONVERSA

Porque algumas pessoas são bem-sucedidas profissional, social e amorosamente, enquanto outras têm muitas dificuldades nestas áreas? Certamente existem muitos motivos para isso. Vamos falar de um deles: a habilidade para conversar. Através da conversa podemos produzir tremendos benefícios ou malefícios para nossos interlocutores. A satisfação dos relacionamentos é fortemente determinada pelo que as pessoas dizem ou deixam de dizer para a outra e sobre a outra.

É difícil exagerar a importância da conversa para o sucesso dos relacionamentos amorosos. Ela é importante para atrair, cativar, conquistar, desenvolver e manter este tipo de relacionamento.

Oito dicas para melhorar sua conversa

Vamos examinar agora oito maneiras de melhorar a sua conversa.

1- Seja polido

A polidez consiste na tomada dos seguintes cuidados

1-    Contribuir para que nossos interlocutores se sintam melhor

2-    Evitar ações que poderão fazê-los sentirem-se pior.

3-    Tomar medidas para amenizar aquelas intervenções que poderão ser ameaçadoras para a autoestima do interlocutor

Uma das principais áreas onde a polidez tem que estar sempre presente é na comunicação. Tudo pode ser dito, dependendo da maneira como é dito. O ser humano é muito melindroso, sensível e delicado em relação à forma como os outros se dirigem a ele. Dizer as coisas da forma certa pode ser tão ou mais importante do que aquilo que é dito.

A polidez diz respeito às palavras que são usadas, à contextualização que é criada para emoldurar adequadamente as comunicações e a comunicação não verbal que antecede, acompanha ou segue o que é dito (tom de voz suave ou ríspido, cara sorridente ou de escárnio, etc.). Imagine, por exemplo, os diferentes efeitos na sensibilidade de quem recebe os seguintes pedidos ou ordens: “Abra a janela.”; “Você se incomodaria de abrir a janela?” e “Está quente aqui, não é? A janela está fechada...”

O objetivo de quem apresenta esses pedidos, insinuações e ordens é abrir a janela. As maneiras que esta pessoa está usando para alcançar seu objetivo podem ser rudes, impositivas ou delicadas.

Uma grande parte dos problemas de relacionamento acontece devido à forma como as pessoas se tratam. Um relacionamento amoroso pode ir em frente ou fracassar devido à polidez ou falta de polidez entre o casal.

3- Mostre atenção e envolvimento com a conversa através da comunicação não verbal

Através da comunicação não verbal emitimos e captamos mensagens que têm as seguintes propriedades: confirmar, negar, enfatizar ou enfraquecer o que está sendo dito; indicar o grau de envolvimento, a animação, a veracidade, a simpatia e as emoções em relação ao que está sendo dito.

Sinais de atenção e envolvimento.

O falante e o ouvinte que estão atentos e envolvidos com a conversa apresentam pelo menos alguns dos seguintes tipos de comunicação não verbal: frente do corpo orientada na direção do interlocutor; distância apropriada para conversar; leve inclinação do tronco na direção do interlocutor (quando sentados); ausência de obstáculos físicos ou corporais entre os interlocutores; olhares dirigidos para a face do interlocutor durante  boa parte do tempo; as tarefas são explicitamente deixadas de lado para mostrar dedicação total à conversa.

Continue a ler no meu blog: ailtonamelio.blog.uol.com.br