sábado, junho 07, 2014

Porque vale a pena comemorar o "Dia do Namoro".

PORQUE VALE A PENA COMEMORAR O "DIA DO NAMORO"?
No próximo dia 12, aqui no Brasil, é o “Dia dos Namorados”. Este dia perdeu muito do seu caráter romântico e tem se tornado cada vez mais comercial. Muita gente não dá o devido valor para essa comemoração por considerá-la superficial e muito comercial.
Neste artigo, vou defender as seguintes ideias: (a) esse dia deveria se chamar “Dia do Namôro”, (b) é importante comemorar, (c) esse dia deveria ser comemorado por todos aqueles que têm um relacionamento romântico (d) as comemorações neste dia devem ter um conteúdo mais romântico e menos comercial.
Este artigo vai tratar principalmente das comemorações dessa data, o que pressupõe, portanto, que ele é mais do interesse daqueles que já estão em um relacionamento amoroso. Para aqueles que estão querendo iniciar um namôro, sugiro que leiam outros artigos aqui do meu blog, que tratam desse assunto. Sugiro, em especial, os meus dois últimos artigos, anteriores a este.

“Dia do Namoro” e não “Dia dos Namorados”
Namorado. Esse termo é usado aqui para nomear aquelas pessoas que que têm um relacionamento que se enquadra em um dos estágios do relacionamento amoroso (paquera, “ficante”, namorado, noivo, casado, amante, etc.).
Namoro ou namorar. Esses termos são usados aqui para nomear diversos tipos de comportamentos românticos: olhar nos olhos longa e amorosamente, beijar romanticamente, dançar de rosto colado, apresentar declarações de amor, abraçar apertado e por um bom tempo.
Geralmente, para namorar, é necessário haver sentimentos românticos por parte de quem namora. Geralmente o namorar é bilateral: não dá para um dos parceiros namorar e o outro não. Por isso, namorar é um tipo de atividade romântica que indica a existência de romantismo entre os namorados e que o relacionamento entre eles está muito bom.

Porque é importante comemorar o Dia do Namoro
Os estudos antropológicos apresentaram muitas evidências sobre a importância e funções dos rituais comemorativos e dos rituais de passagem. Esses rituais, por exemplo, fortalecem os vínculos, facilitam e firmam os papéis sociais, renovam os compromissos e dão sentido para a vida. Sem esses rituais, ficaríamos com a sensação que a nossa vida é vazia e solitária e que não pertencemos aos grupos sociais. O dia dos namorados é um dia para praticar rituais comemorativos.

LEIA MAIS NO MEU BLOG: ailtonamelio.blog.uol.com.br