sábado, setembro 27, 2014

A síndrome que toma conta daqueles que descobrem que estão sendo traídos

LEIA E COMENTE O MEU NOVO ARTIGO:
"A SÍNDROME QUE TOMA CONTA DAQUELES QUE DESCOBREM QUE ESTÃO SENDO TRAÍDOS
A traição amorosa acontece quando o parceiro é enganado na área romântica ou na área sexual. Não é o ato em si que caracteriza a traição, mas sim o engano. Por exemplo, flertar na internet com uma terceira pessoa, sem o conhecimento do parceiro, é um tipo leve de traição. Transar com outra pessoa na frente do parceiro, com a sua anuência e cumplicidade, não é traição.

Embora as reações à descoberta da traição variem bastante, geralmente ela é muito traumática para o traído. Grande parte dos relacionamentos não sobrevive à traição. Muitos dos traídos ficam precisam ser medicados devido à intensidade dos distúrbios que os acometem quando ficam sabendo da traição.

É importante conhecer os distúrbios causados pela descoberta da traição porque cada um deles requer cuidados adequados para abreviar o sofrimento, evitar cicatrizes graves e aumentar as chances de salvação do relacionamento, quando isso é desejável e possível.

Vamos examinar neste artigo alguns dos principais distúrbios que são causados na pessoa traída pela descoberta da traição. Vamos abordar também alguns dos fatores que aumentam as chances de sobrevivência do relacionamento após a descoberta da traição.

A síndrome que acomete que é traído amorosamente
Quem é traído geralmente passa por diversos estados psicológicos muito intensos e desagradáveis. Logo que a traição é descoberta, os estados emocionais do traído se alteram muito no decorrer de um único dia. Em certos momentos, a pessoa traída é tomada pela dor da perda, pelo sofrimento diante da possibilidade de terminar o relacionamento e pela baixa na autoestima. Em outros momentos prevalecem a raiva pelo traidor, a indignação de ter sido enganado e as pensamentos sobre as medidas que vai tomar para lidar com a situação.

Os principais estados psicológicos que se alternam nas pessoas que descobriram recentemente que foram traídas são os seguintes:

1- Necessidade de informações sobre a traição. Quem foi traído quer saber tudo sobre a traição. Os homens e as mulheres traídos têm diferentes graus de necessidade quanto aos dois seguintes tipos de informações: as mulheres traídas querer saber se houve envolvimento emocional entre o traidor e a rival. Elas dão mais importância para isso do que os homens. Quanto mais envolvimento do traidor, maior o sofrimento. Os homens traídos querem sabe se houve sexo e se ele foi bom.

Tanto os homens como as mulheres têm necessidade de informações sobre as circunstancias da traição: quando, como, onde começou o caso e onde aconteceram as traições. Houve provocação por parte da rival?

2- Necessidade de confrontar o traidor. Quem foi traído sente a necessidade de   expressar raiva e indignação e para mostrar o seu sofrimento para o traidor.

3- Procura por evidências que indiquem o término ou a continuidade da traição. Aqueles que forma traídos procuram arduamente por evidências que indiquem se a traição cessou ou se ela continua. Não ter certeza sobre isso é uma das maiores causas da insegurança e do sofrimento que acometem quem foi traído.

CONTINUE A LER NO MEU BLOG: ailtonamelio@uol.com.br